Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jose Raimundo Lisboa da Costa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6NLJWR
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender os significados construídos pelos alunos adultos a respeito da relação entre a História ensinada e a história vivida. A partir de dados empíricos coletados junto a alunos adultos da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, no ano de 2001, pôde-se analisar conteúdos sociais, ideológicos, subjetivos, bem como aspectos das condições materiais de suas vidas. As análises que a seguir se apresentam foram fundamentadas, dentre outros autores, em Paulo Freire, E.P. Thompson, Serge Moscovici, Jorn Rüssen e Eni Orlandi, que, além de conhecimentos de aspectos históricos e sociais da educação de adultos no Brasil, proporcionaram a construção de uma rede teórica para a leitura do material empírico, sendo possível com ele dialogar no processo de construção da interpretação dos dados. Nesse percurso, por meio dos enunciados dos sujeitos adultos, identificou-se e analisou-se uma diversidade de perspectivas a respeito das relações entre as histórias vividas e as Histórias ensinadas, o que permitiu que se esboçasse uma categorização de expressões, níveis e dimensões das consciências históricas construídas pelos sujeitos da pesquisa. Este estudo pretende contribuir para o campo da educação histórica de adultos no Brasil, no qual as pesquisas ainda são escassas, de modo especial, em relação ao processo de reorientações curriculares, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.
id UFMG_f3874dcc9d037a3a1324296641eb22d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6NLJWR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lana Mara de Castro SimanMaria das Gracas Rodrigues PaulinoMagdah Becker SoaresMaria Amelia Gomes de C GiovanettiMaria do Rosário Cunha PeixotoDéa Ribeiro FenelonJose Raimundo Lisboa da Costa2019-08-09T14:46:40Z2019-08-09T14:46:40Z2005-02-28http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6NLJWREsta pesquisa buscou compreender os significados construídos pelos alunos adultos a respeito da relação entre a História ensinada e a história vivida. A partir de dados empíricos coletados junto a alunos adultos da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, no ano de 2001, pôde-se analisar conteúdos sociais, ideológicos, subjetivos, bem como aspectos das condições materiais de suas vidas. As análises que a seguir se apresentam foram fundamentadas, dentre outros autores, em Paulo Freire, E.P. Thompson, Serge Moscovici, Jorn Rüssen e Eni Orlandi, que, além de conhecimentos de aspectos históricos e sociais da educação de adultos no Brasil, proporcionaram a construção de uma rede teórica para a leitura do material empírico, sendo possível com ele dialogar no processo de construção da interpretação dos dados. Nesse percurso, por meio dos enunciados dos sujeitos adultos, identificou-se e analisou-se uma diversidade de perspectivas a respeito das relações entre as histórias vividas e as Histórias ensinadas, o que permitiu que se esboçasse uma categorização de expressões, níveis e dimensões das consciências históricas construídas pelos sujeitos da pesquisa. Este estudo pretende contribuir para o campo da educação histórica de adultos no Brasil, no qual as pesquisas ainda são escassas, de modo especial, em relação ao processo de reorientações curriculares, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.This research aimed at reaching an understanding of the meanings constructed by adult students about the relations existing between the History which is taught and the History which is actually lived. Using the empirical data collected from adult students of the public schools of the city of Belo Horizonte during 2001, we analyzed social, ideological and subjective contents in general, as well as specific aspects Our analysis was supported, among others, by the works of Paulo Freire, E.P. Thompson, Serge Moscovici, Jorn Russen and Eni Orlandi which, besides the historical and social aspects of adult education in Brazil provided the theoretical framework for this research, allowing us to highlight our readings of the empirical data, establish a dialogue with the findings and finally interpret such data. Through the students´ statements we could identify and analyze various perspectives concerning the relation between the History which is lived and that which is taught. We were also able to propose a categorization of expressions, levels and dimensions of the historical conscience built by the subjects of the research. Our study aims at contributing to the field of the History education of adults in Brazil, where studies on the subject are scarce. Mainly it aims at contributing to the process of curricula reorientation in the context of the public schools of the city of Belo Horizonte.