Videálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina dos Santos Ferreira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W9F9X
Resumo: Este estudo discute o potencial interacional do vídeo e sua constituição como narrativa da modernidade sob a ótica de três adolescentes. Os jovens foram convidados a produzir narrativas videográficas sobre os espaços escolares a que tinham acesso, o de três escolas públicas da Região Leste de Belo Horizonte. O diálogo com autores, como Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin e com pesquisadores que investigam as interfaces dos campos da Comunicação e Educação foram os aportes teóricos escolhidos para perceber as interações criadas por esses adolescentes em suas escolas. A compreensão dessas interações possibilitou a concepção do conceito de videálogo, entendido como o enunciado ou os enunciados entre dois ou mais interlocutores a partir da mediação criada pela presença da câmera de vídeo. Da interpretação de cada uma das narrativas videográficas como construções particulares desses jovens, foram destacados os traços marcantes e discutidas as interações criadas com os professores, alunos e gestores e com o espaço escolar. Como contraponto, a análise das reações dessas comunidades escolares frente à produção das narrativas e a construção de videálogos possibilitou discutir e apontar perspectivas processuais para o uso vídeo em espaços escolares.
id UFMG_f769662b7c360b7d2426daa1f2498672
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5W9F9X
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Aparecida Paiva S dos SantosMaria Beatriz A Sathler BretasIsabel Cristina Alves da Silva FradeAracy Alves Martins EvangelistaCristina dos Santos Ferreira2019-08-12T21:45:33Z2019-08-12T21:45:33Z2003-12-01http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W9F9XEste estudo discute o potencial interacional do vídeo e sua constituição como narrativa da modernidade sob a ótica de três adolescentes. Os jovens foram convidados a produzir narrativas videográficas sobre os espaços escolares a que tinham acesso, o de três escolas públicas da Região Leste de Belo Horizonte. O diálogo com autores, como Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin e com pesquisadores que investigam as interfaces dos campos da Comunicação e Educação foram os aportes teóricos escolhidos para perceber as interações criadas por esses adolescentes em suas escolas. A compreensão dessas interações possibilitou a concepção do conceito de videálogo, entendido como o enunciado ou os enunciados entre dois ou mais interlocutores a partir da mediação criada pela presença da câmera de vídeo. Da interpretação de cada uma das narrativas videográficas como construções particulares desses jovens, foram destacados os traços marcantes e discutidas as interações criadas com os professores, alunos e gestores e com o espaço escolar. Como contraponto, a análise das reações dessas comunidades escolares frente à produção das narrativas e a construção de videálogos possibilitou discutir e apontar perspectivas processuais para o uso vídeo em espaços escolares.Létude discute le potentiel d´interactivité de la vidéo. Compte tenu des récits vidéo produits par trois adolescents, nous examinons aussi la construction de la vidéo en tant quune narrative de la modernité. Tout dabord, ces jeunes ont été invités à produire des récits vidéo sur leurs respectives écoles, à savoir trois établissements officiels denseignement de la ville de Belo Horizonte. Ensuite, le travail présente les interactions crées par ces adolescents dans leurs écoles au fur et à mesure quils produisent leurs enregistrements vidéo. Il vaut mieux préciser, ces récits vidéo sont, avant tout, des constructions particulières à chacun de ces jeunes. Ensuite encore, des notions développées par Mikhail Bakhtin et par Walter Benjamin, bien comme dautres approches qui portent sur linterface entre la Communication et lEducation nous aident à repérer le sens de ces interactions. Cette démarche nous amène à proposer la notion de videálogo (dialogue vidéo), considéré comme lénoncé, ou comme les énoncés, entre deux ou plusieurs interlocuteurs à partir de la médiation crée par la présence de la caméra vidéo. Enfin, en revenant sur les mêmes récits vidéo, la notion de videálogo nous permet de mettre en relief leurs traces marquantes et elle nous permet aussi de discuter les interactions crées par les jeunes avec lautrui (leurs enseignants, leurs camarades décole et le principal de chaque établissement) et avec lespace scolaire lui-même. Dautre part, l'analyse des réactions de ces communautés scolaires, devant la production des récits et la construction de videálogos, ont rendu possible la discussion et lindication de nouvelles perspectives dutilisation de la vidéo dans des espaces scolaires.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPráticas pedagógicas Tecnologia educacionalPotencial interacional do vídeoVideálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdfapplication/pdf937255https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5W9F9X/1/disserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdf12cfb8c68c84e79a1f00ff341bb14079MD51TEXTdisserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdf.txtdisserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain310460https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5W9F9X/2/disserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdf.txt880e1b6d9be7490aad63de341e2ec330MD521843/IOMS-5W9F9X2019-11-14 20:01:03.852oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5W9F9XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:01:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Videálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolar
title Videálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolar
spellingShingle Videálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolar
Cristina dos Santos Ferreira
Potencial interacional do vídeo
Educação
Práticas pedagógicas 
Tecnologia educacional
title_short Videálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolar
title_full Videálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolar
title_fullStr Videálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolar
title_full_unstemmed Videálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolar
title_sort Videálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolar
author Cristina dos Santos Ferreira
author_facet Cristina dos Santos Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Beatriz A Sathler Bretas
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina dos Santos Ferreira
contributor_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Maria Beatriz A Sathler Bretas
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Aracy Alves Martins Evangelista
dc.subject.por.fl_str_mv Potencial interacional do vídeo
topic Potencial interacional do vídeo
Educação
Práticas pedagógicas 
Tecnologia educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Práticas pedagógicas 
Tecnologia educacional
description Este estudo discute o potencial interacional do vídeo e sua constituição como narrativa da modernidade sob a ótica de três adolescentes. Os jovens foram convidados a produzir narrativas videográficas sobre os espaços escolares a que tinham acesso, o de três escolas públicas da Região Leste de Belo Horizonte. O diálogo com autores, como Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin e com pesquisadores que investigam as interfaces dos campos da Comunicação e Educação foram os aportes teóricos escolhidos para perceber as interações criadas por esses adolescentes em suas escolas. A compreensão dessas interações possibilitou a concepção do conceito de videálogo, entendido como o enunciado ou os enunciados entre dois ou mais interlocutores a partir da mediação criada pela presença da câmera de vídeo. Da interpretação de cada uma das narrativas videográficas como construções particulares desses jovens, foram destacados os traços marcantes e discutidas as interações criadas com os professores, alunos e gestores e com o espaço escolar. Como contraponto, a análise das reações dessas comunidades escolares frente à produção das narrativas e a construção de videálogos possibilitou discutir e apontar perspectivas processuais para o uso vídeo em espaços escolares.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T21:45:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T21:45:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W9F9X
url http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W9F9X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5W9F9X/1/disserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5W9F9X/2/disserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 12cfb8c68c84e79a1f00ff341bb14079
880e1b6d9be7490aad63de341e2ec330
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676902156468224