A dinâmica transmídia do meme Slender Man no Tumblr : circulação e transformação de sentidos na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alice de Freitas Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/38058
Resumo: Esta pesquisa investiga o fenômeno Slender Man, personagem originado em um fórum na web em 2009, que se expandiu por diversas plataformas on-line, principalmente por meio da produção textual de usuários em rede, e atingiu tamanha popularidade na internet que foi apropriado pelas mídias de massa. Consideramos Slender Man como um meme de internet cuja expansão por diferentes plataformas configura uma dinâmica transmídia, a qual vemos como uma expressão tangível da semiose deste meme. Devido à importância dos fãs de Slender Man neste processo, o Tumblr, plataforma conhecida por hospedar intensa atividade de comunidades de fãs, foi escolhido como lócus de investigação. Buscamos compreender como se configura a dinâmica transmídia do meme Slender Man e de que modo esta narrativa se expande pela ação coletiva no Tumblr. O corpus empírico, composto por 141 postagens marcadas com a tag “slenderman”, realizadas na referida plataforma entre agosto de 2010 e junho de 2020, foi obtido com o auxílio da ferramenta Tumblr Tool e os conceitos de meme de internet e dinâmica transmídia, compreendidos pelo prisma da semiótica peirceana, nortearam as análises. Os esforços analíticos tiveram início com a identificação de referências a diferentes narrativas, pertencentes ou não ao universo específico de Slender Man, no corpus empírico. Este movimento culminou na produção de nuvens de sentidos, que exibem as redes de significados proliferadas em torno de Slender Man no período investigado. Verificamos, através delas, intenso cruzamento de universos narrativos, prática conhecida como crossover, que é indicativa do envolvimento dos usuários em múltiplas comunidades de fãs. Avançamos para a caracterização dos modos de engajamento envolvidos na expansão de Slender Man, através da identificação da rede de interpretantes emocional, energético e lógico, conforme abordagem da semiótica peirceana. Identificamos a predominância do engajamento afetivo, relacionado ao interpretante emocional, na expansão de Slender Man no Tumblr. Tal engajamento se manifesta em ações de postagem e compartilhamento, que demandam elaborações intelectuais dos usuários, aspectos referentes, respectivamente, aos interpretantes energético e lógico. A articulação entre estes três modos do interpretante materializa os processos de significação dos usuários em ações de comunicação, através de múltiplas plataformas, caracterizando dinâmica transmídia, a qual buscamos descrever através dos sete princípios da narrativa transmídia. Identificamos manifestações de todos os princípios em nosso corpus empírico, porém encontramos obstáculos relacionados ao foco desta abordagem em estratégias comerciais de produção e distribuição de narrativas. Assim, consideramos que mais estudos sobre objetos semelhantes a Slender Man podem auxiliar na sistematização e atualização destes princípios, de modo a estender sua abrangência a fenômenos transmidiáticos não provenientes da indústria de entretenimento tradicional.
