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Jacqueline Veneroso Alves da CunhaEdigard Bruno Cornacchione JúniorLaura Edith Taboada PinheiroSamuel de Oliveira Durso2019-08-13T20:17:44Z2019-08-13T20:17:44Z2015-05-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7HH26O presente estudo teve como objetivo geral buscar evidências que permitam caracterizar o processo de evasão dos estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública brasileira. A plataforma teórica que o norteou foi formulada, principalmente, pelos modelos de explicação da evasão de Spady (1970, 1971), Tinto (1975) e Bean (1980), todos relacionados ao contexto do ensino superior. A metodologia desta pesquisa foi constituída por uma etapa quantitativa e outra qualitativa. A base de dados foi formada por 373 discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma IES pública, das turmas de 2004/1º a 2009/1º. Do total de observações, 266 referem-se a indivíduos concluintes, enquanto 107 relacionam-se a evadidos. Na etapa quantitativa, estimaram-se regressões logísticas simples, com o intuito de se identificar os principais fatores socioeconômicos e culturais que impactaram a propensão à evasão. Adicionalmente, a partir de uma regressão logística múltipla, delineou-se um modelo de previsão da evasão, o qual foi testado e validado seguindo a metodologia proposta por Hair Júnior et al. (1998). Já na etapa qualitativa do estudo, realizou-se um levantamento, por meio de um questionário baseado em Cunha, Nascimento e Durso (2014), com indivíduos evadidos do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública. O questionário desta pesquisa foi aplicado por meio da plataforma do Google Docs. Foram recebidos 22 questionários respondidos, de um total de 107 evadidos (20,6%). Dos 22 respondentes, 5 aceitaram conceder uma entrevista semiestruturada. O roteiro de entrevista utilizado foi adaptado de Bardagi (2007). A etapa qualitativa do estudo objetivou identificar os principais fatores influenciadores da evasão, na visão dos próprios evadidos. Como principais resultados, a etapa quantitativa do estudo mostrou que das 30 variáveis socioeconômicas e culturais analisadas, 17 apresentaram significância estatística para a ocorrência da evasão no contexto da amostra utilizada. Dentre as variáveis estatisticamente significativas, algumas estão ligadas às características inerentes ao próprio indivíduo, enquanto outras se relacionam ao potencial acadêmico e às características do ensino médio por eles cursado, e, finalmente, algumas estão relacionadas à origem e condição financeira familiar dos discentes. Além disso, o modelo de previsão da evasão estimado pela pesquisa, utilizando oito variáveis socioeconômicas e culturais, conseguiu prever corretamente 77% dos casos de evasão e conclusão para a amostra utilizada. A metodologia utilizada para validar o modelo de previsão confirmou a sua capacidade preditiva. A etapa qualitativa do estudo evidenciou que os participantes da amostra apresentaram grande inserção no mercado de trabalho, tanto antes como depois da entrada na graduação. Também foi possível constatar que os evadidos do curso de Ciências Contábeis tiveram dificuldade de conciliar as atividades acadêmicas com as profissionais. Além disso, grande parte dos participantes da etapa qualitativa do estudo não se identificou com os docentes do curso de Ciências Contábeis da IES analisada. Finalmente, com relação a questões vocacionais, por meio das entrevistas realizadas ficou claro que os evadidos não apresentam problemas com relação à atuação profissional na área contábil.The present study aimed to seek evidence to characterize the dropout process of Accounting students from a Brazilian public university. Its theoretical platform was formulated mainly by models of explanation of the dropout process proposed by Spady (1970, 1971), Tinto (1975), and Bean (1980), all of them related to the higher education context. The methodology of this research consisted of quantitative and qualitative steps, and the database was formed by 373 students of the undergraduate degree in Accounting from a public university (classes 2004/1 to 2009/1). Of the total number of observations, 266 refer to graduating individuals, whereas 107 are related to dropouts. In the quantitative phase, simple logistic regressions were estimated in order to identify the main socioeconomic and cultural factors affecting the propensity to evasion. Additionally, from a multiple logistic regression, an evasion forecasting model was outlined, tested, and validated according to the methodology proposed by Hair Júnior et al. (1998). In the qualitative part of the study, a survey was carried out through a questionnaire based on Cunha, Nascimento, and Durso (2014), and applied through the Google Docs platform to dropout individuals from the Accounting course of a public higher education institution. 22 answered questionnaires were received out of a total of 107 dropouts (20.6%). Of the 22 respondents, 5 agreed to concede a semi-structured interview. The interview script was adapted from Bardagi (2007). The qualitative phase of the study aimed to identify the main factors that influence evasion, in the view of dropouts themselves. As main results, the quantitative phase of the study showed that, from the 30 socioeconomic and cultural variables analyzed, 17 presented statistical significance for the occurrence of evasion in the context of the sample used. Among the statistically significant variables, some are linked to the inherent characteristics of the individuals whereas others are related to academic potential and characteristics of the high school they attended. Finally, some are related to the family financial status of the students. In addition, the evasion forecasting model, using eight socioeconomic and cultural variables, was able to predict correctly 77% of the cases of dropout and graduation for the sample used. The methodology employed to validate the model confirmed its predictive ability. The qualitative phase of the study showed that the sample participants had great participation in the labor market, both before and after graduation. It was also possible to determine that the dropouts from the Accounting course found it difficult to reconcile academic and professional activities. Most of the participants in the qualitative phase did not identify themselves with the teachers of the Accounting course in the institution analyzed. Finally, with regard to vocational issues, it became clear through the interviews that the dropouts do not present any problems concerning the professional activity in the Accounting field.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGContabilidadeEnsino SuperiorCiências ContábeisEvasãoEducaçãoCaracterísticas do processo de evasão do estudantes do curso de Ciências contábeis de uma universidade pública brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final_cd.pdfapplication/pdf2548215https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7HH26/1/disserta__o_final_cd.pdf5c963504bb83ec1d9091eadcf76fde33MD51TEXTdisserta__o_final_cd.pdf.txtdisserta__o_final_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain484947https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7HH26/2/disserta__o_final_cd.pdf.txt8230feaec202674f30260946814e73eeMD521843/BUBD-A7HH262019-11-14 15:40:36.049oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A7HH26Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:40:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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