Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQ72 |
Resumo: | A indisciplina está sendo apontada em várias pesquisas como um dos maiores problemas enfrentados pelos professores na atualidade. Este trabalho apresenta um projeto denominado Gincana Avaliativa que aborda, através de um sistema de pontos e prêmios, questões ligadas a disciplina no cumprimento das atividades propostas em sala de aula e também das regras presentes no ambiente escolar. Essa prática pedagógica está sendo aplicada desde o ano de 2005 na regência de turmas do 1º e 2º ciclos. No caso dessa pesquisa, por amostragem, foram observados os alunos do 4º ano do 2º ciclo da Escola Municipal Padre Edeimar Massote. As observações e questionários aplicados aos alunos foram os instrumentos utilizados para se chegar aos resultados dessa experiência. Foi concluído que a Gincana Avaliativa funciona como uma boa metodologia para o trabalho com a disciplina por promover, de fato, mudanças significativas. Os resultados mais importantes desse projeto são percebidos na melhoria da aprendizagem, pois o mesmo acaba proporcionando um espaço propício para o melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos por permitir que o espaço e o tempo da sala de aula sejam mais aproveitados. |
id |
UFMG_ee28a1cdc89d2fa9d202add3bfb70364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADTQ72 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Alice Moreira LimaGilmar Moura da SilvaJosiete Silva dos Santos2019-08-13T14:38:20Z2019-08-13T14:38:20Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQ72A indisciplina está sendo apontada em várias pesquisas como um dos maiores problemas enfrentados pelos professores na atualidade. Este trabalho apresenta um projeto denominado Gincana Avaliativa que aborda, através de um sistema de pontos e prêmios, questões ligadas a disciplina no cumprimento das atividades propostas em sala de aula e também das regras presentes no ambiente escolar. Essa prática pedagógica está sendo aplicada desde o ano de 2005 na regência de turmas do 1º e 2º ciclos. No caso dessa pesquisa, por amostragem, foram observados os alunos do 4º ano do 2º ciclo da Escola Municipal Padre Edeimar Massote. As observações e questionários aplicados aos alunos foram os instrumentos utilizados para se chegar aos resultados dessa experiência. Foi concluído que a Gincana Avaliativa funciona como uma boa metodologia para o trabalho com a disciplina por promover, de fato, mudanças significativas. Os resultados mais importantes desse projeto são percebidos na melhoria da aprendizagem, pois o mesmo acaba proporcionando um espaço propício para o melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos por permitir que o espaço e o tempo da sala de aula sejam mais aproveitados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Jogos educativosAtividades criativas na sala de aula Disciplina escolarDisciplinaSala de aulaAprendizagemMetodologiaGincana avaliativaRegrasexperiênciaProjeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjosiete_silva_dos_santos.pdfapplication/pdf220619https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQ72/1/josiete_silva_dos_santos.pdfbfcc3239f2f29f21c8c99c451e372eb3MD51TEXTjosiete_silva_dos_santos.pdf.txtjosiete_silva_dos_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain48771https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQ72/2/josiete_silva_dos_santos.pdf.txt7e8520178ae06504723e72772e822104MD521843/BUOS-ADTQ722019-11-14 11:09:45.367oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADTQ72Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:09:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes |
title |
Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes |
spellingShingle |
Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes Josiete Silva dos Santos Disciplina Sala de aula Aprendizagem Metodologia Gincana avaliativa Regras experiência Professores de ensino fundamental Formação Jogos educativos Atividades criativas na sala de aula Disciplina escolar |
title_short |
Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes |
title_full |
Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes |
title_fullStr |
Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes |
title_sort |
Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes |
author |
Josiete Silva dos Santos |
author_facet |
Josiete Silva dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Alice Moreira Lima |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gilmar Moura da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josiete Silva dos Santos |
contributor_str_mv |
Maria Alice Moreira Lima Gilmar Moura da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina Sala de aula Aprendizagem Metodologia Gincana avaliativa Regras experiência |
topic |
Disciplina Sala de aula Aprendizagem Metodologia Gincana avaliativa Regras experiência Professores de ensino fundamental Formação Jogos educativos Atividades criativas na sala de aula Disciplina escolar |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Jogos educativos Atividades criativas na sala de aula Disciplina escolar |
description |
A indisciplina está sendo apontada em várias pesquisas como um dos maiores problemas enfrentados pelos professores na atualidade. Este trabalho apresenta um projeto denominado Gincana Avaliativa que aborda, através de um sistema de pontos e prêmios, questões ligadas a disciplina no cumprimento das atividades propostas em sala de aula e também das regras presentes no ambiente escolar. Essa prática pedagógica está sendo aplicada desde o ano de 2005 na regência de turmas do 1º e 2º ciclos. No caso dessa pesquisa, por amostragem, foram observados os alunos do 4º ano do 2º ciclo da Escola Municipal Padre Edeimar Massote. As observações e questionários aplicados aos alunos foram os instrumentos utilizados para se chegar aos resultados dessa experiência. Foi concluído que a Gincana Avaliativa funciona como uma boa metodologia para o trabalho com a disciplina por promover, de fato, mudanças significativas. Os resultados mais importantes desse projeto são percebidos na melhoria da aprendizagem, pois o mesmo acaba proporcionando um espaço propício para o melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos por permitir que o espaço e o tempo da sala de aula sejam mais aproveitados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T14:38:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T14:38:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQ72 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQ72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQ72/1/josiete_silva_dos_santos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQ72/2/josiete_silva_dos_santos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bfcc3239f2f29f21c8c99c451e372eb3 7e8520178ae06504723e72772e822104 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589494903930880 |