Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMKE |
Resumo: | O presente trabalho parte da análise crítica do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte, na qual foram detectadas falhas na gestão como organização democrática, conforme proposto na legislação. A escola, em suas instâncias de participação democrática está aquém de ter uma realidade na qual a gestão se apresenta democrática. Diante dessa demanda, esse trabalho procura estabelecer um diálogo entre a legislação enfatizando a gestão democrática no cotidiano escolar de uma escola pública. Propõe algumas ações para mobilizar a comunidade no processo de eleição de gestor da escola pública. |
id |
UFMG_f2f45a597089dcacaaf2669f2f957faf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLMKE |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Beatriz Lopes FalcaoLivia Maria Fraga VieiraClaudia Regina Debortoli2019-08-13T23:01:50Z2019-08-13T23:01:50Z2013-07-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMKEO presente trabalho parte da análise crítica do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte, na qual foram detectadas falhas na gestão como organização democrática, conforme proposto na legislação. A escola, em suas instâncias de participação democrática está aquém de ter uma realidade na qual a gestão se apresenta democrática. Diante dessa demanda, esse trabalho procura estabelecer um diálogo entre a legislação enfatizando a gestão democrática no cotidiano escolar de uma escola pública. Propõe algumas ações para mobilizar a comunidade no processo de eleição de gestor da escola pública.This article is part of the Political Teaching in a public school in the metropolitan region of Belo Horizonte, which was a detected failure in the management and democratic organization as proposed in the legislation. The school, in their mechanisms of participation falls short of begin a reality en witch management presents itself democratic. Face with this demand, this article seeks to dialogue with legislation emphasizing the democratic management in daily school life of a publish school.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas Organização e administraçãoColegiado escolarGestão democráticaEscolha de dirigentesGestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_claudia_regina_debortoli.pdfapplication/pdf245605https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMKE/1/tcc_claudia_regina_debortoli.pdfec10bf882a68dc425847a325b76af5adMD51TEXTtcc_claudia_regina_debortoli.pdf.txttcc_claudia_regina_debortoli.pdf.txtExtracted texttext/plain76115https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMKE/2/tcc_claudia_regina_debortoli.pdf.txt3b989eba67e052875b9038af5292e238MD521843/BUBD-9LLMKE2019-11-14 14:00:35.853oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LLMKERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:00:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública |
title |
Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública |
spellingShingle |
Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública Claudia Regina Debortoli Colegiado escolar Gestão democrática Escolha de dirigentes Educação Gestão democrática Escolas Organização e administração |
title_short |
Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública |
title_full |
Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública |
title_fullStr |
Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública |
title_full_unstemmed |
Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública |
title_sort |
Gestão Democrática: as contradições entre legislação e prática cotidiana numa Escola Pública |
author |
Claudia Regina Debortoli |
author_facet |
Claudia Regina Debortoli |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beatriz Lopes Falcao |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Livia Maria Fraga Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudia Regina Debortoli |
contributor_str_mv |
Beatriz Lopes Falcao Livia Maria Fraga Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colegiado escolar Gestão democrática Escolha de dirigentes |
topic |
Colegiado escolar Gestão democrática Escolha de dirigentes Educação Gestão democrática Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Gestão democrática Escolas Organização e administração |
description |
O presente trabalho parte da análise crítica do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte, na qual foram detectadas falhas na gestão como organização democrática, conforme proposto na legislação. A escola, em suas instâncias de participação democrática está aquém de ter uma realidade na qual a gestão se apresenta democrática. Diante dessa demanda, esse trabalho procura estabelecer um diálogo entre a legislação enfatizando a gestão democrática no cotidiano escolar de uma escola pública. Propõe algumas ações para mobilizar a comunidade no processo de eleição de gestor da escola pública. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T23:01:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T23:01:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMKE |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LLMKE |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMKE/1/tcc_claudia_regina_debortoli.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLMKE/2/tcc_claudia_regina_debortoli.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec10bf882a68dc425847a325b76af5ad 3b989eba67e052875b9038af5292e238 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589146693861376 |