spelling |
Dilvana Maria Fiorini de Aguiar MoreiraGenilce Caldeira Souza Correia2019-08-11T01:18:19Z2019-08-11T01:18:19Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMPGEste trabalho propõe avaliar a eficácia do uso do Simulador Phet ((Physics Education Technology) da University of Colorado Boulder, disponível para uso livre, nas aulas de Física, para o Ensino Médio. Para isso, foi elaborada pela autora uma sequência didática com o objetivo de orientar os alunos durante a utilização do Simulador. O tópico de Física da sequência didática escolhido foi a introdução ao conteúdo de corrente induzida, da seção de Indução, em Eletromagnetismo. Como o conteúdo exige dos alunos um maior grau de abstração, foi definido que a professora iria manipular o simulador juntamente com eles. Com o propósito de investigar quais as variáveis Físicas interferem no aparecimento da corrente induzida num circuito. O circuito virtual é detalhado no Simulador Phet e os alunos, com a orientação da mestra, participaram ativamente do processo de investigação do fenômeno e ao final da atividade elaboraram corretamente os conceitos envolvendo a corrente induzida, definida na Lei de Faraday. Os referenciais teóricos utilizados nesse estudo ressaltam em seus artigos as possibilidades que o uso do simulador acrescenta às aulas de Física, uma vez que este recurso pode ampliar o entendimento do aluno a cerca do conteúdo estudado. Este trabalho mostrou que a partir da manipulação livre do Simulador, foi possível que os alunos explorassem suas possibilidades, permitindo ao professor desenvolver o conteúdo de corrente induzida numa aula com viés investigativo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino médio Tecnologia educacionalCorrentes elétricasFísicaSimulador PhetEletromagnetismoEnsino de Física por investigaçãoCorrente induzidaO uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_genilce_caldeira.pdfapplication/pdf1074993https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGPMPG/1/monografia_genilce_caldeira.pdf6b7d91e4ad3c872f1292f00ddfc506c9MD51TEXTmonografia_genilce_caldeira.pdf.txtmonografia_genilce_caldeira.pdf.txtExtracted texttext/plain42018https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGPMPG/2/monografia_genilce_caldeira.pdf.txt47aac0da2c2bf955e2ce78b00ce500d1MD521843/BUBD-AGPMPG2019-11-14 03:44:19.411oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGPMPGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:44:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|