“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Isabel Edom Pires
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maria Zilda Ferreira Cury
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n42p274
http://hdl.handle.net/1843/48855
https://orcid.org/0000-0002-8484-1282
https://orcid.org/0000-0003-2945-7592
Resumo: Este artigo trata dos modos de construção do conto “O profeta”, de Samuel Rawet, a partir da leitura de algumas referências intermidiáticas. Analisam-se a epígrafe, como um procedimento antecipatório e modular do conto; as imagens que convidam à leitura de elementos picturais, como as que sintetizam a viagem do imigrante e as visões da guerra oriundas do domínio expressionista, em comparação com a obra do pintor Lasar Segall; e os cortes e a montagem que indicam procedimentos cinematográficos. Tais processos apontam, segundo esta análise, para a forma seccionada como é visto o imigrante, para a disrupção da sua figura na sociedade receptora e para a dificuldade que ele encontra de partilhar a experiência da guerra. O conto enfatizaria a impossibilidade de reconhecer a inteireza do estrangeiro na condição de imigrante por meio de recursos elípticos e sinedóquicos.
id UFMG_f42d297f95780704581e349081049620
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48855
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-01-11T13:59:19Z2023-01-11T13:59:19Z20172142274294https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n42p2742358-3428http://hdl.handle.net/1843/48855https://orcid.org/0000-0002-8484-1282https://orcid.org/0000-0003-2945-7592Este artigo trata dos modos de construção do conto “O profeta”, de Samuel Rawet, a partir da leitura de algumas referências intermidiáticas. Analisam-se a epígrafe, como um procedimento antecipatório e modular do conto; as imagens que convidam à leitura de elementos picturais, como as que sintetizam a viagem do imigrante e as visões da guerra oriundas do domínio expressionista, em comparação com a obra do pintor Lasar Segall; e os cortes e a montagem que indicam procedimentos cinematográficos. Tais processos apontam, segundo esta análise, para a forma seccionada como é visto o imigrante, para a disrupção da sua figura na sociedade receptora e para a dificuldade que ele encontra de partilhar a experiência da guerra. O conto enfatizaria a impossibilidade de reconhecer a inteireza do estrangeiro na condição de imigrante por meio de recursos elípticos e sinedóquicos.Cet article considère les modes de construction du conte intitulé “Le prophète” de Samuel Rawet a partir de certaines références intermédiatiques. L’épigraphe du conte est analysé en tant que procédure anticipatoire et modulaire. Le conte est riche en images, comme celles qui synthétisent le voyage de l’immigrant, ainsi que les visions de la guerre qui proviennent du domaine expressioniste. Dans l’article ces images sont mises en comparaison avec l’oeuvre du peintre Lasar Segall et le montage cinématographique. Ces processus imitent la forme fragmentaire par laquelle le sujet migrant est souvent perçu.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASScriptaRawet, Samuel, 1929-1984 - O profeta - Crítica e interpretaçãoIntermidialidadeArte e literaturaMigraçãoContoArtes plásticasImigraçãoIntermidialidade“O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista"Le Prophète” de Samuel Rawet: cadrage narratif, coupes cinématographiques et scènes expressionnistesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n42p274Maria Isabel Edom PiresMaria Zilda Ferreira Curyapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48855/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINAL“O profeta”, de Samuel Rawet moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista.pdf“O profeta”, de Samuel Rawet moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista.pdfapplication/pdf315103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48855/2/%e2%80%9cO%20profeta%e2%80%9d%2c%20de%20Samuel%20Rawet%20moldura%20narrativa%2c%20corte%20cinematogr%c3%a1fico%20e%20cena%20expressionista.pdfbc270d6ab335cb24d659a298ce40a465MD521843/488552023-01-11 10:59:20.179oai:repositorio.ufmg.br:1843/48855TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-01-11T13:59:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "Le Prophète” de Samuel Rawet: cadrage narratif, coupes cinématographiques et scènes expressionnistes
title “O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista
spellingShingle “O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista
Maria Isabel Edom Pires
Conto
Artes plásticas
Imigração
Intermidialidade
Rawet, Samuel, 1929-1984 - O profeta - Crítica e interpretação
Intermidialidade
Arte e literatura
Migração
title_short “O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista
title_full “O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista
title_fullStr “O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista
title_full_unstemmed “O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista
title_sort “O profeta”, de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e cena expressionista
author Maria Isabel Edom Pires
author_facet Maria Isabel Edom Pires
Maria Zilda Ferreira Cury
author_role author
author2 Maria Zilda Ferreira Cury
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Isabel Edom Pires
Maria Zilda Ferreira Cury
dc.subject.por.fl_str_mv Conto
Artes plásticas
Imigração
Intermidialidade
topic Conto
Artes plásticas
Imigração
Intermidialidade
Rawet, Samuel, 1929-1984 - O profeta - Crítica e interpretação
Intermidialidade
Arte e literatura
Migração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rawet, Samuel, 1929-1984 - O profeta - Crítica e interpretação
Intermidialidade
Arte e literatura
Migração
description Este artigo trata dos modos de construção do conto “O profeta”, de Samuel Rawet, a partir da leitura de algumas referências intermidiáticas. Analisam-se a epígrafe, como um procedimento antecipatório e modular do conto; as imagens que convidam à leitura de elementos picturais, como as que sintetizam a viagem do imigrante e as visões da guerra oriundas do domínio expressionista, em comparação com a obra do pintor Lasar Segall; e os cortes e a montagem que indicam procedimentos cinematográficos. Tais processos apontam, segundo esta análise, para a forma seccionada como é visto o imigrante, para a disrupção da sua figura na sociedade receptora e para a dificuldade que ele encontra de partilhar a experiência da guerra. O conto enfatizaria a impossibilidade de reconhecer a inteireza do estrangeiro na condição de imigrante por meio de recursos elípticos e sinedóquicos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-11T13:59:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-11T13:59:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48855
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n42p274
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-3428
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8484-1282
https://orcid.org/0000-0003-2945-7592
url https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n42p274
http://hdl.handle.net/1843/48855
https://orcid.org/0000-0002-8484-1282
https://orcid.org/0000-0003-2945-7592
identifier_str_mv 2358-3428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Scripta
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48855/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48855/2/%e2%80%9cO%20profeta%e2%80%9d%2c%20de%20Samuel%20Rawet%20moldura%20narrativa%2c%20corte%20cinematogr%c3%a1fico%20e%20cena%20expressionista.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bc270d6ab335cb24d659a298ce40a465
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589143392944128