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Yacy Ara Froner GoncalvesFlavio de Lemos CarsaladeAlcenir Soares dos ReisMonica Elisque do Carmo2019-08-14T18:31:11Z2019-08-14T18:31:11Z2014-07-04http://hdl.handle.net/1843/MMMD-9RTMZMEsta dissertação de mestrado apresenta um breve histórico sobre a implantação da ferrovia no Brasil e a formação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), empresa estatal brasileira de transporte ferroviário, criada em 1957 e extinta em 2007. Coube ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) através da Lei n° 11.483/07 a preservação e a difusão da Memória Ferroviária, por meio do recebimento, administração, guarda e manutenção, dos bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural que será efetivada, entre outras funções, por meio da construção, formação, organização, manutenção, ampliação de museus, bibliotecas, arquivos e outras organizações culturais. Inseridos nestes as coleções e acervos, prevê-se o compartilhamento desses bens, caso sejam classificados como operacionais. Aborda a importância da preservação dos registros documentais, as ações desenvolvidas até o momento no âmbito do IPHAN em Minas Gerais, e a necessidade de uma ampla discussão entre as diversas instituições de preservação da memória, fiscalização do patrimônio cultural e de ensino e pesquisa, as esferas municipais, estaduais, federal, sociedade civil organizada, objetivando a criação dos Centros de Memória Ferroviária, bem como a sua organização e missão. Para tanto, aponta questões sobre a gestão e o compartilhamento das informações sobre o patrimônio ferroviário através da utilização das normas internacionais empregadas na Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia e a contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação para a preservação, divulgação e acesso aos acervos ferroviários. São descritas as dificuldades internas do IPHAN na gestão dos acervos documentais e o reflexo dessa realidade no tratamento dado de modo desigual as ações de preservação do patrimônio cultural ferroviário. Destaca a importância da elaboração do Plano Diretor fundamentado em discussões e estudos multidisciplinares para formação do Centro de Memória Ferroviária, após o resgate dos seus acervos.This study presents a brief history of the implementation of railroads in Brazil and the formation of the Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (Federal Joint-Stock Rail Network), (RFFSA) - the Brazilian state-owned railway company, founded in 1957 and dissolved in 2007. It was given to the National Historic and Artistic Heritage Institute (IPHAN) through the law numbered 11.483/07 the role of preservation and dissemination of the Railway Memory that would be done through the administration, safekeeping, storage and maintenance of movable or immovable assets that are valuable artistically, historically and culturally that will be fulfilled, among other functions, by the construction, organization, maintenance and expansion of museums, libraries, archives and other cultural organisations including the collections and acquis. If these assets are considered as operational ones they shall be shared. This present study also addresses to the importance that is to preserve the document records, the actions developed until now by IPHAN in Minas Gerais and the absolute necessity of a lengthy discussion among the numerous institutions that are involved in the memorys preservation, the cultural heritage surveillance and in teaching and research at a municipal, state and national level aiming at the creation and organisation of Railway Memory Centres. In order to achieve its aims this present thesis, raises questionings about the management and the sharing of the information regarding the railway heritage, through the usage of the international regulation applied to Librarianship, Archives Management and Museum Sciences, and also to the contribution of the Information and Communication Technologies in order to preserve, disseminate and access the railway archives. This study also points out what are the internal difficulties IPHAN faces while managing the documented records and how this will reflect on the unequal treatment the actions of preservation of the railway heritage receive. This study also focuses on how important is the creation of a Master Plan based on discussions and multidisciplinary research with regard to the creation of the Railway Memory Centre after having its archives recovered.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPatrimônio culturalFerroviasPatrimônio culturalFerroviaMemóriaGestão da informaçãoDocumentaçãoTrilhos e memória: preservação do patrimônio ferroviário em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_monica_elisque_do_carmo.pdfapplication/pdf3693946https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-9RTMZM/1/disserta__o_monica_elisque_do_carmo.pdf96b264dfe5695297b330b617c16abca1MD51TEXTdisserta__o_monica_elisque_do_carmo.pdf.txtdisserta__o_monica_elisque_do_carmo.pdf.txtExtracted texttext/plain375537https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-9RTMZM/2/disserta__o_monica_elisque_do_carmo.pdf.txtd8c6af5afb39c4f06b815cd90b21c0e0MD521843/MMMD-9RTMZM2019-11-14 15:58:42.976oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-9RTMZMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:58:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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