A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DFHSH |
Resumo: | Introdução: A linguagem ocupa papel primordial no desenvolvimento infantil. A síndrome de Down (SD) como anormalidade genética, apresenta uma desordem intelectual que afeta o desenvolvimento da linguagem. Condições ambientais podem influenciar a aquisição da linguagem, moldando o desempenho do sujeito e tornando-o único em seu prognóstico. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura para fornecer informações aos profissionais de saúde e da educação que lidam com crianças com SD. Métodos: A proposta partiu do delineamento de um estudo de natureza bibliográfica que aborda o desenvolvimento da linguagem em crianças com SD e fatores que influenciam nesse processo. Conclusão: Os estudos evidemnciam como a linguagem é essencial na vida de um sujeito e que ela possibilita à criança a aquisição de novos conhecimentos e a relação com o outro. Diante do exposto, devemos considerar a influência do meio ambiente no desenvolvimento da linguagem em crianças com SD. |
id |
UFMG_f901650e5ec9d51fbc7fa59f05ea650d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9DFHSH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Erika Maria Parlato-oliveiraSirley Alves da Silva CarvalhoDenise Brandão de Oliveira e BrittoEduardo Araujo de OliveiraLeticia Viana Pereira2019-08-13T02:46:50Z2019-08-13T02:46:50Z2012-12-13http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DFHSHIntrodução: A linguagem ocupa papel primordial no desenvolvimento infantil. A síndrome de Down (SD) como anormalidade genética, apresenta uma desordem intelectual que afeta o desenvolvimento da linguagem. Condições ambientais podem influenciar a aquisição da linguagem, moldando o desempenho do sujeito e tornando-o único em seu prognóstico. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura para fornecer informações aos profissionais de saúde e da educação que lidam com crianças com SD. Métodos: A proposta partiu do delineamento de um estudo de natureza bibliográfica que aborda o desenvolvimento da linguagem em crianças com SD e fatores que influenciam nesse processo. Conclusão: Os estudos evidemnciam como a linguagem é essencial na vida de um sujeito e que ela possibilita à criança a aquisição de novos conhecimentos e a relação com o outro. Diante do exposto, devemos considerar a influência do meio ambiente no desenvolvimento da linguagem em crianças com SD.Introduction: The language occupies key role in child development. The Down Syndrome (DS) as a genetic abnormality, presents an intellectual disorder that affects languages development. Environmental conditions can influence the languages acquisition, shaping the subjects performance and turning his prognosis unique. Objective: The purpose of this article is to make a literature review in order to provide information to health and educational professionals dealing with children with DS. Methods: The proposal came from a bibliographical study that discusses the nature of language development in children with DS and factors that influence this process. Conclusion: This literature review made possible to recognize how language is essential in a subjects life and how it enables the child to obtain new knowledge and relationship with another. Therefore we need to consider the environments influence on the children with DS languages development.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPessoas com deficiênciaDesejabilidade socialAvaliaçãoSíndrome de DownTerapia da linguagemComunicaçãoRelações familiaresDown, Sindrome deFamíliaMeio ambienteSíndrome de DownLinguagem infantilDesenvolvimento infantilA influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserte__o_apos_defesa_completa.pdfapplication/pdf2395037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DFHSH/1/disserte__o_apos_defesa_completa.pdf3275cffe0e2ad840dfccc40d9523ea3eMD51TEXTdisserte__o_apos_defesa_completa.pdf.txtdisserte__o_apos_defesa_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain200977https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DFHSH/2/disserte__o_apos_defesa_completa.pdf.txt78b2838d23002de5afed354126a3a25cMD521843/BUOS-9DFHSH2019-11-14 20:51:41.42oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9DFHSHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:51:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down |
title |
A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down |
spellingShingle |
A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down Leticia Viana Pereira Meio ambiente Síndrome de Down Linguagem infantil Desenvolvimento infantil Pessoas com deficiência Desejabilidade social Avaliação Síndrome de Down Terapia da linguagem Comunicação Relações familiares Down, Sindrome de Família |
title_short |
A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down |
title_full |
A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down |
title_fullStr |
A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down |
title_sort |
A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down |
author |
Leticia Viana Pereira |
author_facet |
Leticia Viana Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Erika Maria Parlato-oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sirley Alves da Silva Carvalho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Denise Brandão de Oliveira e Britto |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Eduardo Araujo de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leticia Viana Pereira |
contributor_str_mv |
Erika Maria Parlato-oliveira Sirley Alves da Silva Carvalho Denise Brandão de Oliveira e Britto Eduardo Araujo de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente Síndrome de Down Linguagem infantil Desenvolvimento infantil |
topic |
Meio ambiente Síndrome de Down Linguagem infantil Desenvolvimento infantil Pessoas com deficiência Desejabilidade social Avaliação Síndrome de Down Terapia da linguagem Comunicação Relações familiares Down, Sindrome de Família |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Pessoas com deficiência Desejabilidade social Avaliação Síndrome de Down Terapia da linguagem Comunicação Relações familiares Down, Sindrome de Família |
description |
Introdução: A linguagem ocupa papel primordial no desenvolvimento infantil. A síndrome de Down (SD) como anormalidade genética, apresenta uma desordem intelectual que afeta o desenvolvimento da linguagem. Condições ambientais podem influenciar a aquisição da linguagem, moldando o desempenho do sujeito e tornando-o único em seu prognóstico. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura para fornecer informações aos profissionais de saúde e da educação que lidam com crianças com SD. Métodos: A proposta partiu do delineamento de um estudo de natureza bibliográfica que aborda o desenvolvimento da linguagem em crianças com SD e fatores que influenciam nesse processo. Conclusão: Os estudos evidemnciam como a linguagem é essencial na vida de um sujeito e que ela possibilita à criança a aquisição de novos conhecimentos e a relação com o outro. Diante do exposto, devemos considerar a influência do meio ambiente no desenvolvimento da linguagem em crianças com SD. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T02:46:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T02:46:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DFHSH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DFHSH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DFHSH/1/disserte__o_apos_defesa_completa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DFHSH/2/disserte__o_apos_defesa_completa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3275cffe0e2ad840dfccc40d9523ea3e 78b2838d23002de5afed354126a3a25c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676688352870400 |