O colegiado escolar e a participação democrática como processo de gestão da escola pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKP9Y |
Resumo: | O Presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Dr. Antônio Ferreira Lisboa Dias, com destaque para o tópico Processos de Decisão, abordando a relevância da participação colegiada na gestão da escola pública, tendo como referência o que aponta a literatura sobre o tema em questão. No contexto acadêmico, a análise dessa participação enfatiza que quando todos participam, ocorre a legitimação do processo, os resultados aparecem e os benefícios alcançam a todos os envolvidos. Não há democracia quando não há participação. A gestão da escola pública deve contar com a participação de todos os atores sociais envolvidos com o projeto educativo, como diretor (gestor), professores, alunos, pais, demais servidores e comunidade escolar, priorizando assim a participação democrática. Neste modelo de gestão, ambos participam de todos os aspectos de gestão incluindo administrativo, financeiro e pedagógico, dinamizando a real função da escola, que é socializar o conhecimento sistematizado e organizado historicamente, agregando-o aos saberes populares, tendo como objetivo primordial formar o cidadão, ajudando-o na construção de atitudes e valores, primando pelos seus direitos e deveres, que devem ser discutidos e definidos democraticamente, possibilitando assim, o exercício da democracia. |
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O colegiado escolar e a participação democrática como processo de gestão da escola públicaModelos de gestãoColegiado escolarParticipação democráticaEscolas Organização e administraçãoEscolas Gestão democrática O Presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Dr. Antônio Ferreira Lisboa Dias, com destaque para o tópico Processos de Decisão, abordando a relevância da participação colegiada na gestão da escola pública, tendo como referência o que aponta a literatura sobre o tema em questão. No contexto acadêmico, a análise dessa participação enfatiza que quando todos participam, ocorre a legitimação do processo, os resultados aparecem e os benefícios alcançam a todos os envolvidos. Não há democracia quando não há participação. A gestão da escola pública deve contar com a participação de todos os atores sociais envolvidos com o projeto educativo, como diretor (gestor), professores, alunos, pais, demais servidores e comunidade escolar, priorizando assim a participação democrática. Neste modelo de gestão, ambos participam de todos os aspectos de gestão incluindo administrativo, financeiro e pedagógico, dinamizando a real função da escola, que é socializar o conhecimento sistematizado e organizado historicamente, agregando-o aos saberes populares, tendo como objetivo primordial formar o cidadão, ajudando-o na construção de atitudes e valores, primando pelos seus direitos e deveres, que devem ser discutidos e definidos democraticamente, possibilitando assim, o exercício da democracia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGWanderléa Mendes GuedesRegina Mara Carvalho Ferreira Cantizane2019-08-14T17:01:44Z2019-08-14T17:01:44Z2013-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKP9Yinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T16:45:10Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKP9YRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T16:45:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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