Do conhecimento da alma à alma do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Lucchesi Barbosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UQMBY
Resumo: Esta dissertação se propõe a demonstrar a profunda conexão entre a noção de alma, tal como apresentada na República, e a de ciência, no Teeteto, evidenciando a importância da antropologia e da epistemologia platônicas para uma compreensão mais abrangente de sua filosofia. Consideramos, anacronicamente, já que tais disciplinas não estão separadas no pensamento grego, que o elo de articulação entre elas é a interface política, a qual, por sua vez, está imbricada no âmbito da ética. A fim de demonstrar como o conhecimento, em geral, e o saber filosófico, em particular, estão articulados à formação do cidadão para a vida melhor na cidade, analisamos o perfil do filósofo, em contraposição ao do tirano, e ressaltamos que a prática da filosofia é defendida por Platão como um prazer necessário, e um tipo muito peculiar de profilaxia para a cidade justa. Nesse sentido, a letra de Platão reflete uma complexidade histórica e teorética que não condiz simplesmente com um projeto especulativo ou utópico. A política é indissociável da ética, já que o que se busca é o ordenamento da alma individual em sua diferenciação interna e o dos grupos funcionais na unidade da cidade. A ética, por sua vez, não pode prescindir do conhecimento, o qual se constrói por um projeto de educação filosófica que implica a alma como um todo. Essa rede complexa de relações constitui, assim, uma filosofia edificante, cuja aspiração é tornar o homem sábio e melhor, não apenas conhecedor e informado.
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