Características do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samuel de Oliveira Durso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7HH26
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral buscar evidências que permitam caracterizar o processo de evasão dos estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública brasileira. A plataforma teórica que o norteou foi formulada, principalmente, pelos modelos de explicação da evasão de Spady (1970, 1971), Tinto (1975) e Bean (1980), todos relacionados ao contexto do ensino superior. A metodologia desta pesquisa foi constituída por uma etapa quantitativa e outra qualitativa. A base de dados foi formada por 373 discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma IES pública, das turmas de 2004/1º a 2009/1º. Do total de observações, 266 referem-se a indivíduos concluintes, enquanto 107 relacionam-se a evadidos. Na etapa quantitativa, estimaram-se regressões logísticas simples, com o intuito de se identificar os principais fatores socioeconômicos e culturais que impactaram a propensão à evasão. Adicionalmente, a partir de uma regressão logística múltipla, delineou-se um modelo de previsão da evasão, o qual foi testado e validado seguindo a metodologia proposta por Hair Júnior et al. (1998). Já na etapa qualitativa do estudo, realizou-se um levantamento, por meio de um questionário baseado em Cunha, Nascimento e Durso (2014), com indivíduos evadidos do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública. O questionário desta pesquisa foi aplicado por meio da plataforma do Google Docs. Foram recebidos 22 questionários respondidos, de um total de 107 evadidos (20,6%). Dos 22 respondentes, 5 aceitaram conceder uma entrevista semiestruturada. O roteiro de entrevista utilizado foi adaptado de Bardagi (2007). A etapa qualitativa do estudo objetivou identificar os principais fatores influenciadores da evasão, na visão dos próprios evadidos. Como principais resultados, a etapa quantitativa do estudo mostrou que das 30 variáveis socioeconômicas e culturais analisadas, 17 apresentaram significância estatística para a ocorrência da evasão no contexto da amostra utilizada. Dentre as variáveis estatisticamente significativas, algumas estão ligadas às características inerentes ao próprio indivíduo, enquanto outras se relacionam ao potencial acadêmico e às características do ensino médio por eles cursado, e, finalmente, algumas estão relacionadas à origem e condição financeira familiar dos discentes. Além disso, o modelo de previsão da evasão estimado pela pesquisa, utilizando oito variáveis socioeconômicas e culturais, conseguiu prever corretamente 77% dos casos de evasão e conclusão para a amostra utilizada. A metodologia utilizada para validar o modelo de previsão confirmou a sua capacidade preditiva. A etapa qualitativa do estudo evidenciou que os participantes da amostra apresentaram grande inserção no mercado de trabalho, tanto antes como depois da entrada na graduação. Também foi possível constatar que os evadidos do curso de Ciências Contábeis tiveram dificuldade de conciliar as atividades acadêmicas com as profissionais. Além disso, grande parte dos participantes da etapa qualitativa do estudo não se identificou com os docentes do curso de Ciências Contábeis da IES analisada. Finalmente, com relação a questões vocacionais, por meio das entrevistas realizadas ficou claro que os evadidos não apresentam problemas com relação à atuação profissional na área contábil.
id UFMG_f03bb1d93fd1eeec437af2b361337a77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A7HH26
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jacqueline Veneroso Alves da CunhaEdigard Bruno Cornacchione JúniorLaura Edith Taboada PinheiroSamuel de Oliveira Durso2019-08-13T20:17:44Z2019-08-13T20:17:44Z2015-05-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7HH26O presente estudo teve como objetivo geral buscar evidências que permitam caracterizar o processo de evasão dos estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública brasileira. A plataforma teórica que o norteou foi formulada, principalmente, pelos modelos de explicação da evasão de Spady (1970, 1971), Tinto (1975) e Bean (1980), todos relacionados ao contexto do ensino superior. A metodologia desta pesquisa foi constituída por uma etapa quantitativa e outra qualitativa. A base de dados foi formada por 373 discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma IES pública, das turmas de 2004/1º a 2009/1º. Do total de observações, 266 referem-se a indivíduos concluintes, enquanto 107 relacionam-se a evadidos. Na etapa quantitativa, estimaram-se regressões logísticas simples, com o intuito de se identificar os principais fatores socioeconômicos e culturais que impactaram a propensão à evasão. Adicionalmente, a partir de uma regressão logística múltipla, delineou-se um modelo de previsão da evasão, o qual foi testado e validado seguindo a metodologia proposta por Hair Júnior et al. (1998). Já na etapa qualitativa do estudo, realizou-se um levantamento, por meio de um questionário baseado em Cunha, Nascimento e Durso (2014), com indivíduos evadidos do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública. O questionário desta pesquisa foi aplicado por meio da plataforma do Google Docs. Foram recebidos 22 questionários respondidos, de um total de 107 evadidos (20,6%). Dos 22 respondentes, 5 aceitaram conceder uma entrevista semiestruturada. O