Do conhecimento da alma à alma do conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UQMBY |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a demonstrar a profunda conexão entre a noção de alma, tal como apresentada na República, e a de ciência, no Teeteto, evidenciando a importância da antropologia e da epistemologia platônicas para uma compreensão mais abrangente de sua filosofia. Consideramos, anacronicamente, já que tais disciplinas não estão separadas no pensamento grego, que o elo de articulação entre elas é a interface política, a qual, por sua vez, está imbricada no âmbito da ética. A fim de demonstrar como o conhecimento, em geral, e o saber filosófico, em particular, estão articulados à formação do cidadão para a vida melhor na cidade, analisamos o perfil do filósofo, em contraposição ao do tirano, e ressaltamos que a prática da filosofia é defendida por Platão como um prazer necessário, e um tipo muito peculiar de profilaxia para a cidade justa. Nesse sentido, a letra de Platão reflete uma complexidade histórica e teorética que não condiz simplesmente com um projeto especulativo ou utópico. A política é indissociável da ética, já que o que se busca é o ordenamento da alma individual em sua diferenciação interna e o dos grupos funcionais na unidade da cidade. A ética, por sua vez, não pode prescindir do conhecimento, o qual se constrói por um projeto de educação filosófica que implica a alma como um todo. Essa rede complexa de relações constitui, assim, uma filosofia edificante, cuja aspiração é tornar o homem sábio e melhor, não apenas conhecedor e informado. |
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Marcelo Pimenta MarquesRubens Garcia Nunes SobrinhoAnastacio Borges de Araujo JuniorPatrícia Lucchesi Barbosa2019-08-14T10:26:32Z2019-08-14T10:26:32Z2014-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UQMBYEsta dissertação se propõe a demonstrar a profunda conexão entre a noção de alma, tal como apresentada na República, e a de ciência, no Teeteto, evidenciando a importância da antropologia e da epistemologia platônicas para uma compreensão mais abrangente de sua filosofia. Consideramos, anacronicamente, já que tais disciplinas não estão separadas no pensamento grego, que o elo de articulação entre elas é a interface política, a qual, por sua vez, está imbricada no âmbito da ética. A fim de demonstrar como o conhecimento, em geral, e o saber filosófico, em particular, estão articulados à formação do cidadão para a vida melhor na cidade, analisamos o perfil do filósofo, em contraposição ao do tirano, e ressaltamos que a prática da filosofia é defendida por Platão como um prazer necessário, e um tipo muito peculiar de profilaxia para a cidade justa. Nesse sentido, a letra de Platão reflete uma complexidade histórica e teorética que não condiz simplesmente com um projeto especulativo ou utópico. A política é indissociável da ética, já que o que se busca é o ordenamento da alma individual em sua diferenciação interna e o dos grupos funcionais na unidade da cidade. A ética, por sua vez, não pode prescindir do conhecimento, o qual se constrói por um projeto de educação filosófica que implica a alma como um todo. Essa rede complexa de relações constitui, assim, uma filosofia edificante, cuja aspiração é tornar o homem sábio e melhor, não apenas conhecedor e informado.This thesis proposes to demonstrate the deep connection there is between the notion of soul, such as it is presented in Plato´s Republic and that of science, in the Theaetetus, bringing forward the importance of Plato´s anthropology as well as of his epistemology for a more comprehensive understanding of his philosophy. We consider, anachronistically, since these two disciplines are not separated in Greek thought, that the link between them is a political interface, which, on its turn, is intrinsically related to his ethics. With the aim of demonstrating how knowledge, in general, and philosophy, in particular, are connected to the upbringing of a citizen towards a better life in the city, we analyze the philosopher´s profile, as opposed to that of the tyrant´s, and emphasize the fact that the practice of philosophy is sustained by Plato as a necessary pleasure and a very special kind of prophylaxis for the just city. Thus, Plato´s text reflects both a historical and a theoretical complexity which cannot be equated with a mere speculative or utopian project. Politics is inseparable from ethics, since what is searched is the ordering of individual soul in its internal differentiation as well as that of the functional groups in the unity of the city. Ethics, on its turn, cannot do away with knowledge, which is built by a philosophical educational project that involves the soul as a whole. Thus, this complex network constitutes a constructive philosophy, whose aspiration is to make human beings wiser and better, not only better informed experts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlmaCiênciaPercepçãoFilosofiaÉticaAlmaCiênciaPercepção sensívelÉticaPolíticaDo conhecimento da alma à alma do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALredacu0327ao_final.pdfapplication/pdf3620837https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9UQMBY/1/redacu0327ao_final.pdf9b5412aa8fa9e5d629777111bce53125MD51TEXTredacu0327ao_final.pdf.txtredacu0327ao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain361174https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9UQMBY/2/redacu0327ao_final.pdf.txta68f987936771dbed08bc1731e18141eMD521843/BUOS-9UQMBY2019-11-14 13:27:41.91oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9UQMBYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:27:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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