Processo para aquisição de produtos e serviços de software para administração pública do Estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gisele Silva Cardoso
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RVMR-6TJQEU
Resumo: O trabalho aqui apresentado foi iniciado para atender a uma solicitação da SEPLAG-MG (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão) de um estudo para orientar a contratação de produtos e serviços de software por órgãos do Estado de Minas Gerais. Desse modo, o objetivo almejado foi o desenvolvimento de um processo para dar suporte aos órgãos públicos na aquisição de produtos ou serviços de software. O processo abrange o apoio à geração dos itens do Edital de licitação e a orientação no controle e monitoração da contratação e na manutenção do produto adquirido.Como parte da metodologia para desenvolvimento do processo, foi necessário inicialmente determinar como o Estado adquire seus produtos e serviços de software atualmente. Isso foi realizado por meio de entrevistas com os gestores de TI dos órgãos do Estado que mais adquirem. Foi obtido um levantamento das melhores práticas executadas nos órgãos avaliados, analisadas à luz da literatura especializada, e dos principais problemas enfrentados pelos órgãos em um procedimento de aquisição de software.Além disso, como uma alternativa para os critérios de seleção de fornecedores utilizados atualmente, foi realizado um mapeamento da maturidade dos processos de desenvolvimento de software das empresas fornecedoras de software do Estado. Na obtenção desse mapa, foi utilizado um questionário baseado no CMMI nível 2 para o levantamento, a partir de uma amostra representativa, dentre o universo de empresas. Como resultado, há uma comparação entre o desempenho geral e por área de processo para as empresas no modelo de maturidade escolhido (CMMI nível 2), assim como uma comparação por porte e por área de atuação.Finalmente, outro resultado importante aqui relatado, foi o desenvolvimento de um processo de Aquisição de produtos e serviços de TI (PrATIco), que propõe um procedimento para a aquisição de software no ambiente da Administração Pública.
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