roteiro de entrevista utilizado foi adaptado de Bardagi (2007). A etapa qualitativa do estudo objetivou identificar os principais fatores influenciadores da evasão, na visão dos próprios evadidos. Como principais resultados, a etapa quantitativa do estudo mostrou que das 30 variáveis socioeconômicas e culturais analisadas, 17 apresentaram significância estatística para a ocorrência da evasão no contexto da amostra utilizada. Dentre as variáveis estatisticamente significativas, algumas estão ligadas às características inerentes ao próprio indivíduo, enquanto outras se relacionam ao potencial acadêmico e às características do ensino médio por eles cursado, e, finalmente, algumas estão relacionadas à origem e condição financeira familiar dos discentes. Além disso, o modelo de previsão da evasão estimado pela pesquisa, utilizando oito variáveis socioeconômicas e culturais, conseguiu prever corretamente 77% dos casos de evasão e conclusão para a amostra utilizada. A metodologia utilizada para validar o modelo de previsão confirmou a sua capacidade preditiva. A etapa qualitativa do estudo evidenciou que os participantes da amostra apresentaram grande inserção no mercado de trabalho, tanto antes como depois da entrada na graduação. Também foi possível constatar que os evadidos do curso de Ciências Contábeis tiveram dificuldade de conciliar as atividades acadêmicas com as profissionais. Além disso, grande parte dos participantes da etapa qualitativa do estudo não se identificou com os docentes do curso de Ciências Contábeis da IES analisada. Finalmente, com relação a questões vocacionais, por meio das entrevistas realizadas ficou claro que os evadidos não apresentam problemas com relação à atuação profissional na área contábil.The present study aimed to seek evidence to characterize the dropout process of Accounting students from a Brazilian public university. Its theoretical platform was formulated mainly by models of explanation of the dropout process proposed by Spady (1970, 1971), Tinto (1975), and Bean (1980), all of them related to the higher education context. The methodology of this research consisted of quantitative and qualitative steps, and the database was formed by 373 students of the undergraduate degree in Accounting from a public university (classes 2004/1 to 2009/1). Of the total number of observations, 266 refer to graduating individuals, whereas 107 are related to dropouts. In the quantitative phase, simple logistic regressions were estimated in order to identify the main socioeconomic and cultural factors affecting the propensity to evasion. Additionally, from a multiple logistic regression, an evasion forecasting model was outlined, tested, and validated according to the methodology proposed by Hair Júnior et al. (1998). In the qualitative part of the study, a survey was carried out through a questionnaire based on Cunha, Nascimento, and Durso (2014), and applied through the Google Docs platform to dropout individuals from the Accounting course of a public higher education institution. 22 answered questionnaires were received out of a total of 107 dropouts (20.6%). Of the 22 respondents, 5 agreed to concede a semi-structured interview. The interview script was adapted from Bardagi (2007). The qualitative phase of the study aimed to identify the main factors that influence evasion, in the view of dropouts themselves. As main results, the quantitative phase of the study showed that, from the 30 socioeconomic and cultural variables analyzed, 17 presented statistical significance for the occurrence of evasion in the context of the sample used. Among the statistically significant variables, some are linked to the inherent characteristics of the individuals whereas others are related to academic potential and characteristics of the high school they attended. Finally, some are related to the family financial status of the students. In addition, the evasion forecasting model, using eight socioeconomic and cultural variables, was able to predict correctly 77% of the cases of dropout and graduation for the sample used. The methodology employed to validate the model confirmed its predictive ability. The qualitative phase of the study showed that the sample participants had great participation in the labor market, both before and after graduation. It was also possible to determine that the dropouts from the Accounting course found it difficult to reconcile academic and professional activities. Most of the participants in the qualitative phase did not identify themselves with the teachers of the Accounting course in the institution analyzed. Finally, with regard to vocational issues, it became clear through the interviews that the dropouts do not present any problems concerning the professional activity in the Accounting field.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGContabilidadeEnsino SuperiorCiências ContábeisEvasãoEducaçãoCaracterísticas do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final_cd.pdfapplication/pdf2548215https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7HH26/1/disserta__o_final_cd.pdf5c963504bb83ec1d9091eadcf76fde33MD51TEXTdisserta__o_final_cd.pdf.txtdisserta__o_final_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain484947https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7HH26/2/disserta__o_final_cd.pdf.txt8230feaec202674f30260946814e73eeMD521843/BUBD-A7HH262019-11-14 15:40:36.049oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A7HH26Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:40:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileira
