Por um cinema da introspecção: estudo sobre a reflexividade em Abbas Kiarostami

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Rios Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47016
Resumo: Esta dissertação de mestrado propõe investigar a reflexividade no cinema do artista iraniano Abbas Kiarostami a partir de um movimento teórico-analítico; o maior enfoque incide sobre os filmes que compõem a chamada “trilogia de Koker” – Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987); E a Vida Continua (1992), também conhecido como Vida e Nada Mais; e Através das Oliveiras (1994). Busca-se lançar luz sobre como o diretor, através da experiência de realização, nutre certo desassossego curioso que acaba por engendrar um pensamento capaz de enriquecer as discussões sobre linguagem cinematográfica, suas potencialidades e seus limites.
id UFMG_f0815a4e5b2b5e09a40cf75f03b899df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47016
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Lúcia Menezes de Andradehttp://lattes.cnpq.br/3135226803336399José Ricardo da Costa Miranda JuniorUrsula de Almeida Röselehttp://lattes.cnpq.br/7211949363693135Rodrigo Rios Azevedo2022-11-08T14:28:03Z2022-11-08T14:28:03Z2022-01-26http://hdl.handle.net/1843/47016Esta dissertação de mestrado propõe investigar a reflexividade no cinema do artista iraniano Abbas Kiarostami a partir de um movimento teórico-analítico; o maior enfoque incide sobre os filmes que compõem a chamada “trilogia de Koker” – Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987); E a Vida Continua (1992), também conhecido como Vida e Nada Mais; e Através das Oliveiras (1994). Busca-se lançar luz sobre como o diretor, através da experiência de realização, nutre certo desassossego curioso que acaba por engendrar um pensamento capaz de enriquecer as discussões sobre linguagem cinematográfica, suas potencialidades e seus limites.This master dissertation proposes to investigate, from an analytical-theorical perspective, the reflexivity in the movies made by the Iranian artist Abbas Kiarostami; our main focus is on the movies that constitute the so-called “Koker's trilogy” – Where Is the Friend's House? (1987), And Life Goes On (1992), also known as Life and Nothing More, and Through the Olive Trees (1994). We seek to shed light on how this director, through the filmaking itself, creates a provoking restlessness that shapes a thought capable of enriching discussions about the language of film, considering its potential and its limits.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESKiarostami, Abbas, 1940-Diretores e produtores de cinema - IrãCrítica cinematográficaCinemaAbbas KiarostamiCinemaAnálise fílmicaReflexividadeLinguagem cinematográficaPor um cinema da introspecção: estudo sobre a reflexividade em Abbas KiarostamiThe cinema of introspection: a study on reflexivity in Abbas Kiarostami' filmsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47016/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALPor_Um_Cinema_da_Introspecção_2022.pdfPor_Um_Cinema_da_Introspecção_2022.pdfapplication/pdf3265524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47016/1/Por_Um_Cinema_da_Introspec%c3%a7%c3%a3o_2022.pdfb98b2381c6ec92565f214e841d33e4d7MD511843/470162022-11-08 11:28:04.233oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-08T14:28:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por um cinema da introspecção: estudo sobre a reflexividade em Abbas Kiarostami
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The cinema of introspection: a study on reflexivity in Abbas Kiarostami' films
title Por um cinema da introspecção: estudo sobre a reflexividade em Abbas Kiarostami
spellingShingle Por um cinema da introspecção: estudo sobre a reflexividade em Abbas Kiarostami
Rodrigo Rios Azevedo
Abbas Kiarostami
Cinema
Análise fílmica
Reflexividade
Linguagem cinematográfica
Kiarostami, Abbas, 1940-
Diretores e produtores de cinema - Irã
Crítica cinematográfica
Cinema
title_short Por um cinema da introspecção: estudo sobre a reflexividade em Abbas Kiarostami
title_full Por um cinema da introspecção: estudo sobre a reflexividade em Abbas Kiarostami
title_fullStr Por um cinema da introspecção: estudo sobre a reflexividade em Abbas Kiarostami
title_full_unstemmed Por um cinema da introspecção: estudo sobre a reflexividade em Abbas Kiarostami
title_sort Por um cinema da introspecção: estudo sobre a reflexividade em Abbas Kiarostami
author Rodrigo Rios Azevedo
author_facet Rodrigo Rios Azevedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Lúcia Menezes de Andrade
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3135226803336399
dc.contributor.referee1.fl_str_mv José Ricardo da Costa Miranda Junior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ursula de Almeida Rösele
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7211949363693135
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Rios Azevedo
contributor_str_mv Ana Lúcia Menezes de Andrade
José Ricardo da Costa Miranda Junior
Ursula de Almeida Rösele
dc.subject.por.fl_str_mv Abbas Kiarostami
Cinema
Análise fílmica
Reflexividade
Linguagem cinematográfica
topic Abbas Kiarostami
Cinema
Análise fílmica
Reflexividade
Linguagem cinematográfica
Kiarostami, Abbas, 1940-
Diretores e produtores de cinema - Irã
Crítica cinematográfica
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Kiarostami, Abbas, 1940-
Diretores e produtores de cinema - Irã
Crítica cinematográfica
Cinema
description Esta dissertação de mestrado propõe investigar a reflexividade no cinema do artista iraniano Abbas Kiarostami a partir de um movimento teórico-analítico; o maior enfoque incide sobre os filmes que compõem a chamada “trilogia de Koker” – Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987); E a Vida Continua (1992), também conhecido como Vida e Nada Mais; e Através das Oliveiras (1994). Busca-se lançar luz sobre como o diretor, através da experiência de realização, nutre certo desassossego curioso que acaba por engendrar um pensamento capaz de enriquecer as discussões sobre linguagem cinematográfica, suas potencialidades e seus limites.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T14:28:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T14:28:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47016
url http://hdl.handle.net/1843/47016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47016/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47016/1/Por_Um_Cinema_da_Introspec%c3%a7%c3%a3o_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
b98b2381c6ec92565f214e841d33e4d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676787180109824