Concepções de leitura em práticas de letramento na educação de jovens e adultos do meio rural

Bibliographic Details
Main Author: Giane Maria da Silva
Publication Date: 2008
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XQ4F
Summary: Esta pesquisa teve como objetivo a apreensão das concepções de leitura de quatro professoras que atuam nas séries iniciais, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em três comunidades rurais do município de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O estudo fundamentou-se nas práticas escolares de leitura e nas expectativas e representações das professoras sobre a escrita, em particular, sobre a leitura, na tentativa de estabelecer relações entre as práticas presentes na escola e o contexto cultural específico no qual estão localizadas essas instituições escolares. Inicialmente, é feita uma descrição dos usos e funções do texto escrito, utilizado em sala de aula, assim como são expostas as motivações para a seleção desse material e como se dava o acesso a ele. A partir da análise das concepções de leitura dessas professoras, foram consideradas as condições de trabalho e a formação das mesmas. É apresentada, também, uma caracterização das profissionais, na tentativa de compreender quem são elas e como chegaram à Educação de Jovens e Adultos. Destaca-se que a investigação foi realizada numa abordagem qualitativa, agrupando diferentes estratégias, como observação das aulas, anotações em diário de campo e entrevistas semi- estruturadas. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram que o trabalho de leitura, realizado pelas professoras, apresentava diversas lacunas, por exemplo, falta de clareza nos objetivos, pouca diversidade de textos, não planejamento das atividades e inadequação dos textos selecionados aos interesses dos alunos. Pelo estudo, constatou-se que o objetivo principal da leitura, perseguido pelas professoras, era a decodificação. Por fim, após a análise dos resultados, tornou-se evidente a necessidade de se propor um programa de formação continuada de qualidade, que atenda às demandas e aos interesses das professoras que participaram da pesquisa.