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHistória socialEducaçãoHistória Estudo e ensinoEducação de adultosEducação histórica de adultosEnsino-aprendizagem de história na educação de adultosRepresentações sociais da históriaEnsino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000084.pdfapplication/pdf621561https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6NLJWR/1/2000000084.pdf81b0b39dacd6690cdb705ade0ce1b692MD51TEXT2000000084.pdf.txt2000000084.pdf.txtExtracted texttext/plain305208https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6NLJWR/2/2000000084.pdf.txtfd3c1b22a10f75dbd81157be9c9dd31cMD521843/IOMS-6NLJWR2019-11-14 08:24:40.93oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6NLJWRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:24:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica
title Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica
spellingShingle Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica
Jose Raimundo Lisboa da Costa
Educação histórica de adultos
Ensino-aprendizagem de história na educação de adultos
Representações sociais da história
História social
Educação
História Estudo e ensino
Educação de adultos
title_short Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica
title_full Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica
title_fullStr Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica
title_full_unstemmed Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica
title_sort Ensino de história na educação de adultos: entre o ensinado e o vivido as dimensões da consciência histórica
author Jose Raimundo Lisboa da Costa
author_facet Jose Raimundo Lisboa da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lana Mara de Castro Siman
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria das Gracas Rodrigues Paulino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Magdah Becker Soares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Amelia Gomes de C Giovanetti
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria do Rosário Cunha Peixoto
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Déa Ribeiro Fenelon
dc.contributor.author.fl_str_mv Jose Raimundo Lisboa da Costa
contributor_str_mv Lana Mara de Castro Siman
Maria das Gracas Rodrigues Paulino
Magdah Becker Soares
Maria Amelia Gomes de C Giovanetti
Maria do Rosário Cunha Peixoto
Déa Ribeiro Fenelon
dc.subject.por.fl_str_mv Educação histórica de adultos
Ensino-aprendizagem de história na educação de adultos
Representações sociais da história
topic Educação histórica de adultos
Ensino-aprendizagem de história na educação de adultos
Representações sociais da história
História social
Educação
História Estudo e ensino
Educação de adultos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv História social
Educação
História Estudo e ensino
Educação de adultos
description Esta pesquisa buscou compreender os significados construídos pelos alunos adultos a respeito da relação entre a História ensinada e a história vivida. A partir de dados empíricos coletados junto a alunos adultos da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, no ano de 2001, pôde-se analisar conteúdos sociais, ideológicos, subjetivos, bem como aspectos das condições materiais de suas vidas. As análises que a seguir se apresentam foram fundamentadas, dentre outros autores, em Paulo Freire, E.P. Thompson, Serge Moscovici, Jorn Rüssen e Eni Orlandi, que, além de conhecimentos de aspectos históricos e sociais da educação de adultos no Brasil, proporcionaram a construção de uma rede teórica para a leitura do material empírico, sendo possível com ele dialogar no processo de construção da interpretação dos dados. Nesse percurso, por meio dos enunciados dos sujeitos adultos, identificou-se e analisou-se uma diversidade de perspectivas a respeito das relações entre as histórias vividas e as Histórias ensinadas, o que permitiu que se esboçasse uma categorização de expressões, níveis e dimensões das consciências históricas construídas pelos sujeitos da pesquisa. Este estudo pretende contribuir para o campo da educação histórica de adultos no Brasil, no qual as pesquisas ainda são escassas, de modo especial, em relação ao processo de reorientações curriculares, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T14:46:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T14:46:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6NLJWR
url http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6NLJWR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6NLJWR/1/2000000084.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6NLJWR/2/2000000084.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 81b0b39dacd6690cdb705ade0ce1b692
fd3c1b22a10f75dbd81157be9c9dd31c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589358897332224