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Matheus Pereira PortoAntonio Augusto Torres MaiaRoberto Marcio de AndradeRudolf HuebnerSelson Carias Gomes Junior2019-08-13T18:22:15Z2019-08-13T18:22:15Z2017-03-10http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU3HXCPara garantir o fornecimento de energia elétrica, as concessionárias de energia devem manter seus ativos físicos operando de forma satisfatória e eficiente. Para verificação das condições operacionais destes ativos, são realizadas inspeções termográficas periódicas, monitorando a temperatura superficial dos equipamentos e identificando condições irregulares de operação. Por motivos financeiros e técnicos, estas inspeções podem não ocorrer na frequência adequada para garantir a detecção de anomalias no funcionamento dos equipamentos. Como as inspeções são basicamente manuais, existem ainda fatores limitantes relativos a padronização das inspeções e dos resultados obtidos. Com o objetivo de apresentar uma alternativa a esta situação, este trabalho traz o detalhamento do projeto de um sistema autônomo de inspeções termográficas, suas características construtivas, e os resultados dos testes de validação da proposta. Este sistema utiliza trilhos instalados na subestação para se movimentar, e realiza inspeções termográficas e visuais nos componentes, de forma programada e autônoma, com padronização das informações coletadas e aumentando significativamente a frequência das inspeções executadas. Os testes realizados apontaram que o sistema cumpre com as condições propostas para sua construção. Todos os dados são transmitidos pelos trilhos, assim como a energia elétrica necessária para o funcionamento. Os testes de deslocamento apontam um erro máximo de 6% nas posições de parada de inspeção. As incertezas associadas ao resultado da inspeção termográfica tem baixa variação, sendo mais elevadas em componentes com emissividade menores. A comparação com inspeções manuais mostra que o sistema tem desempenho satisfatório, credenciando-o como uma possível alternativa para o monitoramento de equipamentos de subestações de energia.To ensure the supply of electricity it is essential for utilities to maintain full operation of its assets, efficiently and optimally. To evaluate the operating conditions of the power substations' assets, thermographic inspections occur periodically, monitoring equipment's surface temperature looking for irregular operating conditions. Due to a number of factors, sometimes the frequency of inspections is less than adequate to ensure the detection of anomalies at the asset. Moreover, as all manual activity, it is difficult to standardize the execution, making room for failure. In order to present an alternative to these questions, this work detail the project, construction characteristics and laboratory validation of an autonomous system of thermal and visual inspection for electrical substations. This system moves on rails and performs scheduled inspections autonomously and collects information about the operating conditions of the assets in a standardized manner, significantly increasing the number of inspections of equipment. The tests showed that the system complies with the conditions proposed for its construction. All data is transmitted by the rails, as well as the electrical energy required for operation. The displacement tests indicate a maximum error of 6% in the inspection stop positions. The uncertainties associated to the thermographic inspection result have low variation, being higher in components with lower emissivity. The comparison with manual inspections shows that autonomous inspections performed by the system have satisfactory performance, accrediting the system as a solution to the problem of monitoring substation's assets.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTermografiaRobôs móveisEngenharia mecânicaSubestações elétricasMonitoramento autônomoTermografiaSubestaçõesRobô móvelInspeção autônomaSistema autônomo para inspeções visuais e termográficas em subestações de energia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___final_2017___cd.pdfapplication/pdf5162102https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AU3HXC/1/disserta__o___final_2017___cd.pdffa571e030e16585b79447d93ef0c4c56MD51TEXTdisserta__o___final_2017___cd.pdf.txtdisserta__o___final_2017___cd.pdf.txtExtracted texttext/plain160687https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AU3HXC/2/disserta__o___final_2017___cd.pdf.txt712002d53ce41ffc2d2b9da0993d224fMD521843/BUOS-AU3HXC2019-11-14 06:48:32.856oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AU3HXCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:48:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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