O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genilce Caldeira Souza Correia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMPG
Resumo: Este trabalho propõe avaliar a eficácia do uso do Simulador Phet ((Physics Education Technology) da University of Colorado Boulder, disponível para uso livre, nas aulas de Física, para o Ensino Médio. Para isso, foi elaborada pela autora uma sequência didática com o objetivo de orientar os alunos durante a utilização do Simulador. O tópico de Física da sequência didática escolhido foi a introdução ao conteúdo de corrente induzida, da seção de Indução, em Eletromagnetismo. Como o conteúdo exige dos alunos um maior grau de abstração, foi definido que a professora iria manipular o simulador juntamente com eles. Com o propósito de investigar quais as variáveis Físicas interferem no aparecimento da corrente induzida num circuito. O circuito virtual é detalhado no Simulador Phet e os alunos, com a orientação da mestra, participaram ativamente do processo de investigação do fenômeno e ao final da atividade elaboraram corretamente os conceitos envolvendo a corrente induzida, definida na Lei de Faraday. Os referenciais teóricos utilizados nesse estudo ressaltam em seus artigos as possibilidades que o uso do simulador acrescenta às aulas de Física, uma vez que este recurso pode ampliar o entendimento do aluno a cerca do conteúdo estudado. Este trabalho mostrou que a partir da manipulação livre do Simulador, foi possível que os alunos explorassem suas possibilidades, permitindo ao professor desenvolver o conteúdo de corrente induzida numa aula com viés investigativo.
id UFMG_f7917f6d73cc31ae2dab4c4b2e19359b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGPMPG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Dilvana Maria Fiorini de Aguiar MoreiraGenilce Caldeira Souza Correia2019-08-11T01:18:19Z2019-08-11T01:18:19Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMPGEste trabalho propõe avaliar a eficácia do uso do Simulador Phet ((Physics Education Technology) da University of Colorado Boulder, disponível para uso livre, nas aulas de Física, para o Ensino Médio. Para isso, foi elaborada pela autora uma sequência didática com o objetivo de orientar os alunos durante a utilização do Simulador. O tópico de Física da sequência didática escolhido foi a introdução ao conteúdo de corrente induzida, da seção de Indução, em Eletromagnetismo. Como o conteúdo exige dos alunos um maior grau de abstração, foi definido que a professora iria manipular o simulador juntamente com eles. Com o propósito de investigar quais as variáveis Físicas interferem no aparecimento da corrente induzida num circuito. O circuito virtual é detalhado no Simulador Phet e os alunos, com a orientação da mestra, participaram ativamente do processo de investigação do fenômeno e ao final da atividade elaboraram corretamente os conceitos envolvendo a corrente induzida, definida na Lei de Faraday. Os referenciais teóricos utilizados nesse estudo ressaltam em seus artigos as possibilidades que o uso do simulador acrescenta às aulas de Física, uma vez que este recurso pode ampliar o entendimento do aluno a cerca do conteúdo estudado. Este trabalho mostrou que a partir da manipulação livre do Simulador, foi possível que os alunos explorassem suas possibilidades, permitindo ao professor desenvolver o conteúdo de corrente induzida numa aula com viés investigativo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino médio Tecnologia educacionalCorrentes elétricasFísicaSimulador PhetEletromagnetismoEnsino de Física por investigaçãoCorrente induzidaO uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_genilce_caldeira.pdfapplication/pdf1074993https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGPMPG/1/monografia_genilce_caldeira.pdf6b7d91e4ad3c872f1292f00ddfc506c9MD51TEXTmonografia_genilce_caldeira.pdf.txtmonografia_genilce_caldeira.pdf.txtExtracted texttext/plain42018https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGPMPG/2/monografia_genilce_caldeira.pdf.txt47aac0da2c2bf955e2ce78b00ce500d1MD521843/BUBD-AGPMPG2019-11-14 03:44:19.411oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGPMPGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:44:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.
title O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.
spellingShingle O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.
Genilce Caldeira Souza Correia
Simulador Phet
Eletromagnetismo
Ensino de Física por investigação
Corrente induzida
Ensino médio 
Tecnologia educacional
Correntes elétricas
Física
title_short O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.
title_full O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.
title_fullStr O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.
title_full_unstemmed O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.
title_sort O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.
author Genilce Caldeira Souza Correia
author_facet Genilce Caldeira Souza Correia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dilvana Maria Fiorini de Aguiar Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Genilce Caldeira Souza Correia
contributor_str_mv Dilvana Maria Fiorini de Aguiar Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Simulador Phet
Eletromagnetismo
Ensino de Física por investigação
Corrente induzida
topic Simulador Phet
Eletromagnetismo
Ensino de Física por investigação
Corrente induzida
Ensino médio 
Tecnologia educacional
Correntes elétricas
Física
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio 
Tecnologia educacional
Correntes elétricas
Física
description Este trabalho propõe avaliar a eficácia do uso do Simulador Phet ((Physics Education Technology) da University of Colorado Boulder, disponível para uso livre, nas aulas de Física, para o Ensino Médio. Para isso, foi elaborada pela autora uma sequência didática com o objetivo de orientar os alunos durante a utilização do Simulador. O tópico de Física da sequência didática escolhido foi a introdução ao conteúdo de corrente induzida, da seção de Indução, em Eletromagnetismo. Como o conteúdo exige dos alunos um maior grau de abstração, foi definido que a professora iria manipular o simulador juntamente com eles. Com o propósito de investigar quais as variáveis Físicas interferem no aparecimento da corrente induzida num circuito. O circuito virtual é detalhado no Simulador Phet e os alunos, com a orientação da mestra, participaram ativamente do processo de investigação do fenômeno e ao final da atividade elaboraram corretamente os conceitos envolvendo a corrente induzida, definida na Lei de Faraday. Os referenciais teóricos utilizados nesse estudo ressaltam em seus artigos as possibilidades que o uso do simulador acrescenta às aulas de Física, uma vez que este recurso pode ampliar o entendimento do aluno a cerca do conteúdo estudado. Este trabalho mostrou que a partir da manipulação livre do Simulador, foi possível que os alunos explorassem suas possibilidades, permitindo ao professor desenvolver o conteúdo de corrente induzida numa aula com viés investigativo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T01:18:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T01:18:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMPG
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMPG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGPMPG/1/monografia_genilce_caldeira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGPMPG/2/monografia_genilce_caldeira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b7d91e4ad3c872f1292f00ddfc506c9
47aac0da2c2bf955e2ce78b00ce500d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589140646723584