“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n42p274 http://hdl.handle.net/1843/48855 https://orcid.org/0000-0002-8484-1282 https://orcid.org/0000-0003-2945-7592 |
Resumo: | Este artigo trata dos modos de construção do conto “O profeta”, de Samuel Rawet, a partir da leitura de algumas referências intermidiáticas. Analisam-se a epígrafe, como um procedimento antecipatório e modular do conto; as imagens que convidam à leitura de elementos picturais, como as que sintetizam a viagem do imigrante e as visões da guerra oriundas do domínio expressionista, em comparação com a obra do pintor Lasar Segall; e os cortes e a montagem que indicam procedimentos cinematográficos. Tais processos apontam, segundo esta análise, para a forma seccionada como é visto o imigrante, para a disrupção da sua figura na sociedade receptora e para a dificuldade que ele encontra de partilhar a experiência da guerra. O conto enfatizaria a impossibilidade de reconhecer a inteireza do estrangeiro na condição de imigrante por meio de recursos elípticos e sinedóquicos. |
id |
UFMG_f42d297f95780704581e349081049620 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/48855 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-01-11T13:59:19Z2023-01-11T13:59:19Z20172142274294https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n42p2742358-3428http://hdl.handle.net/1843/48855https://orcid.org/0000-0002-8484-1282https://orcid.org/0000-0003-2945-7592Este artigo trata dos modos de construção do conto “O profeta”, de Samuel Rawet, a partir da leitura de algumas referências intermidiáticas. Analisam-se a epígrafe, como um procedimento antecipatório e modular do conto; as imagens que convidam à leitura de elementos picturais, como as que sintetizam a viagem do imigrante e as visões da guerra oriundas do domínio expressionista, em comparação com a obra do pintor Lasar Segall; e os cortes e a montagem que indicam procedimentos cinematográficos. Tais processos apontam, segundo esta análise, para a forma seccionada como é visto o imigrante, para a disrupção da sua figura na sociedade receptora e para a dificuldade que ele encontra de partilhar a experiência da guerra. O conto enfatizaria a impossibilidade de reconhecer a inteireza do estrangeiro na condição de imigrante por meio de recursos elípticos e sinedóquicos.Cet article considère les modes de construction du conte intitulé “Le prophète” de Samuel Rawet a partir de certaines références intermédiatiques. L’épigraphe du conte est analysé en tant que procédure anticipatoire et modulaire. Le conte est riche en images, comme celles qui synthétisent le voyage de l’immigrant, ainsi que les visions de la guerre qui proviennent du domaine expressioniste. Dans l’article ces images sont mises en comparaison avec l’oeuvre du peintre Lasar Segall et le montage cinématographique. Ces processus imitent la forme fragmentaire par laquelle le sujet migrant est souvent perçu.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASScriptaRawet, Samuel, 1929-1984 - O profeta - Crítica e interpretaçãoIntermidialidadeArte e literaturaMigraçãoContoArtes plásticasImigraçãoIntermidialidade“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista"Le Prophète” de Samuel Rawet: cadrage narratif, coupes cinématographiques et scènes expressionnistesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n42p274Maria Isabel Edom PiresMaria Zilda Ferreira Curyapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48855/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINAL“O profeta”, de Samuel Rawet moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista.pdf“O profeta”, de Samuel Rawet moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista.pdfapplication/pdf315103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48855/2/%e2%80%9cO%20profeta%e2%80%9d%2c%20de%20Samuel%20Rawet%20moldura%20narrativa%2c%20corte%20cinematogr%c3%a1fico%20e%20cena%20expressionista.pdfbc270d6ab335cb24d659a298ce40a465MD521843/488552023-01-11 10:59:20.179oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-01-11T13:59:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
"Le Prophète” de Samuel Rawet: cadrage narratif, coupes cinématographiques et scènes expressionnistes |
title |
“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista |
spellingShingle |
“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista Maria Isabel Edom Pires Conto Artes plásticas Imigração Intermidialidade Rawet, Samuel, 1929-1984 - O profeta - Crítica e interpretação Intermidialidade Arte e literatura Migração |
title_short |
“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista |
title_full |
“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista |
title_fullStr |
“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista |
title_full_unstemmed |
“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista |
title_sort |
“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista |
author |
Maria Isabel Edom Pires |
author_facet |
Maria Isabel Edom Pires Maria Zilda Ferreira Cury |
author_role |
author |
author2 |
Maria Zilda Ferreira Cury |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Isabel Edom Pires Maria Zilda Ferreira Cury |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conto Artes plásticas Imigração Intermidialidade |
topic |
Conto Artes plásticas Imigração Intermidialidade Rawet, Samuel, 1929-1984 - O profeta - Crítica e interpretação Intermidialidade Arte e literatura Migração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rawet, Samuel, 1929-1984 - O profeta - Crítica e interpretação Intermidialidade Arte e literatura Migração |
description |
Este artigo trata dos modos de construção do conto “O profeta”, de Samuel Rawet, a partir da leitura de algumas referências intermidiáticas. Analisam-se a epígrafe, como um procedimento antecipatório e modular do conto; as imagens que convidam à leitura de elementos picturais, como as que sintetizam a viagem do imigrante e as visões da guerra oriundas do domínio expressionista, em comparação com a obra do pintor Lasar Segall; e os cortes e a montagem que indicam procedimentos cinematográficos. Tais processos apontam, segundo esta análise, para a forma seccionada como é visto o imigrante, para a disrupção da sua figura na sociedade receptora e para a dificuldade que ele encontra de partilhar a experiência da guerra. O conto enfatizaria a impossibilidade de reconhecer a inteireza do estrangeiro na condição de imigrante por meio de recursos elípticos e sinedóquicos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-11T13:59:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-11T13:59:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/48855 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n42p274 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-3428 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8484-1282 https://orcid.org/0000-0003-2945-7592 |
url |
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n42p274 http://hdl.handle.net/1843/48855 https://orcid.org/0000-0002-8484-1282 https://orcid.org/0000-0003-2945-7592 |
identifier_str_mv |
2358-3428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Scripta |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48855/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48855/2/%e2%80%9cO%20profeta%e2%80%9d%2c%20de%20Samuel%20Rawet%20moldura%20narrativa%2c%20corte%20cinematogr%c3%a1fico%20e%20cena%20expressionista.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 bc270d6ab335cb24d659a298ce40a465 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589143392944128 |