A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavia Barbosa Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito de uma atividade investigativa sobre o tema Sistemas Terrestres, mais especificadamente, sobre o conhecimento fragmentado construído pelos alunos sobre este tema. Foi desenvolvido com 19 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de Belo Horizonte. Antes da abordagem do conteúdo, foram ministradas aulas sobre o tema Sistemas Terrestres e, após, os alunos foram convidados a visitar uma praça e fazer um desenho explorando os conhecimentos sobre os quatro sistemas: Atmosfera, Litosfera, Hidrosfera e Biosfera. Foi solicitada aos estudantes a classificação dos elementos do desenho. A análise dos registros demonstrou que a maioria dos alunos não percebeu todos os Sistemas Terrestres em seus registros, muitos perceberam somente um. A presença do elemento homem que foi pouco registrada, demonstrando que muitas das vezes os alunos não se sentem parte dos Sistemas terrestres.
id UFMG_f88a6726f7a225321d8b2a5d2643c998
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H3GC5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucia Maria Porto de PaulaFlavia Barbosa Oliveira2019-08-14T20:18:34Z2019-08-14T20:18:34Z2013-12-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito de uma atividade investigativa sobre o tema Sistemas Terrestres, mais especificadamente, sobre o conhecimento fragmentado construído pelos alunos sobre este tema. Foi desenvolvido com 19 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de Belo Horizonte. Antes da abordagem do conteúdo, foram ministradas aulas sobre o tema Sistemas Terrestres e, após, os alunos foram convidados a visitar uma praça e fazer um desenho explorando os conhecimentos sobre os quatro sistemas: Atmosfera, Litosfera, Hidrosfera e Biosfera. Foi solicitada aos estudantes a classificação dos elementos do desenho. A análise dos registros demonstrou que a maioria dos alunos não percebeu todos os Sistemas Terrestres em seus registros, muitos perceberam somente um. A presença do elemento homem que foi pouco registrada, demonstrando que muitas das vezes os alunos não se sentem parte dos Sistemas terrestres.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAtmosferaEducaçãoBiosferaCiência Estudo e ensinoHidrosferaAtmosferaHidrosferaBiosferaAtividade investigativaLitosferaSistemas TerrestresA visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdfapplication/pdf786288https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3GC5/1/monografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdfc568e9e41eae58eca7f21aa410ea2af7MD51TEXTmonografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf.txtmonografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf.txtExtracted texttext/plain37976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3GC5/2/monografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf.txtfbaaa633131382191c74a276fa57dc9aMD521843/BUBD-9H3GC52019-11-14 14:24:28.576oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H3GC5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:24:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano
title A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano
spellingShingle A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano
Flavia Barbosa Oliveira
Atmosfera
Hidrosfera
Biosfera
Atividade investigativa
Litosfera
Sistemas Terrestres
Atmosfera
Educação
Biosfera
Ciência Estudo e ensino
Hidrosfera
title_short A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano
title_full A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano
title_fullStr A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano
title_full_unstemmed A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano
title_sort A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano
author Flavia Barbosa Oliveira
author_facet Flavia Barbosa Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucia Maria Porto de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Flavia Barbosa Oliveira
contributor_str_mv Lucia Maria Porto de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Atmosfera
Hidrosfera
Biosfera
Atividade investigativa
Litosfera
Sistemas Terrestres
topic Atmosfera
Hidrosfera
Biosfera
Atividade investigativa
Litosfera
Sistemas Terrestres
Atmosfera
Educação
Biosfera
Ciência Estudo e ensino
Hidrosfera
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Atmosfera
Educação
Biosfera
Ciência Estudo e ensino
Hidrosfera
description Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito de uma atividade investigativa sobre o tema Sistemas Terrestres, mais especificadamente, sobre o conhecimento fragmentado construído pelos alunos sobre este tema. Foi desenvolvido com 19 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de Belo Horizonte. Antes da abordagem do conteúdo, foram ministradas aulas sobre o tema Sistemas Terrestres e, após, os alunos foram convidados a visitar uma praça e fazer um desenho explorando os conhecimentos sobre os quatro sistemas: Atmosfera, Litosfera, Hidrosfera e Biosfera. Foi solicitada aos estudantes a classificação dos elementos do desenho. A análise dos registros demonstrou que a maioria dos alunos não percebeu todos os Sistemas Terrestres em seus registros, muitos perceberam somente um. A presença do elemento homem que foi pouco registrada, demonstrando que muitas das vezes os alunos não se sentem parte dos Sistemas terrestres.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T20:18:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T20:18:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3GC5/1/monografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3GC5/2/monografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c568e9e41eae58eca7f21aa410ea2af7
fbaaa633131382191c74a276fa57dc9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589412663066624