Competente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gyna Avila Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFV7
Resumo: Este trabalho possui como objeto de estudo a trajetória profissional da professora Lúcia Joviano, tomando como eixo a sua contribuição na constituição da cadeira de Gymnastica/educação physica na formação de professores na Escola Normal Modelo da Capital (Belo Horizonte) e na Escola Normal do Distrito Federal (Rio de Janeiro). Para o início da análise tomou-se o ano de 1910, data em que a Lucia Joviano se submete ao exame de admissão para ingresso como normalista na Escola Normal Modelo da Capital. O marco final desse estudo foi definido no ano de 1932, quando a Escola Normal do Distrito Federal foi transformada em Escola de Professores, incorporando também as Escolas Primárias e Secundárias e o Jardim de Infância. Esse movimento instaurou o chamado Instituto de Educação do Rio de Janeiro, direcionando novos rumos para a formação de professores e, consequentemente, novas organizações para a Gymnastica/educação physica. Duas hipóteses conduzem a narrativa, a primeira sugere que o repertório acessado por Lucia Joviano informou e qualificou a sua atuação como docente na formação de professores, acreditando que a professora acessou um determinado conjunto de informações e ideias advindas de sua rede de sociabilidade. Com um trânsito intenso nos ambientes esportivo e educacional, a famlia Joviano possibilitou um espaço de circulação de ideias, de comportamentos e de entendimentos sobre escola e práticas athleticas. Munida desse repertório, Lucia Joviano proporcionou alterações nos saberes pertencentes à cadeira de Gymnastica/Educação Physica no ensino normal, assertiva que caracteriza a segunda hipótese desse estudo. A trajetória de Lucia Joviano, influenciada por uma rede de sociabilidade intensa, tanto no âmbito educacional quanto no esportivo, legitimou a construção de um fazer docente que respondia às demandas da gymnastica/educação physica.
id UFMG_f53bfcceef833f379054263996f7fbc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EFFV7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Andrea MorenoCecilia Vieira do NascimentoTarcisio Mauro VagoGyna Avila Fernandes2019-08-13T11:37:32Z2019-08-13T11:37:32Z2013-08-23http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFV7Este trabalho possui como objeto de estudo a trajetória profissional da professora Lúcia Joviano, tomando como eixo a sua contribuição na constituição da cadeira de Gymnastica/educação physica na formação de professores na Escola Normal Modelo da Capital (Belo Horizonte) e na Escola Normal do Distrito Federal (Rio de Janeiro). Para o início da análise tomou-se o ano de 1910, data em que a Lucia Joviano se submete ao exame de admissão para ingresso como normalista na Escola Normal Modelo da Capital. O marco final desse estudo foi definido no ano de 1932, quando a Escola Normal do Distrito Federal foi transformada em Escola de Professores, incorporando também as Escolas Primárias e Secundárias e o Jardim de Infância. Esse movimento instaurou o chamado Instituto de Educação do Rio de Janeiro, direcionando novos rumos para a formação de professores e, consequentemente, novas organizações para a Gymnastica/educação physica. Duas hipóteses conduzem a narrativa, a primeira sugere que o repertório acessado por Lucia Joviano informou e qualificou a sua atuação como docente na formação de professores, acreditando que a professora acessou um determinado conjunto de informações e ideias advindas de sua rede de sociabilidade. Com um trânsito intenso nos ambientes esportivo e educacional, a famlia Joviano possibilitou um espaço de circulação de ideias, de comportamentos e de entendimentos sobre escola e práticas athleticas. Munida desse repertório, Lucia Joviano proporcionou alterações nos saberes pertencentes à cadeira de Gymnastica/Educação Physica no ensino normal, assertiva que caracteriza a segunda hipótese desse estudo. A trajetória de Lucia Joviano, influenciada por uma rede de sociabilidade intensa, tanto no âmbito educacional quanto no esportivo, legitimou a construção de um fazer docente que respondia às demandas da gymnastica/educação physica.This paper has as its object of study the Lucia Joviano teacher's professional trajectory, taking as axis their contribution in the constitution of the professorship Gymnastica/physical education on the teacher formation at Normal School the Capital Model (Belo Horizonte) and the Normal School of Distrito Federal (Rio de Janeiro). For the beginner of analysis it took the year 1910, when the Lucia Joviano had submitted to the admission examination to entrance in the Normal School Capital Model as a student. The final mark of this study was defined in 1932, when the Normal School of the Federal District was transformed in Teachers School, which incorporated the Primary and Secondary Schools and Kindergarten. This movement established the Institute of Education of Rio de Janeiro, which directed new directions for teacher formation and, consequently, new organizations to Gymnastica/physical education. Two hypotheses lead the narrative, the first suggests that the repertoire accessed by Lucia Joviano reported and qualified her performance as a teacher in teacher formation, we believe that the teacher accessed a particular set of information and ideas that come from their network of sociability. With a heavy traffic in the sports and education ambiences, the Jovianos family permitted