Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_f0aa2e09e13ba6c1705e2583d269a53c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KAHKB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Melissa Etelvina Oliveira RochaRita Lages RodriguesEvandro Jose Lemos da CunhaJoão Carlos de Souza Gonçalves2019-08-14T17:49:53Z2019-08-14T17:49:53Z2013-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHKBArte é de grande importância na educação escolar e contribui de forma efetiva na formação social e cultural do aluno. Desperta no educando uma sensibilidade poética, bem como seu potencial de criação. A proposta desta pesquisa é abrir espaço para discutir a importância da educação em Arte nas escolas, fazendo um paralelo entre o fornecimento da disciplina durante os anos do regime militar (1964-1985) no Brasil, quando passou a fazer parte do ensino regular, e os impasses e desafios encontrados nos dias atuais. Espera-se como resultado deste estudo levantar questionamentos e respostas à valorização de Arte nos currículos educacionais, assim como maior a atenção aos seus professores e condições para melhor instrumentalizá-los em suas aulas. A base deste trabalho foi direcionada a um estudo de caso realizado com uma turma de ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos e teve como pano de fundo as ilustrações de Dom Quixote feitas por Cândido Portinari.Art is of great importance in education and contributes effectively in social and cultural education of the student . Awake in educating a poetic sensibility, as well as its potential to create. The purpose of this research is to make room to discuss the importance of art education in schools, making a parallel between the supply of the discipline during the years of military rule (1964-1985) in Brazil, when it became part of mainstream education, and deadlocks and challenges encountered today. The expected result of this study raise questions and answers to the appreciation of art in educational curricula, as well as greater attention to their teachers and to better conditions instrumentalize them in their classes . The basis of this work was directed to a case study conducted with a group of elementary school of the Adult Education and scored as background illustrations of Don Quixote made by Candido Portinari.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesDesenhoArtesPoesiaSensibilidadePortinari e Drummond: o despertar para a sensibilidade no ensino de Artes, a partir do desenho e da poesiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_joaocarlos_eba_2012706155.pdfapplication/pdf1685445https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KAHKB/1/monografia_joaocarlos_eba_2012706155.pdffa1ad4d06658f7801d02782edb11cca9MD51TEXTmonografia_joaocarlos_eba_2012706155.pdf.txtmonografia_joaocarlos_eba_2012706155.pdf.txtExtracted texttext/plain58484https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KAHKB/2/monografia_joaocarlos_eba_2012706155.pdf.txt76a7dadc42edb119d9129627c60fc6b9MD521843/BUOS-9KAHKB2019-11-14 15:14:40.706oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KAHKBRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:14:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548287250137088