Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6NLJWR |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender os significados construídos pelos alunos adultos a respeito da relação entre a História ensinada e a história vivida. A partir de dados empíricos coletados junto a alunos adultos da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, no ano de 2001, pôde-se analisar conteúdos sociais, ideológicos, subjetivos, bem como aspectos das condições materiais de suas vidas. As análises que a seguir se apresentam foram fundamentadas, dentre outros autores, em Paulo Freire, E.P. Thompson, Serge Moscovici, Jorn Rüssen e Eni Orlandi, que, além de conhecimentos de aspectos históricos e sociais da educação de adultos no Brasil, proporcionaram a construção de uma rede teórica para a leitura do material empírico, sendo possível com ele dialogar no processo de construção da interpretação dos dados. Nesse percurso, por meio dos enunciados dos sujeitos adultos, identificou-se e analisou-se uma diversidade de perspectivas a respeito das relações entre as histórias vividas e as Histórias ensinadas, o que permitiu que se esboçasse uma categorização de expressões, níveis e dimensões das consciências históricas construídas pelos sujeitos da pesquisa. Este estudo pretende contribuir para o campo da educação histórica de adultos no Brasil, no qual as pesquisas ainda são escassas, de modo especial, em relação ao processo de reorientações curriculares, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. |
id |
UFMG_f3874dcc9d037a3a1324296641eb22d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6NLJWR |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lana Mara de Castro SimanMaria das Gracas Rodrigues PaulinoMagdah Becker SoaresMaria Amelia Gomes de C GiovanettiMaria do Rosário Cunha PeixotoDéa Ribeiro FenelonJose Raimundo Lisboa da Costa2019-08-09T14:46:40Z2019-08-09T14:46:40Z2005-02-28http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6NLJWREsta pesquisa buscou compreender os significados construídos pelos alunos adultos a respeito da relação entre a História ensinada e a história vivida. A partir de dados empíricos coletados junto a alunos adultos da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, no ano de 2001, pôde-se analisar conteúdos sociais, ideológicos, subjetivos, bem como aspectos das condições materiais de suas vidas. As análises que a seguir se apresentam foram fundamentadas, dentre outros autores, em Paulo Freire, E.P. Thompson, Serge Moscovici, Jorn Rüssen e Eni Orlandi, que, além de conhecimentos de aspectos históricos e sociais da educação de adultos no Brasil, proporcionaram a construção de uma rede teórica para a leitura do material empírico, sendo possível com ele dialogar no processo de construção da interpretação dos dados. Nesse percurso, por meio dos enunciados dos sujeitos adultos, identificou-se e analisou-se uma diversidade de perspectivas a respeito das relações entre as histórias vividas e as Histórias ensinadas, o que permitiu que se esboçasse uma categorização de expressões, níveis e dimensões das consciências históricas construídas pelos sujeitos da pesquisa. Este estudo pretende contribuir para o campo da educação histórica de adultos no Brasil, no qual as pesquisas ainda são escassas, de modo especial, em relação ao processo de reorientações curriculares, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.This research aimed at reaching an understanding of the meanings constructed by adult students about the relations existing between the History which is taught and the History which is actually lived. Using the empirical data collected from adult students of the public schools of the city of Belo Horizonte during 2001, we analyzed social, ideological and subjective contents in general, as well as specific aspects Our analysis was supported, among others, by the works of Paulo Freire, E.P. Thompson, Serge Moscovici, Jorn Russen and Eni Orlandi which, besides the historical and social aspects of adult education in Brazil provided the theoretical framework for this research, allowing us to highlight our readings of the empirical data, establish a dialogue with the findings and finally interpret such data. Through the students´ statements we could identify and analyze various perspectives concerning the relation between the History which is lived and that which is taught. We were also able to propose a categorization of expressions, levels and dimensions of the historical conscience built by the subjects of the research. Our study aims at contributing to the field of the History education of adults in Brazil, where studies on the subject are scarce. Mainly it aims at contributing to the process of curricula reorientation in the context of the public schools of the city of Belo Horizonte.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHistória socialEducaçãoHistória Estudo e ensinoEducação de adultosEducação histórica de adultosEnsino-aprendizagem de história na educação de adultosRepresentações sociais da históriaEnsino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000084.pdfapplication/pdf621561https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6NLJWR/1/2000000084.pdf81b0b39dacd6690cdb705ade0ce1b692MD51TEXT2000000084.pdf.txt2000000084.pdf.txtExtracted texttext/plain305208https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6NLJWR/2/2000000084.pdf.txtfd3c1b22a10f75dbd81157be9c9dd31cMD521843/IOMS-6NLJWR2019-11-14 08:24:40.93oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6NLJWRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:24:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica |
title |
Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica |
spellingShingle |
Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica Jose Raimundo Lisboa da Costa Educação histórica de adultos Ensino-aprendizagem de história na educação de adultos Representações sociais da história História social Educação História Estudo e ensino Educação de adultos |
title_short |
Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica |
title_full |
Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica |
title_fullStr |
Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica |
title_full_unstemmed |
Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica |
title_sort |
Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica |
author |
Jose Raimundo Lisboa da Costa |
author_facet |
Jose Raimundo Lisboa da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lana Mara de Castro Siman |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Maria das Gracas Rodrigues Paulino |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Magdah Becker Soares |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Amelia Gomes de C Giovanetti |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria do Rosário Cunha Peixoto |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Déa Ribeiro Fenelon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jose Raimundo Lisboa da Costa |
contributor_str_mv |
Lana Mara de Castro Siman Maria das Gracas Rodrigues Paulino Magdah Becker Soares Maria Amelia Gomes de C Giovanetti Maria do Rosário Cunha Peixoto Déa Ribeiro Fenelon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação histórica de adultos Ensino-aprendizagem de história na educação de adultos Representações sociais da história |
topic |
Educação histórica de adultos Ensino-aprendizagem de história na educação de adultos Representações sociais da história História social Educação História Estudo e ensino Educação de adultos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
História social Educação História Estudo e ensino Educação de adultos |
description |
Esta pesquisa buscou compreender os significados construídos pelos alunos adultos a respeito da relação entre a História ensinada e a história vivida. A partir de dados empíricos coletados junto a alunos adultos da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, no ano de 2001, pôde-se analisar conteúdos sociais, ideológicos, subjetivos, bem como aspectos das condições materiais de suas vidas. As análises que a seguir se apresentam foram fundamentadas, dentre outros autores, em Paulo Freire, E.P. Thompson, Serge Moscovici, Jorn Rüssen e Eni Orlandi, que, além de conhecimentos de aspectos históricos e sociais da educação de adultos no Brasil, proporcionaram a construção de uma rede teórica para a leitura do material empírico, sendo possível com ele dialogar no processo de construção da interpretação dos dados. Nesse percurso, por meio dos enunciados dos sujeitos adultos, identificou-se e analisou-se uma diversidade de perspectivas a respeito das relações entre as histórias vividas e as Histórias ensinadas, o que permitiu que se esboçasse uma categorização de expressões, níveis e dimensões das consciências históricas construídas pelos sujeitos da pesquisa. Este estudo pretende contribuir para o campo da educação histórica de adultos no Brasil, no qual as pesquisas ainda são escassas, de modo especial, em relação ao processo de reorientações curriculares, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T14:46:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T14:46:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6NLJWR |
url |
http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6NLJWR |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6NLJWR/1/2000000084.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6NLJWR/2/2000000084.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81b0b39dacd6690cdb705ade0ce1b692 fd3c1b22a10f75dbd81157be9c9dd31c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589358897332224 |