Customer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Barreto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ricardo Silveira Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54956
Resumo: Este estudo procurou contribuir para as discussões sobre o suposto paradoxo entre flexibilidade e custos no âmbito da estratégia e da gestão das operações de serviços, abordando a variabilidade originada na participação do cliente nas operações de serviços profissionais. Através de um estudo multicasos em quatro organizações de serviços profissionais, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, foram identificadas quatro principais fontes de variabilidade, a saber: a chegada do cliente, o diagnóstico das necessidades, a produção e implementação da solução e a análise de valor da entrega. Concluiu-se que as empresas de serviços profissionais priorizam a participação do cliente, e isso implica acomodarem a variabilidade em operações flexíveis de serviços para atender os mais diferentes tipos de clientes, sem um alinhamento ao plano estratégico de crescimento do negócio.
id UFMG_f62538599039ac3fd90babaf78741b11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54956
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Customer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costsA participação dos clientes nas operações de serviços profissionais e os impactos na flexibilidade e nos custosServiços profissionaisGestão de Operações de ServiçosGerenciamento de capacidadeVariabilidadeAdministração de empresasEste estudo procurou contribuir para as discussões sobre o suposto paradoxo entre flexibilidade e custos no âmbito da estratégia e da gestão das operações de serviços, abordando a variabilidade originada na participação do cliente nas operações de serviços profissionais. Através de um estudo multicasos em quatro organizações de serviços profissionais, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, foram identificadas quatro principais fontes de variabilidade, a saber: a chegada do cliente, o diagnóstico das necessidades, a produção e implementação da solução e a análise de valor da entrega. Concluiu-se que as empresas de serviços profissionais priorizam a participação do cliente, e isso implica acomodarem a variabilidade em operações flexíveis de serviços para atender os mais diferentes tipos de clientes, sem um alinhamento ao plano estratégico de crescimento do negócio.This study has its contribution to deepen the understanding about the paradoxical relation between flexibility and costs in the field of operations service strategy and management, approaching the customer participation affects on the professional services. Through a multi-case study with four professional services organizations, using data collection through semi-structured interviews and documentary research, we identified four main sources of variability, namely: customer arrival, the diagnosis of needs, production and implementation and the delivery value analysis. We concluded that the professional services firms prioritize customer participation and this implies to accommodate variability in flexible service operations to meet the most different types of customers without an alignment to the strategic plan for business growth.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASUFMG2023-06-15T18:41:17Z2023-06-15T18:41:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf10.15728/bbr.2018.15.1.318082386http://hdl.handle.net/1843/54956engBBR – Brazilian Business ReviewJuliana BarretoRicardo Silveira Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-06-15T18:41:18Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/54956Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-06-15T18:41:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Customer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costs
A participação dos clientes nas operações de serviços profissionais e os impactos na flexibilidade e nos custos
title Customer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costs
spellingShingle Customer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costs
Juliana Barreto
Serviços profissionais
Gestão de Operações de Serviços
Gerenciamento de capacidade
Variabilidade
Administração de empresas
title_short Customer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costs
title_full Customer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costs
title_fullStr Customer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costs
title_full_unstemmed Customer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costs
title_sort Customer participation in professional services operations and its impacts on flexibility and costs
author Juliana Barreto
author_facet Juliana Barreto
Ricardo Silveira Martins
author_role author
author2 Ricardo Silveira Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Barreto
Ricardo Silveira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços profissionais
Gestão de Operações de Serviços
Gerenciamento de capacidade
Variabilidade
Administração de empresas
topic Serviços profissionais
Gestão de Operações de Serviços
Gerenciamento de capacidade
Variabilidade
Administração de empresas
description Este estudo procurou contribuir para as discussões sobre o suposto paradoxo entre flexibilidade e custos no âmbito da estratégia e da gestão das operações de serviços, abordando a variabilidade originada na participação do cliente nas operações de serviços profissionais. Através de um estudo multicasos em quatro organizações de serviços profissionais, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, foram identificadas quatro principais fontes de variabilidade, a saber: a chegada do cliente, o diagnóstico das necessidades, a produção e implementação da solução e a análise de valor da entrega. Concluiu-se que as empresas de serviços profissionais priorizam a participação do cliente, e isso implica acomodarem a variabilidade em operações flexíveis de serviços para atender os mais diferentes tipos de clientes, sem um alinhamento ao plano estratégico de crescimento do negócio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-06-15T18:41:17Z
2023-06-15T18:41:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.15728/bbr.2018.15.1.3
18082386
http://hdl.handle.net/1843/54956
identifier_str_mv 10.15728/bbr.2018.15.1.3
18082386
url http://hdl.handle.net/1843/54956
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv BBR – Brazilian Business Review
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829588707213312