#Attack on Titan: engajamento transmidiático em comunidades de fãs no Tumblr

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitória Barros de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5FMHE
Resumo: A produção japonesa Attack on Titan figurou entre os assuntos mais comentados na rede do Tumblr no ano de 2017, de acordo com a página Fandometrics. Incentivados pela exibição da segunda temporada, nos meses de abril a junho de 2017, os fãs produziram intensamente conteúdos, como fanfics, fanarts, cosplays, gifsets e edits que circularam na rede formada pelo fandom. A pesquisa se volta para o fandom de Attack on Titan no Tumblr e se delineia em torno da seguinte indagação: como se configura o engajamento, via hashtags, do fandom de Attack on Titan no Tumblr e de que modo as produções colaborativas realizadas pelas comunidades de interesse nesse ambiente midiático revelam especificidades do processo de engajamento transmidiático? O objetivo geral é investigar especificidades das comunidades de interesse de Attack on Titan no Tumblr a partir da análise da dinâmica de engajamento, via hashtags, nesse universo narrativo transmidiático. O engajamento, em grupos que ativamente produzem conteúdo, remete à ideia de produção, diálogo e investigação, buscando incrementar a circulação de conteúdos coletivamente produzidos entre a comunidade e até fora dela. A perspectiva metodológica se baseia nos sete princípios da narrativa transmídia propostos por Jenkins (2010) relacionados ao rastreamento de hashtags que vinculam conteúdos de Attack on Titan no Tumblr, por meio da ferramenta Tumblr Tool. Esta ferramenta gera uma tabela contendo informações sobre a rede coletada, como data da postagem, conteúdo e interações geradas. Por meio desse procedimento, foi possível observar os membros mais ativos desse fandom na rede e também quais as principais hashtags usadas. Nas 64434 postagens e 78373 hashtags coletadas há prevalência das postagens identificadas com #aot, #snk #Attack on Titan e #shingeki no kyojin. O uso coletivo destas hahstags demonstra empenho em tornar os conteúdos a elas vinculados no universo narrativo de Attack on Titan. Observou-se que a rede investigada no Tumblr é predominantemente imagética, sendo que 52% das postagens são exclusivamente compostas por imagens/ilustrações. Identificou-se também os fãs mais ativos nessa comunidade, os quais se comunicam predominantemente por meio de seus avatares e URLs. Observou-se que as produções de fãs mais destacadas, fanfics, spoilers, fanarts, edits, memes, cosplay, ships, buscam comunicar interesses similares, configurando extensões que, não raro, diferem da narrativa cânone, como é o caso de casais inexistentes na trama original ou continuidade de narrativas acerca de personagens que morrem na trama original. A essa atividade altamente produtiva do fandom em torno de seus interesses, a despeito da trama original, denominamos engajamento transmídia. Trata-se de fãs que assumem o papel de co-criadores da trama que consomem, a despeito da narrativa cânone, embora motivados por ela. As hashtags cumprem relevante papel nesse processo, uma vez que agregam interesses em comum e se tornam elo mediador dos fragmentos de narrativa coletivamente produzidos.
