Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luísa Lagoeiro Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35379
Resumo: Em um contexto de crise política em diversos países da América Latina, com um crescimento da direita conservadora e uma democracia ainda frágil, analisamos as obras Neva (2006) e Escola (2013), do chileno Guillermo Calderón. Os dois textos dramáticos fazem referência ao período ditatorial e à violência imposta por esse regime no Chile e em outros países latino-americanos. Essa escolha se baseia na hipótese de que, com o passar dos anos, a obra do autor sofreu mudanças estéticas consideráveis, de acordo com as variações no contexto político do Chile e da América Latina. Sendo assim, nosso objetivo é analisar como a dramaturgia de Guillermo Calderón se modifica a partir das diferenças observadas na escrita desses dois textos. Diante dessas obras dramatúrgicas podemos questionar: qual a importância da memória da ditadura para a América Latina e qual o papel do teatro contemporâneo latino americano no avivamento e reflexão acerca dessa memória traumática? Por meio da análise de textos que recorrem ao passado para debater o presente pretendemos entender como a permanência dessa temática na literatura dramática pode permitir uma maior compreensão dos acontecimentos atuais e significar um fôlego e um alerta, nos momentos de instabilidade política vividos na América Latina.
id UFMG_f11d40d6f0b7eed9ab5b896657c8f888
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35379
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sara del Carmen Rojo de la Rosahttp://lattes.cnpq.br/9036774611793986Marco Antônio AlexandreFlávia Almeida Vieira Resendehttp://lattes.cnpq.br/4781130813735700Luísa Lagoeiro Ferreira2021-03-24T18:32:37Z2021-03-24T18:32:37Z2020-02-17http://hdl.handle.net/1843/35379Em um contexto de crise política em diversos países da América Latina, com um crescimento da direita conservadora e uma democracia ainda frágil, analisamos as obras Neva (2006) e Escola (2013), do chileno Guillermo Calderón. Os dois textos dramáticos fazem referência ao período ditatorial e à violência imposta por esse regime no Chile e em outros países latino-americanos. Essa escolha se baseia na hipótese de que, com o passar dos anos, a obra do autor sofreu mudanças estéticas consideráveis, de acordo com as variações no contexto político do Chile e da América Latina. Sendo assim, nosso objetivo é analisar como a dramaturgia de Guillermo Calderón se modifica a partir das diferenças observadas na escrita desses dois textos. Diante dessas obras dramatúrgicas podemos questionar: qual a importância da memória da ditadura para a América Latina e qual o papel do teatro contemporâneo latino americano no avivamento e reflexão acerca dessa memória traumática? Por meio da análise de textos que recorrem ao passado para debater o presente pretendemos entender como a permanência dessa temática na literatura dramática pode permitir uma maior compreensão dos acontecimentos atuais e significar um fôlego e um alerta, nos momentos de instabilidade política vividos na América Latina.In a context of political crisis in many South American countries, with a rise of the conservative right and a still fragile democracy, the works Neva (2006) and Escola (2013) by the Chilean Guillermo Calderón were analysed. Both dramatic texts make reference to the dictatorial period and to the violence imposed by this regime in Chile as in other Latin American countries. This choice is based on the hypothesis that with the passing of the years the work of the author went through considerable aesthetic changes according to the variations in Chilean and Latin American political contexts. Thus, our goal is to analyse how the dramaturgy of Guillermo Calderón modifies itself from the difference observed in the writing of both texts. In the face of the dramaturgy works we might ask: What is the importance of the memory of dictatorship to Latin America and what is the role of Latin American Contemporary Theatre in the revival and reflection of this traumatic memory? Through analysis of texts that draw on the past to debate about the present time we intend to learn how the continuity of this theme in dramatic literature could allow for a greater understanding of current events and how it could pose as a relief and an alert in moments of vivid political instability in Latin America.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASCalderón, Guillermo, 1971- – Crítica e interpretaçãoCalderón, Guillermo, 1971- – Escola – Crítica e interpretaçãoDitatura na literaturaTeatro latino-americano – História e críticaTeatro chileno – História e críticaMemória na literaturaViolência na literaturaChile – Política e governo – 193-1988América LatinaDramaturgiaGuillermo CalderónTeatroMemóriaViolênciaMemória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderóninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacao_Luisa Lagoeiro_Versao final.pdfDissertacao_Luisa Lagoeiro_Versao final.pdfapplication/pdf1647776https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35379/1/Dissertacao_Luisa%20Lagoeiro_Versao%20final.pdfc65cc29d77713b2032063da01baac1b8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35379/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/353792021-03-24 15:32:37.316oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-03-24T18:32:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón
title Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón
spellingShingle Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón
Luísa Lagoeiro Ferreira
América Latina
Dramaturgia
Guillermo Calderón
Teatro
Memória
Violência
Calderón, Guillermo, 1971- – Crítica e interpretação
Calderón, Guillermo, 1971- – Escola – Crítica e interpretação
Ditatura na literatura
Teatro latino-americano – História e crítica
Teatro chileno – História e crítica
Memória na literatura
Violência na literatura
Chile – Política e governo – 193-1988
title_short Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón
title_full Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón
title_fullStr Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón
title_full_unstemmed Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón
title_sort Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón
author Luísa Lagoeiro Ferreira
author_facet Luísa Lagoeiro Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sara del Carmen Rojo de la Rosa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9036774611793986
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marco Antônio Alexandre
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Flávia Almeida Vieira Resende
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4781130813735700
dc.contributor.author.fl_str_mv Luísa Lagoeiro Ferreira
contributor_str_mv Sara del Carmen Rojo de la Rosa
Marco Antônio Alexandre
Flávia Almeida Vieira Resende
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Dramaturgia
Guillermo Calderón
Teatro
Memória
Violência
topic América Latina
Dramaturgia
Guillermo Calderón
Teatro
Memória
Violência
Calderón, Guillermo, 1971- – Crítica e interpretação
Calderón, Guillermo, 1971- – Escola – Crítica e interpretação
Ditatura na literatura
Teatro latino-americano – História e crítica
Teatro chileno – História e crítica
Memória na literatura
Violência na literatura
Chile – Política e governo – 193-1988
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Calderón, Guillermo, 1971- – Crítica e interpretação
Calderón, Guillermo, 1971- – Escola – Crítica e interpretação
Ditatura na literatura
Teatro latino-americano – História e crítica
Teatro chileno – História e crítica
Memória na literatura
Violência na literatura
Chile – Política e governo – 193-1988
description Em um contexto de crise política em diversos países da América Latina, com um crescimento da direita conservadora e uma democracia ainda frágil, analisamos as obras Neva (2006) e Escola (2013), do chileno Guillermo Calderón. Os dois textos dramáticos fazem referência ao período ditatorial e à violência imposta por esse regime no Chile e em outros países latino-americanos. Essa escolha se baseia na hipótese de que, com o passar dos anos, a obra do autor sofreu mudanças estéticas consideráveis, de acordo com as variações no contexto político do Chile e da América Latina. Sendo assim, nosso objetivo é analisar como a dramaturgia de Guillermo Calderón se modifica a partir das diferenças observadas na escrita desses dois textos. Diante dessas obras dramatúrgicas podemos questionar: qual a importância da memória da ditadura para a América Latina e qual o papel do teatro contemporâneo latino americano no avivamento e reflexão acerca dessa memória traumática? Por meio da análise de textos que recorrem ao passado para debater o presente pretendemos entender como a permanência dessa temática na literatura dramática pode permitir uma maior compreensão dos acontecimentos atuais e significar um fôlego e um alerta, nos momentos de instabilidade política vividos na América Latina.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-24T18:32:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-24T18:32:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35379
url http://hdl.handle.net/1843/35379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35379/1/Dissertacao_Luisa%20Lagoeiro_Versao%20final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35379/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c65cc29d77713b2032063da01baac1b8
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589553354702848