A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Câmara de Melo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/50818
Resumo: O capítulo 1 apresenta e debate a literatura sobre delegação em governos multipartidários. Em seguida trata do caso brasileiro privilegiando a discussão sobre o presidencialismo de coalizão no país, seu desenvolvimento histórico e suas características institucionais. O capítulo 2, por sua vez, apresenta os dados utilizados nas análises estatísticas. A partir da descrição desses dados e das contribuições da literatura é explicado o processo de definição e classificação das variáveis dependentes. O objetivo dessa seção é identificar as estratégias de centralização que estão expressas na autoria das proposições legislativas do executivo. Uma vez identificadas as variáveis dependentes, o capítulo volta sua atenção para as variáveis independentes que são pertinentes para as análises. Essas variáveis também são descritas e, a partir daí, são apresentadas as hipóteses que são informadas pela literatura pertinente. Todas essas hipóteses são testadas através de modelos bivariados que tem por objetivo apenas demonstrar a existência e o sentido de alguma relação entre variáveis dependentes e independentes. O capítulo 3 apresenta e interpreta as análises estatísticas multivariadas realizadas a fim de identificar com mais precisão como a variação das variáveis independentes interfere na chance de uma proposta de lei proposição sofrer centralização através da autoria.
id UFMG_f741e8e0d2e3f85b4a531ae5c921fd1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50818
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizãoLegislativoExecutivoCiência política - TesesPresidencialismo - TesesPoder legislativo - TesesIdeologia - TesesO capítulo 1 apresenta e debate a literatura sobre delegação em governos multipartidários. Em seguida trata do caso brasileiro privilegiando a discussão sobre o presidencialismo de coalizão no país, seu desenvolvimento histórico e suas características institucionais. O capítulo 2, por sua vez, apresenta os dados utilizados nas análises estatísticas. A partir da descrição desses dados e das contribuições da literatura é explicado o processo de definição e classificação das variáveis dependentes. O objetivo dessa seção é identificar as estratégias de centralização que estão expressas na autoria das proposições legislativas do executivo. Uma vez identificadas as variáveis dependentes, o capítulo volta sua atenção para as variáveis independentes que são pertinentes para as análises. Essas variáveis também são descritas e, a partir daí, são apresentadas as hipóteses que são informadas pela literatura pertinente. Todas essas hipóteses são testadas através de modelos bivariados que tem por objetivo apenas demonstrar a existência e o sentido de alguma relação entre variáveis dependentes e independentes. O capítulo 3 apresenta e interpreta as análises estatísticas multivariadas realizadas a fim de identificar com mais precisão como a variação das variáveis independentes interfere na chance de uma proposta de lei proposição sofrer centralização através da autoria.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICAPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUFMGMagna Maria Ináciohttp://lattes.cnpq.br/3137727272142712Maria de Fátima Junho AnastasiaManoel Leonardo Wanderley Duarte SantosPaulo Magalhães AráujoMarcelo Barroso LacombeRafael Câmara de Melo2023-03-12T13:24:34Z2023-03-12T13:24:34Z2016-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/50818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-03-12T13:24:34Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/50818Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-03-12T13:24:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizão
title A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizão
spellingShingle A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizão
Rafael Câmara de Melo
Legislativo
Executivo
Ciência política - Teses
Presidencialismo - Teses
Poder legislativo - Teses
Ideologia - Teses
title_short A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizão
title_full A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizão
title_fullStr A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizão
title_full_unstemmed A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizão
title_sort A preponderância legislativa do executivo no presidencialismo de coalizão
author Rafael Câmara de Melo
author_facet Rafael Câmara de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magna Maria Inácio
http://lattes.cnpq.br/3137727272142712
Maria de Fátima Junho Anastasia
Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos
Paulo Magalhães Aráujo
Marcelo Barroso Lacombe
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Câmara de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Legislativo
Executivo
Ciência política - Teses
Presidencialismo - Teses
Poder legislativo - Teses
Ideologia - Teses
topic Legislativo
Executivo
Ciência política - Teses
Presidencialismo - Teses
Poder legislativo - Teses
Ideologia - Teses
description O capítulo 1 apresenta e debate a literatura sobre delegação em governos multipartidários. Em seguida trata do caso brasileiro privilegiando a discussão sobre o presidencialismo de coalizão no país, seu desenvolvimento histórico e suas características institucionais. O capítulo 2, por sua vez, apresenta os dados utilizados nas análises estatísticas. A partir da descrição desses dados e das contribuições da literatura é explicado o processo de definição e classificação das variáveis dependentes. O objetivo dessa seção é identificar as estratégias de centralização que estão expressas na autoria das proposições legislativas do executivo. Uma vez identificadas as variáveis dependentes, o capítulo volta sua atenção para as variáveis independentes que são pertinentes para as análises. Essas variáveis também são descritas e, a partir daí, são apresentadas as hipóteses que são informadas pela literatura pertinente. Todas essas hipóteses são testadas através de modelos bivariados que tem por objetivo apenas demonstrar a existência e o sentido de alguma relação entre variáveis dependentes e independentes. O capítulo 3 apresenta e interpreta as análises estatísticas multivariadas realizadas a fim de identificar com mais precisão como a variação das variáveis independentes interfere na chance de uma proposta de lei proposição sofrer centralização através da autoria.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
2023-03-12T13:24:34Z
2023-03-12T13:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/50818
url http://hdl.handle.net/1843/50818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829590338797568