A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito de uma atividade investigativa sobre o tema Sistemas Terrestres, mais especificadamente, sobre o conhecimento fragmentado construído pelos alunos sobre este tema. Foi desenvolvido com 19 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de Belo Horizonte. Antes da abordagem do conteúdo, foram ministradas aulas sobre o tema Sistemas Terrestres e, após, os alunos foram convidados a visitar uma praça e fazer um desenho explorando os conhecimentos sobre os quatro sistemas: Atmosfera, Litosfera, Hidrosfera e Biosfera. Foi solicitada aos estudantes a classificação dos elementos do desenho. A análise dos registros demonstrou que a maioria dos alunos não percebeu todos os Sistemas Terrestres em seus registros, muitos perceberam somente um. A presença do elemento homem que foi pouco registrada, demonstrando que muitas das vezes os alunos não se sentem parte dos Sistemas terrestres. |
id |
UFMG_f88a6726f7a225321d8b2a5d2643c998 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H3GC5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lucia Maria Porto de PaulaFlavia Barbosa Oliveira2019-08-14T20:18:34Z2019-08-14T20:18:34Z2013-12-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito de uma atividade investigativa sobre o tema Sistemas Terrestres, mais especificadamente, sobre o conhecimento fragmentado construído pelos alunos sobre este tema. Foi desenvolvido com 19 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de Belo Horizonte. Antes da abordagem do conteúdo, foram ministradas aulas sobre o tema Sistemas Terrestres e, após, os alunos foram convidados a visitar uma praça e fazer um desenho explorando os conhecimentos sobre os quatro sistemas: Atmosfera, Litosfera, Hidrosfera e Biosfera. Foi solicitada aos estudantes a classificação dos elementos do desenho. A análise dos registros demonstrou que a maioria dos alunos não percebeu todos os Sistemas Terrestres em seus registros, muitos perceberam somente um. A presença do elemento homem que foi pouco registrada, demonstrando que muitas das vezes os alunos não se sentem parte dos Sistemas terrestres.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAtmosferaEducaçãoBiosferaCiência Estudo e ensinoHidrosferaAtmosferaHidrosferaBiosferaAtividade investigativaLitosferaSistemas TerrestresA visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdfapplication/pdf786288https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3GC5/1/monografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdfc568e9e41eae58eca7f21aa410ea2af7MD51TEXTmonografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf.txtmonografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf.txtExtracted texttext/plain37976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3GC5/2/monografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf.txtfbaaa633131382191c74a276fa57dc9aMD521843/BUBD-9H3GC52019-11-14 14:24:28.576oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H3GC5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:24:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano |
title |
A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano |
spellingShingle |
A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano Flavia Barbosa Oliveira Atmosfera Hidrosfera Biosfera Atividade investigativa Litosfera Sistemas Terrestres Atmosfera Educação Biosfera Ciência Estudo e ensino Hidrosfera |
title_short |
A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano |
title_full |
A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano |
title_fullStr |
A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano |
title_full_unstemmed |
A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano |
title_sort |
A visão fragmentada dos Sistemas Terrestres em uma atividade com alunos do 6° ano |
author |
Flavia Barbosa Oliveira |
author_facet |
Flavia Barbosa Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lucia Maria Porto de Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flavia Barbosa Oliveira |
contributor_str_mv |
Lucia Maria Porto de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atmosfera Hidrosfera Biosfera Atividade investigativa Litosfera Sistemas Terrestres |
topic |
Atmosfera Hidrosfera Biosfera Atividade investigativa Litosfera Sistemas Terrestres Atmosfera Educação Biosfera Ciência Estudo e ensino Hidrosfera |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Atmosfera Educação Biosfera Ciência Estudo e ensino Hidrosfera |
description |
Este trabalho apresenta uma reflexão a respeito de uma atividade investigativa sobre o tema Sistemas Terrestres, mais especificadamente, sobre o conhecimento fragmentado construído pelos alunos sobre este tema. Foi desenvolvido com 19 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de Belo Horizonte. Antes da abordagem do conteúdo, foram ministradas aulas sobre o tema Sistemas Terrestres e, após, os alunos foram convidados a visitar uma praça e fazer um desenho explorando os conhecimentos sobre os quatro sistemas: Atmosfera, Litosfera, Hidrosfera e Biosfera. Foi solicitada aos estudantes a classificação dos elementos do desenho. A análise dos registros demonstrou que a maioria dos alunos não percebeu todos os Sistemas Terrestres em seus registros, muitos perceberam somente um. A presença do elemento homem que foi pouco registrada, demonstrando que muitas das vezes os alunos não se sentem parte dos Sistemas terrestres. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T20:18:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T20:18:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H3GC5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3GC5/1/monografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H3GC5/2/monografia_fl_via_barbosa_enci_iv_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c568e9e41eae58eca7f21aa410ea2af7 fbaaa633131382191c74a276fa57dc9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589412663066624 |