A família e o fenômeno do absenteísmo discente no ensino fundamental em uma escola municipal de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberta Andrade e Barros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHPQ
Resumo: Esta dissertação se insere no campo de estudos da Sociologia da Educação, mais especificamente na área da relação da família das camadas populares com a escolarização de seus filhos. A proposta deste trabalho é investigar a infrequência escolar: de que maneira a família influencia o absenteísmo escolar de seus filhos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete estudantes e cinco familiares do 6º e do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte, a pesquisa de campo ocorreu no mês de maio de 2012. A escolha dos estudantes se deu pelo fato de todos terem sido retidos por infrequência em 2011 e por estarem matriculados nessa mesma instituição escolar no ano seguinte ao da reprovação. As perguntas das entrevistas abordaram, entre outros temas, o envolvimento familiar na escolarização dos estudantes, o valor da escola para a família, a reação familiar e escolar ao absenteísmo dos estudantes e os motivos que levam os estudantes a faltar às aulas. Os resultados revelaram que a família pode ser um dos fatores determinantes da infrequência escolar de seus filhos, principalmente pelas formas de autoridade típicas das camadas populares, por suas disposições temporais, pelo valor que atribui à escola e pelo envolvimento que tem na escolarização dos filhos. É importante ressaltar que essa conclusão não culpabiliza as famílias pelo absenteísmo escolar dos adolescentes, mas revela dificuldades dessas famílias em investir na escolarização de seus filhos.
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