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O objetivo geral é investigar especificidades das comunidades de interesse de Attack on Titan no Tumblr a partir da análise da dinâmica de engajamento, via hashtags, nesse universo narrativo transmidiático. O engajamento, em grupos que ativamente produzem conteúdo, remete à ideia de produção, diálogo e investigação, buscando incrementar a circulação de conteúdos coletivamente produzidos entre a comunidade e até fora dela. A perspectiva metodológica se baseia nos sete princípios da narrativa transmídia propostos por Jenkins (2010) relacionados ao rastreamento de hashtags que vinculam conteúdos de Attack on Titan no Tumblr, por meio da ferramenta Tumblr Tool. Esta ferramenta gera uma tabela contendo informações sobre a rede coletada, como data da postagem, conteúdo e interações geradas. Por meio desse procedimento, foi possível observar os membros mais ativos desse fandom na rede e também quais as principais hashtags usadas. Nas 64434 postagens e 78373 hashtags coletadas há prevalência das postagens identificadas com #aot, #snk #Attack on Titan e #shingeki no kyojin. O uso coletivo destas hahstags demonstra empenho em tornar os conteúdos a elas vinculados no universo narrativo de Attack on Titan. Observou-se que a rede investigada no Tumblr é predominantemente imagética, sendo que 52% das postagens são exclusivamente compostas por imagens/ilustrações. Identificou-se também os fãs mais ativos nessa comunidade, os quais se comunicam predominantemente por meio de seus avatares e URLs. Observou-se que as produções de fãs mais destacadas, fanfics, spoilers, fanarts, edits, memes, cosplay, ships, buscam comunicar interesses similares, configurando extensões que, não raro, diferem da narrativa cânone, como é o caso de casais inexistentes na trama original ou continuidade de narrativas acerca de personagens que morrem na trama original. A essa atividade altamente produtiva do fandom em torno de seus interesses, a despeito da trama original, denominamos engajamento transmídia. Trata-se de fãs que assumem o papel de co-criadores da trama que consomem, a despeito da narrativa cânone, embora motivados por ela. As hashtags cumprem relevante papel nesse processo, uma vez que agregam interesses em comum e se tornam elo mediador dos fragmentos de narrativa coletivamente produzidos.The Japanese production Attack on Titan was among the most talked about subjects on Tumblr network in the year of 2017, according to Fandometrics page. Encouraged by the release of the second season, between April and June 2017, fans have intensely produced content such as fanfics, fanarts, cosplays, gifsets and edits that circulated on the fandom network. The research turns to the fandom of Attack on Titan in Tumblr and based around the following question: how is configured the engagement, via hashtags, of Attack on Titans fandom on Tumblr and how the collaborative productions carried out by their communities of interest reveal specificities of the process of transmedia engagement in this environment? The general objective is to investigate specificities of the communities of interest of Attack on Titan in Tumblr from the analysis of the dynamics of engagement, via hashtags, in this transmedia narrative universe. Engagement, in groups that actively produce content, refers to the idea of production, dialogue and research, so that it circulates between and beyond the community. Based on the seven principles of the transmedia narrative proposed by Jenkins (2010), the methodological perspective is based on automatic tracking of hashtags related to Attack on Titan on Tumblr, through the tool Tumblr Tool, which generates a table containing information about the collected network, such as date, content, and how many interactions were generated. Through this procedure it was possible to observe the most active members of this fandom in the network and also the main hashtags used. Within the 64434 posts and 78,373 hashtags collected, there is a prevalence of posts identified by #aot, #snk #Attack on Titan, and #shingeki no kyojin. The use of these hahstags demonstrates commitment to make the contents associated with them in the narrative universe of Attack on Titan on Tumblr. It has been observed, through these hashtags, that the network investigated on Tumblr is predominantly characterized by the use of images, with 52% of the posts being exclusively composed by images / illustrations. We have also identified the most active fans in this community, who communicate predominantly through their avatars and URLs. It is concluded that fanfics, fanfics, spoilers, fanarts, edits, memes, cosplay, ships, seek to communicate similar interests, configuring extensions that often differ from the canon narrative, as is the case of non-existent couples in the original plot or continuity of narratives about characters who die in the original plot. This highly productive activity of fandom around its interests, in spite of the original plot, is called transmedia engagement. Its fans assumes the role of co-creators of the plot they consume, despite the narrative canon, although motivated by it. The hashtags play a relevant role in this process, since they put together in common interests and become the mediator of the collectively produced narrative fragmentsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGRedes sociais on-lineComunicaçãoInternetHashtagEngajamentoAttack on TitanFandomTumblrTransmidia#Attack on Titan: engajamento transmidiático em comunidades de fãs no Tumblrinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALattackontitan_vitoria_barros_de_oliveira.pdfapplication/pdf3745185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5FMHE/1/attackontitan_vitoria_barros_de_oliveira.pdf00bac32fb4eb5eb72a1ed289e0a9806eMD51TEXTattackontitan_vitoria_barros_de_oliveira.pdf.txtattackontitan_vitoria_barros_de_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain232819https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5FMHE/2/attackontitan_vitoria_barros_de_oliveira.pdf.txte6da9206387846b652980abdc703b710MD521843/BUOS-B5FMHE2019-11-14 15:46:50.59oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B5FMHERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:46:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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