title Características do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileira
spellingShingle Características do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileira
Samuel de Oliveira Durso
Ensino Superior
Ciências Contábeis
Evasão
Educação
Contabilidade
title_short Características do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileira
title_full Características do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileira
title_fullStr Características do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileira
title_full_unstemmed Características do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileira
title_sort Características do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileira
author Samuel de Oliveira Durso
author_facet Samuel de Oliveira Durso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Edigard Bruno Cornacchione Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Laura Edith Taboada Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Samuel de Oliveira Durso
contributor_str_mv Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Edigard Bruno Cornacchione Júnior
Laura Edith Taboada Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Ciências Contábeis
Evasão
Educação
topic Ensino Superior
Ciências Contábeis
Evasão
Educação
Contabilidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Contabilidade
description O presente estudo teve como objetivo geral buscar evidências que permitam caracterizar o processo de evasão dos estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública brasileira. A plataforma teórica que o norteou foi formulada, principalmente, pelos modelos de explicação da evasão de Spady (1970, 1971), Tinto (1975) e Bean (1980), todos relacionados ao contexto do ensino superior. A metodologia desta pesquisa foi constituída por uma etapa quantitativa e outra qualitativa. A base de dados foi formada por 373 discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma IES pública, das turmas de 2004/1º a 2009/1º. Do total de observações, 266 referem-se a indivíduos concluintes, enquanto 107 relacionam-se a evadidos. Na etapa quantitativa, estimaram-se regressões logísticas simples, com o intuito de se identificar os principais fatores socioeconômicos e culturais que impactaram a propensão à evasão. Adicionalmente, a partir de uma regressão logística múltipla, delineou-se um modelo de previsão da evasão, o qual foi testado e validado seguindo a metodologia proposta por Hair Júnior et al. (1998). Já na etapa qualitativa do estudo, realizou-se um levantamento, por meio de um questionário baseado em Cunha, Nascimento e Durso (2014), com indivíduos evadidos do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública. O questionário desta pesquisa foi aplicado por meio da plataforma do Google Docs. Foram recebidos 22 questionários respondidos, de um total de 107 evadidos (20,6%). Dos 22 respondentes, 5 aceitaram conceder uma entrevista semiestruturada. O roteiro de entrevista utilizado foi adaptado de Bardagi (2007). A etapa qualitativa do estudo objetivou identificar os principais fatores influenciadores da evasão, na visão dos próprios evadidos. Como principais resultados, a etapa quantitativa do estudo mostrou que das 30 variáveis socioeconômicas e culturais analisadas, 17 apresentaram significância estatística para a ocorrência da evasão no contexto da amostra utilizada. Dentre as variáveis estatisticamente significativas, algumas estão ligadas às características inerentes ao próprio indivíduo, enquanto outras se relacionam ao potencial acadêmico e às características do ensino médio por eles cursado, e, finalmente, algumas estão relacionadas à origem e condição financeira familiar dos discentes. Além disso, o modelo de previsão da evasão estimado pela pesquisa, utilizando oito variáveis socioeconômicas e culturais, conseguiu prever corretamente 77% dos casos de evasão e conclusão para a amostra utilizada. A metodologia utilizada para validar o modelo de previsão confirmou a sua capacidade preditiva. A etapa qualitativa do estudo evidenciou que os participantes da amostra apresentaram grande inserção no mercado de trabalho, tanto antes como depois da entrada na graduação. Também foi possível constatar que os evadidos do curso de Ciências Contábeis tiveram dificuldade de conciliar as atividades acadêmicas com as profissionais. Além disso, grande parte dos participantes da etapa qualitativa do estudo não se identificou com os docentes do curso de Ciências Contábeis da IES analisada. Finalmente, com relação a questões vocacionais, por meio das entrevistas realizadas ficou claro que os evadidos não apresentam problemas com relação à atuação profissional na área contábil.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T20:17:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T20:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7HH26
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7HH26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7HH26/1/disserta__o_final_cd.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7HH26/2/disserta__o_final_cd.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c963504bb83ec1d9091eadcf76fde33
8230feaec202674f30260946814e73ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589570402451456