Videálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W9F9X |
Resumo: | Este estudo discute o potencial interacional do vídeo e sua constituição como narrativa da modernidade sob a ótica de três adolescentes. Os jovens foram convidados a produzir narrativas videográficas sobre os espaços escolares a que tinham acesso, o de três escolas públicas da Região Leste de Belo Horizonte. O diálogo com autores, como Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin e com pesquisadores que investigam as interfaces dos campos da Comunicação e Educação foram os aportes teóricos escolhidos para perceber as interações criadas por esses adolescentes em suas escolas. A compreensão dessas interações possibilitou a concepção do conceito de videálogo, entendido como o enunciado ou os enunciados entre dois ou mais interlocutores a partir da mediação criada pela presença da câmera de vídeo. Da interpretação de cada uma das narrativas videográficas como construções particulares desses jovens, foram destacados os traços marcantes e discutidas as interações criadas com os professores, alunos e gestores e com o espaço escolar. Como contraponto, a análise das reações dessas comunidades escolares frente à produção das narrativas e a construção de videálogos possibilitou discutir e apontar perspectivas processuais para o uso vídeo em espaços escolares. |
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Maria Aparecida Paiva S dos SantosMaria Beatriz A Sathler BretasIsabel Cristina Alves da Silva FradeAracy Alves Martins EvangelistaCristina dos Santos Ferreira2019-08-12T21:45:33Z2019-08-12T21:45:33Z2003-12-01http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W9F9XEste estudo discute o potencial interacional do vídeo e sua constituição como narrativa da modernidade sob a ótica de três adolescentes. Os jovens foram convidados a produzir narrativas videográficas sobre os espaços escolares a que tinham acesso, o de três escolas públicas da Região Leste de Belo Horizonte. O diálogo com autores, como Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin e com pesquisadores que investigam as interfaces dos campos da Comunicação e Educação foram os aportes teóricos escolhidos para perceber as interações criadas por esses adolescentes em suas escolas. A compreensão dessas interações possibilitou a concepção do conceito de videálogo, entendido como o enunciado ou os enunciados entre dois ou mais interlocutores a partir da mediação criada pela presença da câmera de vídeo. Da interpretação de cada uma das narrativas videográficas como construções particulares desses jovens, foram destacados os traços marcantes e discutidas as interações criadas com os professores, alunos e gestores e com o espaço escolar. Como contraponto, a análise das reações dessas comunidades escolares frente à produção das narrativas e a construção de videálogos possibilitou discutir e apontar perspectivas processuais para o uso vídeo em espaços escolares.Létude discute le potentiel d´interactivité de la vidéo. Compte tenu des récits vidéo produits par trois adolescents, nous examinons aussi la construction de la vidéo en tant quune narrative de la modernité. Tout dabord, ces jeunes ont été invités à produire des récits vidéo sur leurs respectives écoles, à savoir trois établissements officiels denseignement de la ville de Belo Horizonte. Ensuite, le travail présente les interactions crées par ces adolescents dans leurs écoles au fur et à mesure quils produisent leurs enregistrements vidéo. Il vaut mieux préciser, ces récits vidéo sont, avant tout, des constructions particulières à chacun de ces jeunes. Ensuite encore, des notions développées par Mikhail Bakhtin et par Walter Benjamin, bien comme dautres approches qui portent sur linterface entre la Communication et lEducation nous aident à repérer le sens de ces interactions. Cette démarche nous amène à proposer la notion de videálogo (dialogue vidéo), considéré comme lénoncé, ou comme les énoncés, entre deux ou plusieurs interlocuteurs à partir de la médiation crée par la présence de la caméra vidéo. Enfin, en revenant sur les mêmes récits vidéo, la notion de videálogo nous permet de mettre en relief leurs traces marquantes et elle nous permet aussi de discuter les interactions crées par les jeunes avec lautrui (leurs enseignants, leurs camarades décole et le principal de chaque établissement) et avec lespace scolaire lui-même. Dautre part, l'analyse des réactions de ces communautés scolaires, devant la production des récits et la construction de videálogos, ont rendu possible la discussion et lindication de nouvelles perspectives dutilisation de la vidéo dans des espaces scolaires.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPráticas pedagógicas Tecnologia educacionalPotencial interacional do vídeoVideálogos na escola: um estudo de três narrativas sobre o espaço escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdfapplication/pdf937255https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5W9F9X/1/disserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdf12cfb8c68c84e79a1f00ff341bb14079MD51TEXTdisserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdf.txtdisserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain310460https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5W9F9X/2/disserta__o_cristina_dos_santos_ferreira.pdf.txt880e1b6d9be7490aad63de341e2ec330MD521843/IOMS-5W9F9X2019-11-14 20:01:03.852oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5W9F9XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:01:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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