Aporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.5965/1414573103302017014 http://hdl.handle.net/1843/54255 https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
Resumo: | Este artigo propõe uma leitura da estrutura dramática de Boca de Ouro (1959), de Nelson Rodrigues, a partir de procedimentos utilizados pelo autor, tais como a não-presença e o humorismo. Na peça, o dramaturgo coloca em evidência a volubilidade na reconstituição da memória ao projetar à cena três versões diferentes de Boca de Ouro, bicheiro carioca. Sua imagem se constitui miticamente à medida que avança a narrativa movente de suas facetas pela voz de sua ex-amante. Ao reelaborar a descrição do protagonista, o autor estabelece um jogo dramatúrgico igualmente movente, que não se preocupa em responder às lacunas da fábula, compondo assim uma aporia narrativa. |
id |
UFMG_f37a217504f561028d151e7139086b50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/54255 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-31T21:26:24Z2023-05-31T21:26:24Z2017-12-183301423https://doi.org/10.5965/14145731033020170142358-6958http://hdl.handle.net/1843/54255https://orcid.org/0000-0003-1281-2092Este artigo propõe uma leitura da estrutura dramática de Boca de Ouro (1959), de Nelson Rodrigues, a partir de procedimentos utilizados pelo autor, tais como a não-presença e o humorismo. Na peça, o dramaturgo coloca em evidência a volubilidade na reconstituição da memória ao projetar à cena três versões diferentes de Boca de Ouro, bicheiro carioca. Sua imagem se constitui miticamente à medida que avança a narrativa movente de suas facetas pela voz de sua ex-amante. Ao reelaborar a descrição do protagonista, o autor estabelece um jogo dramatúrgico igualmente movente, que não se preocupa em responder às lacunas da fábula, compondo assim uma aporia narrativa.This article proposes a reading of the dramatic structure of Boca de Ouro (1959), written by Nelson Rodrigues, from procedures used by the author, such as non-presence and humour. In the play, the playwright highlights the volubility in the reconstitution of memory by designing three different versions of Boca de Ouro, a bicheiro from Rio de Janeiro. His image is constituted mythically as the moving narrative of its facets advances by the voice of his former mistress. In elaborating the description of the protagonist, the author establishes an equally moving dramaturgical game, which does not care to answer the gaps of the fable, thus composing a narrative aporia.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASUrdimento: Revista de Estudos em Artes CênicasRodrigues, Nélson, 1912-1980Teatro (Literatura) - Sec. XXTeatro brasileiroDrama rapsódicoDrama modernoNelson RodriguesTeatro brasileiroAporia narrativaAporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson RodriguesNarrative aporia and humour in Boca de Ouro, by Nelson Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleElen de Medeirosapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54255/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALAporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues.pdfAporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues.pdfapplication/pdf187866https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54255/2/Aporia%20narrativa%20e%20humorismo%20em%20Boca%20de%20Ouro%2c%20de%20Nelson%20Rodrigues.pdf538a68022a301f49e17145682c67ba0fMD521843/542552023-05-31 18:26:27.861oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-31T21:26:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Narrative aporia and humour in Boca de Ouro, by Nelson Rodrigues |
title |
Aporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues |
spellingShingle |
Aporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues Elen de Medeiros Drama rapsódico Drama moderno Nelson Rodrigues Teatro brasileiro Aporia narrativa Rodrigues, Nélson, 1912-1980 Teatro (Literatura) - Sec. XX Teatro brasileiro |
title_short |
Aporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues |
title_full |
Aporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues |
title_fullStr |
Aporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues |
title_full_unstemmed |
Aporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues |
title_sort |
Aporia narrativa e humorismo em Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues |
author |
Elen de Medeiros |
author_facet |
Elen de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elen de Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drama rapsódico Drama moderno Nelson Rodrigues Teatro brasileiro Aporia narrativa |
topic |
Drama rapsódico Drama moderno Nelson Rodrigues Teatro brasileiro Aporia narrativa Rodrigues, Nélson, 1912-1980 Teatro (Literatura) - Sec. XX Teatro brasileiro |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rodrigues, Nélson, 1912-1980 Teatro (Literatura) - Sec. XX Teatro brasileiro |
description |
Este artigo propõe uma leitura da estrutura dramática de Boca de Ouro (1959), de Nelson Rodrigues, a partir de procedimentos utilizados pelo autor, tais como a não-presença e o humorismo. Na peça, o dramaturgo coloca em evidência a volubilidade na reconstituição da memória ao projetar à cena três versões diferentes de Boca de Ouro, bicheiro carioca. Sua imagem se constitui miticamente à medida que avança a narrativa movente de suas facetas pela voz de sua ex-amante. Ao reelaborar a descrição do protagonista, o autor estabelece um jogo dramatúrgico igualmente movente, que não se preocupa em responder às lacunas da fábula, compondo assim uma aporia narrativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-31T21:26:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-31T21:26:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/54255 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5965/1414573103302017014 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-6958 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
url |
https://doi.org/10.5965/1414573103302017014 http://hdl.handle.net/1843/54255 https://orcid.org/0000-0003-1281-2092 |
identifier_str_mv |
2358-6958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54255/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54255/2/Aporia%20narrativa%20e%20humorismo%20em%20Boca%20de%20Ouro%2c%20de%20Nelson%20Rodrigues.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 538a68022a301f49e17145682c67ba0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589374113218560 |