Influência dos ativos intangíveis nas avaliações de analistas financeiros: uma investigação no mercado acionário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joyce Mariella Medeiros Cavalcanti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7FMP2
Resumo: No século XXI, os ativos intangíveis são os principais direcionadores de valor corporativo. Entretanto, a despeito de sua relevância, avaliá-los constitui uma tarefa complexa, que envolve o debate acerca das atribuições da Contabilidade e das Finanças. De um lado, argumenta-se que a Contabilidade deveria avaliar os ativos intangíveis e evidenciá-los integralmente em suas demonstrações financeiras; de outro, defende-se que metodologias financeiras auxiliariam nessa avaliação, uma vez que se trata de valores incertos. Por isso, a Contabilidade deveria evidenciar apenas o que se sabe, de fato, do valor dos ativos intangíveis. Em consonância com a segunda corrente teórica, assume-se que os analistas financeiros são agentes capazes de fazer com que essas duas perspectivas convirjam. Isso se torna possível em decorrência da sua função de intermediadores de informações no Mercado de Capitais. Nesse sentido, o objetivo geral desta tese consistiu em investigar como e em que medida os ativos intangíveis influenciam as avaliações dos analistas financeiros que realizam a cobertura de companhias brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), no período de 2010 a 2016. Para alcançar o objetivo geral, foi conduzida uma pesquisa descritiva composta de duas etapas de abordagens quantitativas, em que a primeira foi desenvolvida por meio de análise de conteúdo; e a segunda, por meio de análise de regressão de dados em painel. Inicialmente, foram elaboradas as taxonomias dos ativos intangíveis para proceder à análise de conteúdo por meio da contagem de repetições dos termos-chave relacionados aos ativos intangíveis mencionados nos relatórios dos analistas financeiros. Os resultados encontrados revelaram que os analistas enfatizam os ativos intangíveis estruturais, principalmente a estratégia e a missão das empresas. Em seguida, foi analisada a influência de variáveis proxy de ativos intangíveis sobre características-chave dos analistas financeiros, quais sejam: cobertura, erro e acurácia das previsões de lucro por ação. Na análise de dados em painel, os resultados obtidos sugerem ausência de relações estatisticamente significantes entre as variáveis pesquisadas. Desse modo, conclui-se que, embora os analistas financeiros que atuam no mercado acionário brasileiro façam referências aos ativos intangíveis em seus relatórios o que indica a relevância desses ativos , a dificuldade de avaliá-los, a escassez de informações de qualidade sobre o desenvolvimento desses ativos e problemas de incentivos desencorajam, ou mesmo impedem, suas avaliações.
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Em consonância com a segunda corrente teórica, assume-se que os analistas financeiros são agentes capazes de fazer com que essas duas perspectivas convirjam. Isso se torna possível em decorrência da sua função de intermediadores de informações no Mercado de Capitais. Nesse sentido, o objetivo geral desta tese consistiu em investigar como e em que medida os ativos intangíveis influenciam as avaliações dos analistas financeiros que realizam a cobertura de companhias brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), no período de 2010 a 2016. Para alcançar o objetivo geral, foi conduzida uma pesquisa descritiva composta de duas etapas de abordagens quantitativas, em que a primeira foi desenvolvida por meio de análise de conteúdo; e a segunda, por meio de análise de regressão de dados em painel. Inicialmente, foram elaboradas as taxonomias dos ativos intangíveis para proceder à análise de conteúdo por meio da contagem de repetições dos termos-chave relacionados aos ativos intangíveis mencionados nos relatórios dos analistas financeiros. Os resultados encontrados revelaram que os analistas enfatizam os ativos intangíveis estruturais, principalmente a estratégia e a missão das empresas. Em seguida, foi analisada a influência de variáveis proxy de ativos intangíveis sobre características-chave dos analistas financeiros, quais sejam: cobertura, erro e acurácia das previsões de lucro por ação. Na análise de dados em painel, os resultados obtidos sugerem ausência de relações estatisticamente significantes entre as variáveis pesquisadas. Desse modo, conclui-se que, embora os analistas financeiros que atuam no mercado acionário brasileiro façam referências aos ativos intangíveis em seus relatórios o que indica a relevância desses ativos , a dificuldade de avaliá-los, a escassez de informações de qualidade sobre o desenvolvimento desses ativos e problemas de incentivos desencorajam, ou mesmo impedem, suas avaliações.In the 21st century, intangible assets are the primary drivers of corporate value. However, despite their relevance, evaluating them is a complex task involving the debate about the responsibilities of Accounting and Finance. On the one hand, it is argued that Accounting should assess the intangible assets and fully disclose them in financial statements; on the other, it is argued that financial methodologies could help such evaluation since the asset values are uncertain. Therefore, Accounting should only highlight what is actually known about the value of intangible assets. In line with the second theoretical trend, it is assumed that financial analysts are agents capable of making these two perspectives converge. This becomes possible because of their role as information intermediaries in the Capital Market. Along these lines, the general objective of this thesis was to investigate how and to what extent intangible assets influence the evaluations of financial analysts who cover Brazilian companies listed in Brasil, Bolsa, Balcão (B3), from 2010 to 2016. To achieve the general objective, descriptive research was conducted, consisting of two stages of quantitative approaches. The first was carried out through content analysis and the second through panel data regression. Initially, the taxonomies of intangible assets were developed for content analysis by counting the repetition of the key terms pertaining the intangible assets mentioned in the financial analysts reports. The results revealed that analysts emphasize the structural intangible assets, particularly the corporate strategy and mission of companies. Next, we analyzed the influence of proxy variables on intangible assets on critical characteristics of financial analysts, such as coverage, error, and accuracy of the earnings per share forecasts. The results obtained through panel data analysis suggest the absence of statistically significant relationships between the variables studied. Thus, it is concluded that although financial analysts working in the Brazilian stock market make references to intangible assets in their reports which points to the relevance of these assets the difficulty of evaluating them, the scarcity of quality information about the development of such assets, and incentive problems discourage or even prevent their evaluations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFinançasAdministração financeiraPerspectiva das FinançasPerspectiva da ContabilidadeAnalistas FinanceirosAtivos IntangíveisInfluência dos ativos intangíveis nas avaliações de analistas financeiros: uma investigação no mercado acionário brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjoyce___tese_revisada_final_mesmo.pdfapplication/pdf2299247https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7FMP2/1/joyce___tese_revisada_final_mesmo.pdf743f1b3bade9b47ba1df4c158ca1216bMD51TEXTjoyce___tese_revisada_final_mesmo.pdf.txtjoyce___tese_revisada_final_mesmo.pdf.txtExtracted texttext/plain498225https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7FMP2/2/joyce___tese_revisada_final_mesmo.pdf.txt94f9b7a8431cc32b1315f2747f615ca3MD521843/BUOS-B7FMP22019-11-14 13:19:11.884oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7FMP2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:19:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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