a space for circulation of ideas, behaviors and understandings about the School and athletic practices. Equipped by this repertoire, Lucia Joviano provided changes in knowledge belonging to the professorship Gymnastica/Physical Education at Normal Education, assertive that characterizes the second hypothesis of this study. The trajectory of Lucia Joviano influenced by a intense network of sociability, in both educational and in sports ambiences, legitimized a construction of one make teaching that responded to the demands of Gymnastica / physical education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação  HistoriaEnsino normal  História Educação fisica  HistoriaEscolas normais  História  Lúcia JovianoGymnasticaEnsino normalCompetente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgyna___disserta__o___revisada___imprimir.pdfapplication/pdf1473470https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EFFV7/1/gyna___disserta__o___revisada___imprimir.pdfa9572897caf5646c076c48f8416f31ebMD51TEXTgyna___disserta__o___revisada___imprimir.pdf.txtgyna___disserta__o___revisada___imprimir.pdf.txtExtracted texttext/plain284707https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EFFV7/2/gyna___disserta__o___revisada___imprimir.pdf.txt6d667fe61fe0365a02a462c692bbd8f3MD521843/BUBD-9EFFV72019-11-14 22:48:25.837oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EFFV7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:48:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)
title Competente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)
spellingShingle Competente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)
Gyna Avila Fernandes
Lúcia Joviano
Gymnastica
Ensino normal
Educação  Historia
Ensino normal  História 
Educação fisica  Historia
Escolas normais  História  
title_short Competente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)
title_full Competente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)
title_fullStr Competente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)
title_full_unstemmed Competente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)
title_sort Competente sportswoman e dedicada professora: Lúcia Joviano e a gymnastica no ensino normal (1910-1932)
author Gyna Avila Fernandes
author_facet Gyna Avila Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrea Moreno
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cecilia Vieira do Nascimento
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tarcisio Mauro Vago
dc.contributor.author.fl_str_mv Gyna Avila Fernandes
contributor_str_mv Andrea Moreno
Cecilia Vieira do Nascimento
Tarcisio Mauro Vago
dc.subject.por.fl_str_mv Lúcia Joviano
Gymnastica
Ensino normal
topic Lúcia Joviano
Gymnastica
Ensino normal
Educação  Historia
Ensino normal  História 
Educação fisica  Historia
Escolas normais  História  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação  Historia
Ensino normal  História 
Educação fisica  Historia
Escolas normais  História  
description Este trabalho possui como objeto de estudo a trajetória profissional da professora Lúcia Joviano, tomando como eixo a sua contribuição na constituição da cadeira de Gymnastica/educação physica na formação de professores na Escola Normal Modelo da Capital (Belo Horizonte) e na Escola Normal do Distrito Federal (Rio de Janeiro). Para o início da análise tomou-se o ano de 1910, data em que a Lucia Joviano se submete ao exame de admissão para ingresso como normalista na Escola Normal Modelo da Capital. O marco final desse estudo foi definido no ano de 1932, quando a Escola Normal do Distrito Federal foi transformada em Escola de Professores, incorporando também as Escolas Primárias e Secundárias e o Jardim de Infância. Esse movimento instaurou o chamado Instituto de Educação do Rio de Janeiro, direcionando novos rumos para a formação de professores e, consequentemente, novas organizações para a Gymnastica/educação physica. Duas hipóteses conduzem a narrativa, a primeira sugere que o repertório acessado por Lucia Joviano informou e qualificou a sua atuação como docente na formação de professores, acreditando que a professora acessou um determinado conjunto de informações e ideias advindas de sua rede de sociabilidade. Com um trânsito intenso nos ambientes esportivo e educacional, a famlia Joviano possibilitou um espaço de circulação de ideias, de comportamentos e de entendimentos sobre escola e práticas athleticas. Munida desse repertório, Lucia Joviano proporcionou alterações nos saberes pertencentes à cadeira de Gymnastica/Educação Physica no ensino normal, assertiva que caracteriza a segunda hipótese desse estudo. A trajetória de Lucia Joviano, influenciada por uma rede de sociabilidade intensa, tanto no âmbito educacional quanto no esportivo, legitimou a construção de um fazer docente que respondia às demandas da gymnastica/educação physica.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T11:37:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T11:37:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFV7
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFV7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EFFV7/1/gyna___disserta__o___revisada___imprimir.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EFFV7/2/gyna___disserta__o___revisada___imprimir.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a9572897caf5646c076c48f8416f31eb
6d667fe61fe0365a02a462c692bbd8f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676912043491328