A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leticia Viana Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DFHSH
Resumo: Introdução: A linguagem ocupa papel primordial no desenvolvimento infantil. A síndrome de Down (SD) como anormalidade genética, apresenta uma desordem intelectual que afeta o desenvolvimento da linguagem. Condições ambientais podem influenciar a aquisição da linguagem, moldando o desempenho do sujeito e tornando-o único em seu prognóstico. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura para fornecer informações aos profissionais de saúde e da educação que lidam com crianças com SD. Métodos: A proposta partiu do delineamento de um estudo de natureza bibliográfica que aborda o desenvolvimento da linguagem em crianças com SD e fatores que influenciam nesse processo. Conclusão: Os estudos evidemnciam como a linguagem é essencial na vida de um sujeito e que ela possibilita à criança a aquisição de novos conhecimentos e a relação com o outro. Diante do exposto, devemos considerar a influência do meio ambiente no desenvolvimento da linguagem em crianças com SD.
id UFMG_f901650e5ec9d51fbc7fa59f05ea650d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9DFHSH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Erika Maria Parlato-oliveiraSirley Alves da Silva CarvalhoDenise Brandão de Oliveira e BrittoEduardo Araujo de OliveiraLeticia Viana Pereira2019-08-13T02:46:50Z2019-08-13T02:46:50Z2012-12-13http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DFHSHIntrodução: A linguagem ocupa papel primordial no desenvolvimento infantil. A síndrome de Down (SD) como anormalidade genética, apresenta uma desordem intelectual que afeta o desenvolvimento da linguagem. Condições ambientais podem influenciar a aquisição da linguagem, moldando o desempenho do sujeito e tornando-o único em seu prognóstico. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura para fornecer informações aos profissionais de saúde e da educação que lidam com crianças com SD. Métodos: A proposta partiu do delineamento de um estudo de natureza bibliográfica que aborda o desenvolvimento da linguagem em crianças com SD e fatores que influenciam nesse processo. Conclusão: Os estudos evidemnciam como a linguagem é essencial na vida de um sujeito e que ela possibilita à criança a aquisição de novos conhecimentos e a relação com o outro. Diante do exposto, devemos considerar a influência do meio ambiente no desenvolvimento da linguagem em crianças com SD.Introduction: The language occupies key role in child development. The Down Syndrome (DS) as a genetic abnormality, presents an intellectual disorder that affects languages development. Environmental conditions can influence the languages acquisition, shaping the subjects performance and turning his prognosis unique. Objective: The purpose of this article is to make a literature review in order to provide information to health and educational professionals dealing with children with DS. Methods: The proposal came from a bibliographical study that discusses the nature of language development in children with DS and factors that influence this process. Conclusion: This literature review made possible to recognize how language is essential in a subjects life and how it enables the child to obtain new knowledge and relationship with another. Therefore we need to consider the environments influence on the children with DS languages development.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPessoas com deficiênciaDesejabilidade socialAvaliaçãoSíndrome de DownTerapia da linguagemComunicaçãoRelações familiaresDown, Sindrome deFamíliaMeio ambienteSíndrome de DownLinguagem infantilDesenvolvimento infantilA influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserte__o_apos_defesa_completa.pdfapplication/pdf2395037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DFHSH/1/disserte__o_apos_defesa_completa.pdf3275cffe0e2ad840dfccc40d9523ea3eMD51TEXTdisserte__o_apos_defesa_completa.pdf.txtdisserte__o_apos_defesa_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain200977https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DFHSH/2/disserte__o_apos_defesa_completa.pdf.txt78b2838d23002de5afed354126a3a25cMD521843/BUOS-9DFHSH2019-11-14 20:51:41.42oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9DFHSHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:51:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down
title A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down
spellingShingle A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down
Leticia Viana Pereira
Meio ambiente
Síndrome de Down
Linguagem infantil
Desenvolvimento infantil
Pessoas com deficiência
Desejabilidade social
Avaliação
Síndrome de Down
Terapia da linguagem
Comunicação
Relações familiares
Down, Sindrome de
Família
title_short A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down
title_full A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down
title_fullStr A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down
title_full_unstemmed A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down
title_sort A influência do entorno familiar no desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down
author Leticia Viana Pereira
author_facet Leticia Viana Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Erika Maria Parlato-oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sirley Alves da Silva Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Denise Brandão de Oliveira e Britto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eduardo Araujo de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Leticia Viana Pereira
contributor_str_mv Erika Maria Parlato-oliveira
Sirley Alves da Silva Carvalho
Denise Brandão de Oliveira e Britto
Eduardo Araujo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Síndrome de Down
Linguagem infantil
Desenvolvimento infantil
topic Meio ambiente
Síndrome de Down
Linguagem infantil
Desenvolvimento infantil
Pessoas com deficiência
Desejabilidade social
Avaliação
Síndrome de Down
Terapia da linguagem
Comunicação
Relações familiares
Down, Sindrome de
Família
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Pessoas com deficiência
Desejabilidade social
Avaliação
Síndrome de Down
Terapia da linguagem
Comunicação
Relações familiares
Down, Sindrome de
Família
description Introdução: A linguagem ocupa papel primordial no desenvolvimento infantil. A síndrome de Down (SD) como anormalidade genética, apresenta uma desordem intelectual que afeta o desenvolvimento da linguagem. Condições ambientais podem influenciar a aquisição da linguagem, moldando o desempenho do sujeito e tornando-o único em seu prognóstico. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura para fornecer informações aos profissionais de saúde e da educação que lidam com crianças com SD. Métodos: A proposta partiu do delineamento de um estudo de natureza bibliográfica que aborda o desenvolvimento da linguagem em crianças com SD e fatores que influenciam nesse processo. Conclusão: Os estudos evidemnciam como a linguagem é essencial na vida de um sujeito e que ela possibilita à criança a aquisição de novos conhecimentos e a relação com o outro. Diante do exposto, devemos considerar a influência do meio ambiente no desenvolvimento da linguagem em crianças com SD.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T02:46:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T02:46:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DFHSH
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DFHSH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DFHSH/1/disserte__o_apos_defesa_completa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DFHSH/2/disserte__o_apos_defesa_completa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3275cffe0e2ad840dfccc40d9523ea3e
78b2838d23002de5afed354126a3a25c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676688352870400