Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josiete Silva dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQ72
Resumo: A indisciplina está sendo apontada em várias pesquisas como um dos maiores problemas enfrentados pelos professores na atualidade. Este trabalho apresenta um projeto denominado Gincana Avaliativa que aborda, através de um sistema de pontos e prêmios, questões ligadas a disciplina no cumprimento das atividades propostas em sala de aula e também das regras presentes no ambiente escolar. Essa prática pedagógica está sendo aplicada desde o ano de 2005 na regência de turmas do 1º e 2º ciclos. No caso dessa pesquisa, por amostragem, foram observados os alunos do 4º ano do 2º ciclo da Escola Municipal Padre Edeimar Massote. As observações e questionários aplicados aos alunos foram os instrumentos utilizados para se chegar aos resultados dessa experiência. Foi concluído que a Gincana Avaliativa funciona como uma boa metodologia para o trabalho com a disciplina por promover, de fato, mudanças significativas. Os resultados mais importantes desse projeto são percebidos na melhoria da aprendizagem, pois o mesmo acaba proporcionando um espaço propício para o melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos por permitir que o espaço e o tempo da sala de aula sejam mais aproveitados.
id UFMG_ee28a1cdc89d2fa9d202add3bfb70364
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADTQ72
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Alice Moreira LimaGilmar Moura da SilvaJosiete Silva dos Santos2019-08-13T14:38:20Z2019-08-13T14:38:20Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQ72A indisciplina está sendo apontada em várias pesquisas como um dos maiores problemas enfrentados pelos professores na atualidade. Este trabalho apresenta um projeto denominado Gincana Avaliativa que aborda, através de um sistema de pontos e prêmios, questões ligadas a disciplina no cumprimento das atividades propostas em sala de aula e também das regras presentes no ambiente escolar. Essa prática pedagógica está sendo aplicada desde o ano de 2005 na regência de turmas do 1º e 2º ciclos. No caso dessa pesquisa, por amostragem, foram observados os alunos do 4º ano do 2º ciclo da Escola Municipal Padre Edeimar Massote. As observações e questionários aplicados aos alunos foram os instrumentos utilizados para se chegar aos resultados dessa experiência. Foi concluído que a Gincana Avaliativa funciona como uma boa metodologia para o trabalho com a disciplina por promover, de fato, mudanças significativas. Os resultados mais importantes desse projeto são percebidos na melhoria da aprendizagem, pois o mesmo acaba proporcionando um espaço propício para o melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos por permitir que o espaço e o tempo da sala de aula sejam mais aproveitados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Jogos educativosAtividades criativas na sala de aula Disciplina escolarDisciplinaSala de aulaAprendizagemMetodologiaGincana avaliativaRegrasexperiênciaProjeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjosiete_silva_dos_santos.pdfapplication/pdf220619https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQ72/1/josiete_silva_dos_santos.pdfbfcc3239f2f29f21c8c99c451e372eb3MD51TEXTjosiete_silva_dos_santos.pdf.txtjosiete_silva_dos_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain48771https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQ72/2/josiete_silva_dos_santos.pdf.txt7e8520178ae06504723e72772e822104MD521843/BUOS-ADTQ722019-11-14 11:09:45.367oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADTQ72Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:09:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes
title Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes
spellingShingle Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes
Josiete Silva dos Santos
Disciplina
Sala de aula
Aprendizagem
Metodologia
Gincana avaliativa
Regras
experiência
Professores de ensino fundamental Formação 
Jogos educativos
Atividades criativas na sala de aula 
Disciplina escolar
title_short Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes
title_full Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes
title_fullStr Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes
title_full_unstemmed Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes
title_sort Projeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantes
author Josiete Silva dos Santos
author_facet Josiete Silva dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Alice Moreira Lima
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gilmar Moura da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Josiete Silva dos Santos
contributor_str_mv Maria Alice Moreira Lima
Gilmar Moura da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina
Sala de aula
Aprendizagem
Metodologia
Gincana avaliativa
Regras
experiência
topic Disciplina
Sala de aula
Aprendizagem
Metodologia
Gincana avaliativa
Regras
experiência
Professores de ensino fundamental Formação 
Jogos educativos
Atividades criativas na sala de aula 
Disciplina escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação 
Jogos educativos
Atividades criativas na sala de aula 
Disciplina escolar
description A indisciplina está sendo apontada em várias pesquisas como um dos maiores problemas enfrentados pelos professores na atualidade. Este trabalho apresenta um projeto denominado Gincana Avaliativa que aborda, através de um sistema de pontos e prêmios, questões ligadas a disciplina no cumprimento das atividades propostas em sala de aula e também das regras presentes no ambiente escolar. Essa prática pedagógica está sendo aplicada desde o ano de 2005 na regência de turmas do 1º e 2º ciclos. No caso dessa pesquisa, por amostragem, foram observados os alunos do 4º ano do 2º ciclo da Escola Municipal Padre Edeimar Massote. As observações e questionários aplicados aos alunos foram os instrumentos utilizados para se chegar aos resultados dessa experiência. Foi concluído que a Gincana Avaliativa funciona como uma boa metodologia para o trabalho com a disciplina por promover, de fato, mudanças significativas. Os resultados mais importantes desse projeto são percebidos na melhoria da aprendizagem, pois o mesmo acaba proporcionando um espaço propício para o melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos por permitir que o espaço e o tempo da sala de aula sejam mais aproveitados.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T14:38:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T14:38:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQ72
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQ72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQ72/1/josiete_silva_dos_santos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQ72/2/josiete_silva_dos_santos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bfcc3239f2f29f21c8c99c451e372eb3
7e8520178ae06504723e72772e822104
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589494903930880