Algoritmos para atribuição de tráfego em redes de filas finitas dependentes do Estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renato de Almeida Nascimento
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ICED-8R8NB2
Resumo: Os modelos de tráfego precisam ser detalhados o suficiente para capturar as sutilezas fundamentais envolvidas. Precisam tamb´em ser simples o bastante para se enquadrarem bem em um arcabou¸co de otimização. Nesta dissertação investigamos um modelo de atribuição de tráfego de veículos, o clássico modelo do ótimo do sistema (do inglês, system optimum), baseado em filas finitas configuradas em redes. O modelo de filas utilizado representa satisfatoriamente situacoes de congestionamento, isto é, situações em que a velocidade de um usu´ario decai com o aumento do n´umero de usuários simultaneos no sistema. Obtivemos resultados com uma heurýstica do tipo evolucionária que indicaram que as atribuições de tráfego produzidas são coerentes e robustas.
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