Grupos educativos: uma estratégia na Atenção Primária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DCETK |
Resumo: | Espera-se que a Estratégia Saúde da Família estimule a criação de vínculos e a coresponsabilidade entre profissionais de saúde e comunidade no sentido de ampliar a qualidade de vida da população. Nesta perspectiva, os grupos educativos tornam-se uma ação imprescindível devido criar condições de sensibilizar a família para uma nova perspectiva de vida e com isso trabalhar na prevenção, promoção, recuperação da saúde como também no diagnóstico precoce e tratamento conforme as diretrizes do SUS. Este trabalho teve o objetivo de fortalecer a atenção primária sugerindo uma nova dinâmica de organização do serviço de saúde, especialmente em relação à realização de grupos educativos em uma Unidade de Saúde da Família no Município de Bom Despacho, Minas Gerais. Para tanto, elaborou-se um projeto de intervenção de qualificação dos grupos educativos na Unidade de Saúde Vila Gontijo/Esplanada, com intuito de otimizar a assistência prestada aos usuários adscritos na comunidade. |
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Carmem Emmanuely Leitão AraújoAlexandre da Silva BispoNayara Isabel Campos Ribeiro2019-08-14T22:05:07Z2019-08-14T22:05:07Z2012-02-04http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DCETKEspera-se que a Estratégia Saúde da Família estimule a criação de vínculos e a coresponsabilidade entre profissionais de saúde e comunidade no sentido de ampliar a qualidade de vida da população. Nesta perspectiva, os grupos educativos tornam-se uma ação imprescindível devido criar condições de sensibilizar a família para uma nova perspectiva de vida e com isso trabalhar na prevenção, promoção, recuperação da saúde como também no diagnóstico precoce e tratamento conforme as diretrizes do SUS. Este trabalho teve o objetivo de fortalecer a atenção primária sugerindo uma nova dinâmica de organização do serviço de saúde, especialmente em relação à realização de grupos educativos em uma Unidade de Saúde da Família no Município de Bom Despacho, Minas Gerais. Para tanto, elaborou-se um projeto de intervenção de qualificação dos grupos educativos na Unidade de Saúde Vila Gontijo/Esplanada, com intuito de otimizar a assistência prestada aos usuários adscritos na comunidade.It is hoped that the Family Health Strategy encourages the creation of linkages and coresponsibility between health professionals and community to enhance quality of life. In this perspective, educational groups become essential because an action to create conditions to motivate the family to a new perspective on life and with that work on prevention, promotion, health recovery as well as early diagnosis and treatment according to the guidelines of the SUS. This work aimed to strengthen primary care suggesting a dynamic new organization of health services, especially in relation to educational groups in a Family Health Unit in the City of Good Order, Minas Gerais. To this end, we set up an intervention project of qualifying educational groups at the Health Unit Gontijo Village / Terrace, aiming to optimize the care provided to users in the community serfs.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAtenção primária à saúdeFortalecimento da estratégia saúde dafamíliaQualificação de grupos educativosGrupos educativos: uma estratégia na Atenção Primáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_nayara_isabel_campos_ribeiro.pdfapplication/pdf123910https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DCETK/1/monografia_nayara_isabel_campos_ribeiro.pdfce529675fd9af8a3e6a3197283a70d45MD51TEXTmonografia_nayara_isabel_campos_ribeiro.pdf.txtmonografia_nayara_isabel_campos_ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain48135https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DCETK/2/monografia_nayara_isabel_campos_ribeiro.pdf.txt28bb20c62f308a273b219d1256d889faMD521843/BUBD-9DCETK2019-11-14 16:54:55.569oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DCETKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:54:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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