Investigação acerca da estrutura da inteligência no banco de dados do Project Talent

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Gabriela Peres da Rocha e S. P. de Aguiar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC9EUZ
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a estrutura da inteligência no banco de dados do Project Talent. O Project Talent foi uma pesquisa longitudinal da década de 1960 que contou com a participação de mais de 400 mil estudantes norte-americanos, provindos de escolas públicas e privadas, de áreas urbanas e rurais de todos os estados do país. Foram coletados e avaliados: dados pessoais, habilidades, desempenho e interesses dos estudantes, bem como características das escolas, da família e do meio social e econômico, que pudessem vir a influenciar a escolha e desenvolvimento profissional futuro destes estudantes. A parte relativa às habilidades cognitivas do banco de dados (de interesse desta pesquisa) contou com 60 testes que cobriam todo tipo de capacidade conhecida e avaliada por testes da época. Diversos pesquisadores já haviam analisado a bateria de testes do Project Talent, a fim de compreender a estrutura das habilidades cognitivas, porém nenhum desses estudos usou a seleção de testes nem o conjunto de critérios adotados no presente estudo. Este estudo realizou várias análises fatoriais exploratórias em uma seleção de 52 testes e outra de 19 testes (estes com índice de confiabilidade acima de 0,60), na amostra global (n=377.016) e em amostras divididas por série (9º a 12º séries da High School) e sexo (50,1% feminino e 49,9% masculino), visando identificar os fatores de primeira ordem da estrutura dos dados. Foram identificados 6 fatores para a seleção de 52 testes e 4 fatores para a seleção de 19 testes, em todas as amostras analisadas. Na primeira seleção os fatores foram interpretados como: Gc (inteligência cristalizada), Gf (inteligência fluida), Gq (conhecimento quantitativo), Gs (rapidez cognitiva), Science (conhecimento em ciências) e Culture (conhecimento cultural). Na segunda seleção de testes, além dos fatores Gc, Gf e Gq, um quarto fator foi identificado e interpretado como Grw (conhecimento em leitura e escrita) e carregou testes antes presentes no fator Gc (na análise da seleção de 52 testes). Trata-se de uma bateria de testes construída sem considerar nenhum modelo teórico específico, e apesar disso todos os fatores apresentam correspondência com fatores do Modelo Cattell-Horn-Carroll (CHC), reforçando as numerosas evidências relatadas na literatura a favor do modelo CHC para a explicação da estrutura da inteligência. São sugeridas futuras análises que complementariam os resultados encontrados e fortaleceriam as evidências obtidas.
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A parte relativa às habilidades cognitivas do banco de dados (de interesse desta pesquisa) contou com 60 testes que cobriam todo tipo de capacidade conhecida e avaliada por testes da época. Diversos pesquisadores já haviam analisado a bateria de testes do Project Talent, a fim de compreender a estrutura das habilidades cognitivas, porém nenhum desses estudos usou a seleção de testes nem o conjunto de critérios adotados no presente estudo. Este estudo realizou várias análises fatoriais exploratórias em uma seleção de 52 testes e outra de 19 testes (estes com índice de confiabilidade acima de 0,60), na amostra global (n=377.016) e em amostras divididas por série (9º a 12º séries da High School) e sexo (50,1% feminino e 49,9% masculino), visando identificar os fatores de primeira ordem da estrutura dos dados. Foram identificados 6 fatores para a seleção de 52 testes e 4 fatores para a seleção de 19 testes, em todas as amostras analisadas. Na primeira seleção os fatores foram interpretados como: Gc (inteligência cristalizada), Gf (inteligência fluida), Gq (conhecimento quantitativo), Gs (rapidez cognitiva), Science (conhecimento em ciências) e Culture (conhecimento cultural). Na segunda seleção de testes, além dos fatores Gc, Gf e Gq, um quarto fator foi identificado e interpretado como Grw (conhecimento em leitura e escrita) e carregou testes antes presentes no fator Gc (na análise da seleção de 52 testes). Trata-se de uma bateria de testes construída sem considerar nenhum modelo teórico específico, e apesar disso todos os fatores apresentam correspondência com fatores do Modelo Cattell-Horn-Carroll (CHC), reforçando as numerosas evidências relatadas na literatura a favor do modelo CHC para a explicação da estrutura da inteligência. São sugeridas futuras análises que complementariam os resultados encontrados e fortaleceriam as evidências obtidas.This study aimed to investigate the structure of intelligence in Project Talent database. The Project Talent was a longitudinal research of the 1960s that saw the participation of more than 400,000 American students, stemmed from public and private schools, urban and rural areas of all states. Were collected and evaluated: personal data, skills, performance and interests of students and characteristics of schools, the family and the social and economic environment, which could influence the choice and professional development future of these students. The share of database cognitive abilities (of interest of this research) had 60 tests covering every type of capability known and evaluated by tests of time. Several researchers have examined the tests of Project Talents battery in order to understand the structure of cognitive abilities, but none of these studies used the selection of the tests or the set of criteria used in this study. This study made several exploratory factor analysis on a selection of 52 tests and over 19 tests (these with reliability above 0.60) in the overall sample (n = 377 016) and samples divided by grade (9 to 12 grade from High School) and gender (50.1% female and 49.9% male), to identify the primary factors. Were identified 6 factors for the selection of tests 52 and 4 factors for all the others samples that had used a selection of 19 tests. In the first selection, the factors were interpreted as: Gc (crystallized intelligence), Gf (fluid intelligence), Gq (quantitative knowledge), Gs (cognitive processing speed), Science (knowledge of science) and Culture (cultural knowledge). In the second screening tests, in addition to factors Gc, Gf and Gq, a fourth factor has been identified and interpreted, the Grw (reading and writing) that carried tests before present in the Gc factor (in the analysis of 52 test selection). It is a battery of tests built without considering any particular theoretical model, and yet all the factors have correspondence with factors from the Cattell-Horn-Carroll (CHC) Model, reinforcing the numerous evidence reported in the literature in favor of the CHC model, for the explanation of the structure of intelligence. Future analyzes are suggested to complement the findings and strengthen the evidence obtained.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNeurociênciasModelo CHCProject TalentInteligênciaInvestigação acerca da estrutura da inteligência no banco de dados do Project Talentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_pronta.pdfapplication/pdf1362127https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AC9EUZ/1/disserta__o_pronta.pdf2d54601cf339543e9bf1e400b724081bMD51TEXTdisserta__o_pronta.pdf.txtdisserta__o_pronta.pdf.txtExtracted texttext/plain142693https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AC9EUZ/2/disserta__o_pronta.pdf.txt52b85e0b1094834625f71289a1f22804MD521843/BUBD-AC9EUZ2019-11-14 06:45:46.708oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AC9EUZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:45:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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