Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudia Regina Debortoli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMKE
Resumo: O presente trabalho parte da análise crítica do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte, na qual foram detectadas falhas na gestão como organização democrática, conforme proposto na legislação. A escola, em suas instâncias de participação democrática está aquém de ter uma realidade na qual a gestão se apresenta democrática. Diante dessa demanda, esse trabalho procura estabelecer um diálogo entre a legislação enfatizando a gestão democrática no cotidiano escolar de uma escola pública. Propõe algumas ações para mobilizar a comunidade no processo de eleição de gestor da escola pública.
id UFMG_f2f45a597089dcacaaf2669f2f957faf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLMKE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Beatriz Lopes FalcaoLivia Maria Fraga VieiraClaudia Regina Debortoli2019-08-13T23:01:50Z2019-08-13T23:01:50Z2013-07-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMKEO presente trabalho parte da análise crítica do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte, na qual foram detectadas falhas na gestão como organização democrática, conforme proposto na legislação. A escola, em suas instâncias de participação democrática está aquém de ter uma realidade na qual a gestão se apresenta democrática. Diante dessa demanda, esse trabalho procura estabelecer um diálogo entre a legislação enfatizando a gestão democrática no cotidiano escolar de uma escola pública. Propõe algumas ações para mobilizar a comunidade no processo de eleição de gestor da escola pública.This article is part of the Political Teaching in a public school in the metropolitan region of Belo Horizonte, which was a detected failure in the management and democratic organization as proposed in the legislation. The school, in their mechanisms of participation falls short of begin a reality en witch management presents itself democratic. Face with this demand, this article seeks to dialogue with legislation emphasizing the democratic management in daily school life of a publish school.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas  Organização e administraçãoColegiado escolarGestão democráticaEscolha de dirigentesGestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_claudia_regina_debortoli.pdfapplication/pdf245605https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMKE/1/tcc_claudia_regina_debortoli.pdfec10bf882a68dc425847a325b76af5adMD51TEXTtcc_claudia_regina_debortoli.pdf.txttcc_claudia_regina_debortoli.pdf.txtExtracted texttext/plain76115https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMKE/2/tcc_claudia_regina_debortoli.pdf.txt3b989eba67e052875b9038af5292e238MD521843/BUBD-9LLMKE2019-11-14 14:00:35.853oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLMKERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:00:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública
title Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública
spellingShingle Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública
Claudia Regina Debortoli
Colegiado escolar
Gestão democrática
Escolha de dirigentes
Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
title_short Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública
title_full Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública
title_fullStr Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública
title_full_unstemmed Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública
title_sort Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública
author Claudia Regina Debortoli
author_facet Claudia Regina Debortoli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beatriz Lopes Falcao
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudia Regina Debortoli
contributor_str_mv Beatriz Lopes Falcao
Livia Maria Fraga Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Colegiado escolar
Gestão democrática
Escolha de dirigentes
topic Colegiado escolar
Gestão democrática
Escolha de dirigentes
Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração
description O presente trabalho parte da análise crítica do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte, na qual foram detectadas falhas na gestão como organização democrática, conforme proposto na legislação. A escola, em suas instâncias de participação democrática está aquém de ter uma realidade na qual a gestão se apresenta democrática. Diante dessa demanda, esse trabalho procura estabelecer um diálogo entre a legislação enfatizando a gestão democrática no cotidiano escolar de uma escola pública. Propõe algumas ações para mobilizar a comunidade no processo de eleição de gestor da escola pública.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T23:01:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T23:01:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMKE
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMKE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMKE/1/tcc_claudia_regina_debortoli.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMKE/2/tcc_claudia_regina_debortoli.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec10bf882a68dc425847a325b76af5ad
3b989eba67e052875b9038af5292e238
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589146693861376