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Buscamos compreender como se configura a dinâmica transmídia do meme Slender Man e de que modo esta narrativa se expande pela ação coletiva no Tumblr. O corpus empírico, composto por 141 postagens marcadas com a tag “slenderman”, realizadas na referida plataforma entre agosto de 2010 e junho de 2020, foi obtido com o auxílio da ferramenta Tumblr Tool e os conceitos de meme de internet e dinâmica transmídia, compreendidos pelo prisma da semiótica peirceana, nortearam as análises. Os esforços analíticos tiveram início com a identificação de referências a diferentes narrativas, pertencentes ou não ao universo específico de Slender Man, no corpus empírico. Este movimento culminou na produção de nuvens de sentidos, que exibem as redes de significados proliferadas em torno de Slender Man no período investigado. Verificamos, através delas, intenso cruzamento de universos narrativos, prática conhecida como crossover, que é indicativa do envolvimento dos usuários em múltiplas comunidades de fãs. Avançamos para a caracterização dos modos de engajamento envolvidos na expansão de Slender Man, através da identificação da rede de interpretantes emocional, energético e lógico, conforme abordagem da semiótica peirceana. Identificamos a predominância do engajamento afetivo, relacionado ao interpretante emocional, na expansão de Slender Man no Tumblr. Tal engajamento se manifesta em ações de postagem e compartilhamento, que demandam elaborações intelectuais dos usuários, aspectos referentes, respectivamente, aos interpretantes energético e lógico. A articulação entre estes três modos do interpretante materializa os processos de significação dos usuários em ações de comunicação, através de múltiplas plataformas, caracterizando dinâmica transmídia, a qual buscamos descrever através dos sete princípios da narrativa transmídia. Identificamos manifestações de todos os princípios em nosso corpus empírico, porém encontramos obstáculos relacionados ao foco desta abordagem em estratégias comerciais de produção e distribuição de narrativas. Assim, consideramos que mais estudos sobre objetos semelhantes a Slender Man podem auxiliar na sistematização e atualização destes princípios, de modo a estender sua abrangência a fenômenos transmidiáticos não provenientes da indústria de entretenimento tradicional.This research investigates the Slender Man phenomenon, a character who was born in a forum on the web in 2009, has expanded through several online platforms, mainly through the textual production of networked users, and reached such popularity on the internet that it got appropriated by mass media. We consider Slender Man to be an internet meme whose expansion throughout different platforms configures a transmedia dynamic, which we see as a tangible expression of this meme’s semiosis. Due to the importance of Slender Man’s fans in this process, Tumblr, a platform known for hosting intense activity of fan communities, was selected as the research locus. We seek to understand how the transmedia dynamic of the Slender Man meme is configured and how this narrative is expanded by collective action on Tumblr. The empirical corpus, composed by 141 posts tagged with the term “slenderman”, published in the platform between August 2010 and June 2020, was obtained with the help of Tumblr Tool, and the concepts of internet meme and transmedia dynamic, understood through the lens of peircean semiotics, guided our analysis. The analytical efforts started with the identification of references to different narratives, that belong or not in the Slender Man specific universe, in our empirical corpus. This movement culminated in the production of “meaning clouds”, that show the meaning networks that proliferated around Slender Man throughout the investigated period. We verified, through them, an intense crossing of different narrative universes, a practice known as crossover, which is a sign of users’ involvement in multiple fan communities. We moved forward to the characterization of the modes of engagement involved in Slender Man’s expansion, through the identification of the network of emotional, energetic and logical interpretants, according to the peircean semiotics approach. We identified the prominence of the affective engagement, related to the emotional interpretant, in the expansion of Slender Man on Tumblr. Such engagement manifests itself in actions of posting and sharing, which demand intellectual elaborations from the users, aspects that refer, respectively, to the energetic and logical interpretants. The articulation of these three modes of the interpretant materializes the users processes of signification in actions of communication throughout multiple platforms, characterizing a transmedia dynamic, one which we seeked to describe using the seven principles of transmedia storytelling. We have identified manifestations of all the principles in our empirical corpus, however, we have encountered obstacles related to the focus of this approach on commercial narrative production and distribution strategies. Thus, we consider that further studies on objects similar to Slender Man can help systematize and update these principles, to extend their scope to transmedia phenomena that do not come from the traditional entertainment industry.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALSlender ManMeme de internetFandomDinâmica transmídiaSemioseA dinâmica transmídia do meme Slender Man no Tumblr : circulação e transformação de sentidos na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA dinâmica transmídia do meme Slender Man no Tumblr - circulação e transformação de sentidos na internet.pdfA dinâmica transmídia do meme Slender Man no Tumblr - circulação e transformação de sentidos na internet.pdfapplication/pdf5768274https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38058/1/A%20din%c3%a2mica%20transm%c3%addia%20do%20meme%20Slender%20Man%20no%20Tumblr%20-%20circula%c3%a7%c3%a3o%20e%20transforma%c3%a7%c3%a3o%20de%20sentidos%20na%20internet.pdf39d974771bb68bdba6b74538ed83bd55MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38058/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/380582021-09-17 07:54:48.785oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-09-17T10:54:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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