O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/30090 |
Resumo: | A pesquisa investiga os filmes A carruagem de ouro (1952) e Almoço sobre a relva (1959), dirigidos por Jean Renoir. Buscamos identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram, nesses filmes, um artificialismo estilizado, com referências teatrais, característico de sua fase artística nos anos 1950. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia, investigamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as relações na sociedade. Para melhor caracterizar a dimensão crítica do artificialismo tardio da obra de Renoir, apresentamos uma revisão sobre a teatralidade no trabalho anterior do diretor e acionamos debates sobre a relação entre teatro e cinema, nos planos conceitual e formal, particularmente importantes para o cinema da primeira metade do século XX, ao qual a obra de Renoir se vincula. Em seguida, abordamos como os dois filmes do corpus resgatam elementos de uma teatralidade expressiva para construir os seus mundos e as suas visões críticas. |
id |
UFMG_f82e9c2be7bab897766633d8d0e38223 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/30090 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Cláudia Cardoso Mesquitahttp://lattes.cnpq.br/2654410985552835César Geraldo GuimarãesRoberta Oliveira VeigaMateus Araújo Silvahttp://lattes.cnpq.br/0826186571268091Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira2019-09-23T14:55:41Z2019-09-23T14:55:41Z2019-03-28http://hdl.handle.net/1843/30090A pesquisa investiga os filmes A carruagem de ouro (1952) e Almoço sobre a relva (1959), dirigidos por Jean Renoir. Buscamos identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram, nesses filmes, um artificialismo estilizado, com referências teatrais, característico de sua fase artística nos anos 1950. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia, investigamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as relações na sociedade. Para melhor caracterizar a dimensão crítica do artificialismo tardio da obra de Renoir, apresentamos uma revisão sobre a teatralidade no trabalho anterior do diretor e acionamos debates sobre a relação entre teatro e cinema, nos planos conceitual e formal, particularmente importantes para o cinema da primeira metade do século XX, ao qual a obra de Renoir se vincula. Em seguida, abordamos como os dois filmes do corpus resgatam elementos de uma teatralidade expressiva para construir os seus mundos e as suas visões críticas.The research investigates the films The golden coach (1952) and Luncheon on the grass (1959), directed by Jean Renoir. We seek to identify how the stylistic and dramaturgical choices of the director configure in these films a stylized artificialism with theatrical references, characteristic of his artistic phase in the 1950s. From the analysis of mise-en-scène and dramaturgy, we investigate how such artificialism results in a playful and incisive perspective on relationships in society. In order to better characterize the critical dimension of the late artificialism of Renoir's work, we present a review of the theatricality in the director's earlier work and we studied debates on the relationship between theater and cinema, both conceptually and formally, particularly important for the first cinema of the century XX, to which Renoir's work is linked. Next, we discuss how the two films of the corpus rescue elements of expressive theatricality to build their worlds and their critical visions.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicação - TesesRenoir, Jean, 1894-1979Cinema francês - TesesTeatro - TesesJean RenoirCinema francêsTeatroArtificialismoMise-en-scèneDramaturgiaO artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO artificialismo tardio de Jean Renoir - Dissertação de Cícero Pedro Leão.pdfO artificialismo tardio de Jean Renoir - Dissertação de Cícero Pedro Leão.pdfAbertoapplication/pdf20185984https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/1/O%20artificialismo%20tardio%20de%20Jean%20Renoir%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20C%c3%adcero%20Pedro%20Le%c3%a3o.pdfb6e262d664d3ff208464278bd8b90042MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTO artificialismo tardio de Jean Renoir - Dissertação de Cícero Pedro Leão.pdf.txtO artificialismo tardio de Jean Renoir - Dissertação de Cícero Pedro Leão.pdf.txtExtracted texttext/plain460143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/3/O%20artificialismo%20tardio%20de%20Jean%20Renoir%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20C%c3%adcero%20Pedro%20Le%c3%a3o.pdf.txtb3efad1a48ed2ba73d8e5d6db6937683MD531843/300902019-11-14 12:19:36.052oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:19:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica |
title |
O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica |
spellingShingle |
O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira Jean Renoir Cinema francês Teatro Artificialismo Mise-en-scène Dramaturgia Comunicação - Teses Renoir, Jean, 1894-1979 Cinema francês - Teses Teatro - Teses |
title_short |
O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica |
title_full |
O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica |
title_fullStr |
O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica |
title_full_unstemmed |
O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica |
title_sort |
O artificialismo tardio de Jean Renoir: teatralidade e crítica |
author |
Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira |
author_facet |
Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cláudia Cardoso Mesquita |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2654410985552835 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
César Geraldo Guimarães |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Roberta Oliveira Veiga |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mateus Araújo Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0826186571268091 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira |
contributor_str_mv |
Cláudia Cardoso Mesquita César Geraldo Guimarães Roberta Oliveira Veiga Mateus Araújo Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jean Renoir Cinema francês Teatro Artificialismo Mise-en-scène Dramaturgia |
topic |
Jean Renoir Cinema francês Teatro Artificialismo Mise-en-scène Dramaturgia Comunicação - Teses Renoir, Jean, 1894-1979 Cinema francês - Teses Teatro - Teses |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação - Teses Renoir, Jean, 1894-1979 Cinema francês - Teses Teatro - Teses |
description |
A pesquisa investiga os filmes A carruagem de ouro (1952) e Almoço sobre a relva (1959), dirigidos por Jean Renoir. Buscamos identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram, nesses filmes, um artificialismo estilizado, com referências teatrais, característico de sua fase artística nos anos 1950. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia, investigamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as relações na sociedade. Para melhor caracterizar a dimensão crítica do artificialismo tardio da obra de Renoir, apresentamos uma revisão sobre a teatralidade no trabalho anterior do diretor e acionamos debates sobre a relação entre teatro e cinema, nos planos conceitual e formal, particularmente importantes para o cinema da primeira metade do século XX, ao qual a obra de Renoir se vincula. Em seguida, abordamos como os dois filmes do corpus resgatam elementos de uma teatralidade expressiva para construir os seus mundos e as suas visões críticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-23T14:55:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-23T14:55:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/30090 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/30090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/1/O%20artificialismo%20tardio%20de%20Jean%20Renoir%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20C%c3%adcero%20Pedro%20Le%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30090/3/O%20artificialismo%20tardio%20de%20Jean%20Renoir%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20C%c3%adcero%20Pedro%20Le%c3%a3o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6e262d664d3ff208464278bd8b90042 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 b3efad1a48ed2ba73d8e5d6db6937683 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589310829559808 |