O uso de testes para promover o aprendizado de fatos sobre a teoria da evolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucia Cristina Monteiro Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD4MEK
Resumo: A evocação de informações previamente memorizadas pode ser uma estratégia didática no contexto educacional e promover a retenção das informações de conteúdo do ensino de ciências. A simples evocação de determinada informação previamente memorizada aumenta a retenção de longo prazo desta informação, fenômeno frequentemente nomeado efeito de testagem. O efeito de testagem é extremamente confiável uma vez que, como demonstrado em algumas revisões, foi replicado em dezenas de estudos. Porém, a aplicação dessa estratégia no ensino em ciências ainda não foi investigada. Este projeto tem como objetivo geral investigar se o efeito de teste pode ser uma estratégia vantajosa para o processo ensino aprendizagem do tema evolução nas aulas de ciências.
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spelling Antonio JaegerLucia Cristina Monteiro Cruz2019-08-12T04:21:46Z2019-08-12T04:21:46Z2015-11-15http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD4MEKA evocação de informações previamente memorizadas pode ser uma estratégia didática no contexto educacional e promover a retenção das informações de conteúdo do ensino de ciências. A simples evocação de determinada informação previamente memorizada aumenta a retenção de longo prazo desta informação, fenômeno frequentemente nomeado efeito de testagem. O efeito de testagem é extremamente confiável uma vez que, como demonstrado em algumas revisões, foi replicado em dezenas de estudos. Porém, a aplicação dessa estratégia no ensino em ciências ainda não foi investigada. Este projeto tem como objetivo geral investigar se o efeito de teste pode ser uma estratégia vantajosa para o processo ensino aprendizagem do tema evolução nas aulas de ciências.The retrieval of previously memorized information can be a didactic strategy in the educational context and promote the retention of the content information of science teaching. The simple retrieval of certain previously memorized information increases the long-term retention of this information, a phenomenon often named as "test effect". The testing effect is extremely reliable since, as shown in some reviews, it has been replicated in priors studies. However, the application of this strategy in science teaching hasnt investigated yet. This project has as general objective to investigate if the test effect can be an advantageous strategy for the process learning teaching of the evolution theme in science classes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNeurociênciasPrática da EvocaçãoMemóriaEfeito de TesteAprendizado sobre a Teoria da EvoluçãoO uso de testes para promover o aprendizado de fatos sobre a teoria da evoluçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALprojeto_tcc_l_cia.mod__4__final.pdfapplication/pdf877532https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BD4MEK/1/projeto_tcc_l_cia.mod__4__final.pdf655bbfbbaa7b61c007e8c223660bb2bfMD51TEXTprojeto_tcc_l_cia.mod__4__final.pdf.txtprojeto_tcc_l_cia.mod__4__final.pdf.txtExtracted texttext/plain36884https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BD4MEK/2/projeto_tcc_l_cia.mod__4__final.pdf.txtddcdeafbd01be240b13e8cca7e3ed753MD521843/ICBB-BD4MEK2019-11-14 10:32:03.701oai:repositorio.ufmg.br:1843/ICBB-BD4MEKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:32:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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