Leitura: inferências e contexto sócio-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina Lucia Peret Dell'isola
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWEUQ
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se um estudo exploratório em que se analisam leituras de um único texto, comparando a extração de inferincias entre indivíduos representativos de classes sociais distintas. Tem-se por objetivo verificar se existe influência do fator sócio-cultural na geração de inferências, que faça com que os indivíduos produzam leituras diversificadas. Sabe-se que a leitura é variável entre um indivíduo e outro; em conformidade com o seu repertório de experiências, o leitor produz a sua leitura. As hipóteses que esse fato sugeriu foram as de que o contexto sócio-cultural do indivíduo atuaria como um fator condicionante de variedade de interpretações e de que os elementos de cada classe social extrairiam inferências de acordo com a sua bagagem sócio-cultural. Foi utilizada a técnica "pausa protocolada previamente marcada no texto" com alunos per tencentes a classes sociais distintas e freqüentadores ou de escola particular ou de escola da rede pública. Aplicados pré-teste e teste nesses alunos, de 5ª e 7ª série do 1° grau, respectivamente, verificou-se que, a partir do estudo comparativo dos resultados, há influência das experiências anteriores do leitor na compreensão de textos e há interferência do contexto sócio-cultural, durante o processo inferencial. Conclui-se, da análise comparativa de casos, que a diversidade de compreensão acerca de um único texto se deve ao conhecimento de mundo do leitor. Cada indivíduo tem a sua visão de mundo, que está diretamente relacionada com a classe social a que pertence; alunos de classes sociais diferentes têm visões de mundo diferentes, o que determina leituras diferentes de um mesmo texto.
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