Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39965 |
Resumo: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFMG_f00fc264a2ee0f5f6b253fef84a8b704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/39965 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Flavio Terrigno Barbeitashttp://lattes.cnpq.br/8877943543630986Denis LabordeAnaïs FléchetLúcia Pompeu de Freitas CamposCarlos SandroniGlaura Lucashttp://lattes.cnpq.br/9160995802335402Humberto Junqueira2022-03-11T12:09:01Z2022-03-11T12:09:01Z2020-12-17http://hdl.handle.net/1843/39965CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente estudo aborda as práticas musicais de Mozart Secundino de Oliveira (1923-2015) no contexto do choro – categoria genérica que reúne em torno de si um conjunto de ideias, ritmos, instrumentos, danças, territórios, e assim por diante –, na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais (Brasil). Mozart cultivou o chamado violão de 6 cordas de acompanhamento, típico dos agrupamentos designados como regionais, alcançando, ao final dos anos 2000, notório reconhecimento público. Este reconhecimento pode ser notado através de matérias jornalísticas, documentários, condecorações institucionais, entre outras ações que confirmam a relevância do músico no âmbito da cultura local. Este trabalho busca, portanto, compreender as relações de Mozart com o universo do choro em Belo Horizonte, ao mesmo tempo em que reflete sobre as especificidades de suas práticas. Para que isso fosse possível, foi necessário relativizar algumas noções, como o próprio conceito “clássico” de etnografia, uma vez que eu mesmo sou um agente nesse contexto musical. Em outras palavras, o pretenso distanciamento (ou suposta neutralidade) entre investigado e investigador, no caso dessa pesquisa, não ocorreu. Foi importante também uma discussão a respeito da “história oficial” do choro. Alargar essa narrativa foi fundamental para incluir nela a história de Mozart, que conta com outras territorialidades, indo além, portanto, da cidade do Rio de Janeiro. Mozart foi um mestre em seu ofício, um músico agregador, um contador de histórias, um encantador de platéias. Mozart era um ancião. Um sábio. Escutar o violão de Mozart significa escutar várias histórias diferentes; é seguir um rastro; uma tradição, como um caçador de volta no tempo. Escutar essa música significa percorrer uma trilha, seguir as indicações de gestos e ações de um corpo que transporta enigmas. São esses enigmas que este trabalho busca identificar.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilOliveira, Mozart SecundinoChoro (Música)Choro (Música) - História e crítica - Belo Horizonte (MG)Música popular - BrasilMúsica para violãoViolãoAcompanhamentoRegionaletnografiaChoroMemóriaMemória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39965/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALTese UFMG 2021 Final ficha catalográfica corrigida.pdfTese UFMG 2021 Final ficha catalográfica corrigida.pdfapplication/pdf6372001https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39965/1/Tese%20UFMG%202021%20Final%20ficha%20catalogra%cc%81fica%20corrigida.pdfbaaedf0c9803effbec936ed952188029MD511843/399652022-03-11 09:09:01.755oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-11T12:09:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira |
title |
Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira |
spellingShingle |
Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira Humberto Junqueira Violão Acompanhamento Regional etnografia Choro Memória Oliveira, Mozart Secundino Choro (Música) Choro (Música) - História e crítica - Belo Horizonte (MG) Música popular - Brasil Música para violão |
title_short |
Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira |
title_full |
Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira |
title_fullStr |
Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira |
title_full_unstemmed |
Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira |
title_sort |
Memória e significação no contexto musical do choro em Belo Horizonte: o caso de Mozart Secundino de Oliveira |
author |
Humberto Junqueira |
author_facet |
Humberto Junqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8877943543630986 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
Denis Laborde |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Anaïs Fléchet |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lúcia Pompeu de Freitas Campos |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Carlos Sandroni |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Glaura Lucas |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9160995802335402 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Humberto Junqueira |
contributor_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas Denis Laborde Anaïs Fléchet Lúcia Pompeu de Freitas Campos Carlos Sandroni Glaura Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violão Acompanhamento Regional etnografia Choro Memória |
topic |
Violão Acompanhamento Regional etnografia Choro Memória Oliveira, Mozart Secundino Choro (Música) Choro (Música) - História e crítica - Belo Horizonte (MG) Música popular - Brasil Música para violão |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveira, Mozart Secundino Choro (Música) Choro (Música) - História e crítica - Belo Horizonte (MG) Música popular - Brasil Música para violão |
description |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-11T12:09:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-11T12:09:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/39965 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/39965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39965/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39965/1/Tese%20UFMG%202021%20Final%20ficha%20catalogra%cc%81fica%20corrigida.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 baaedf0c9803effbec936ed952188029 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589489279369216 |