Inclusão escolar de pessoas com deficiência visual no município de Ipatinga (MG): a perspectiva dos alunos e professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GZPCG |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as políticas públicas de inclusão escolar destinadas às pessoas com deficiência visual no Brasil. A inclusão escolar do aluno cego ou com baixa visão na escola comum é o eixo deste trabalho. Foi definido como objetivo compreender as concepções de educação inclusiva presentes nas políticas de inclusão escolar para pessoas com deficiência visual no Brasil, bem como a forma como se processa, no cotidiano escolar. Realizamos uma pesquisa teórica tendo como referência autores que analisam a inclusão escolar de alunos com deficiência visual no sistema comum de ensino. Uma pesquisa documental, em que buscamos recuperar a história das políticas educacionais para esse público, assim como uma pesquisa de campo, focando um atendimento educacional especializado para alunos com deficiência visual, no Núcleo de Educação Especial COM TATO, criado em 2001, no município de Ipatinga (MG), onde procuramos compreender como está se processando a inclusão escolar dos alunos com deficiência visual assim como descrever os limites, conflitos e possibilidades vivenciados nesse processo. Nos procedimentos metodológicos, optamos pela pesquisa qualitativa, envolvendo a análise dos documentos oficiais, observação e entrevistas individuais com oito alunos cegos e com baixa visão que estão matriculados em classes comuns e são atendidos no núcleo e oito profissionais que atuam nesse atendimento especializado. Esses instrumentos possibilitaram colher dados a respeito das características sociais, culturais e escolares dos alunos que são atendidos no núcleo, assim como aspectos relacionados ao processo de inclusão escolar desses alunos no município investigado. A análise revelou que a evolução das políticas municipais de educação tem conseguido ampliar o atendimento especializado, a maior número de alunos com deficiência visual, assim como ampliar o número de alunos matriculados em classes comuns da rede pública de ensino. Verificamos também que o atendimento especializado, apesar das dificuldades, constitui para os alunos matriculados em classes comuns o principal suporte para a permanência desses alunos na escola. Através da pesquisa, pode-se afirmar que as concepções que orientam as políticas de inclusão escolar de alunos com deficiência visual não superaram a dicotomia entre a educação especial e a educação comum, o que resulta na falsa idéia de que a opção por escolas inclusivas estaria limitada implantar atendimentos especializados, necessários, porém insuficientes. |
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Priscila Augusta LimaRosemary Dore HeijmansUbiratan Garcia VieiraMaria de Fatima Cardoso GomesEline Silva Rodrigues2019-08-12T16:17:10Z2019-08-12T16:17:10Z2010-08-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GZPCGEsta pesquisa analisa as políticas públicas de inclusão escolar destinadas às pessoas com deficiência visual no Brasil. A inclusão escolar do aluno cego ou com baixa visão na escola comum é o eixo deste trabalho. Foi definido como objetivo compreender as concepções de educação inclusiva presentes nas políticas de inclusão escolar para pessoas com deficiência visual no Brasil, bem como a forma como se processa, no cotidiano escolar. Realizamos uma pesquisa teórica tendo como referência autores que analisam a inclusão escolar de alunos com deficiência visual no sistema comum de ensino. Uma pesquisa documental, em que buscamos recuperar a história das políticas educacionais para esse público, assim como uma pesquisa de campo, focando um atendimento educacional especializado para alunos com deficiência visual, no Núcleo de Educação Especial COM TATO, criado em 2001, no município de Ipatinga (MG), onde procuramos compreender como está se processando a inclusão escolar dos alunos com deficiência visual assim como descrever os limites, conflitos e possibilidades vivenciados nesse processo. Nos procedimentos metodológicos, optamos pela pesquisa qualitativa, envolvendo a análise dos documentos oficiais, observação e entrevistas individuais com oito alunos cegos e com baixa visão que estão matriculados em classes comuns e são atendidos no núcleo e oito profissionais que atuam nesse atendimento especializado. Esses instrumentos possibilitaram colher dados a respeito das características sociais, culturais e escolares dos alunos que são atendidos no núcleo, assim como aspectos relacionados ao processo de inclusão escolar desses alunos no município investigado. A análise revelou que a evolução das políticas municipais de educação tem conseguido ampliar o atendimento especializado, a maior número de alunos com deficiência visual, assim como ampliar o número de alunos matriculados em classes comuns da rede pública de ensino. Verificamos também que o atendimento especializado, apesar das dificuldades, constitui para os alunos matriculados em classes comuns o principal suporte para a permanência desses alunos na escola. Através da pesquisa, pode-se afirmar que as concepções que orientam as políticas de inclusão escolar de alunos com deficiência visual não superaram a dicotomia entre a educação especial e a educação comum, o que resulta na falsa idéia de que a opção por escolas inclusivas estaria limitada implantar atendimentos especializados, necessários, porém insuficientes.Cette recherche analyse les politiques publiques de l'intégration scolaire pour les personnes handicapées au Brasil. l'intégration scolaire de l'étudiant aveugle ou basse vision à l'école ordinaire est la base de la recherche. Sont définis comme des objectifs: comprendre les concepts de politiques d'éducation inclusive de la scolarisation actuelle des personnes ayant une déficience visuelle , et comment elle se déroule. Nous avons effectué une recherche théorique, en référence, les auteurs analysent l'insertion scolaire des élèves ayant une déficience visuelle dans le système commun de l'éRésumé. Nous avons mené une recherche théorique, en référence aux auteurs qui analysent l'insertion scolaire des élèves ayant une déficience visuelle dans le système commun de l'éducation. La recherche documentaire a été fait, où l'on cherche à récupérer l'histoire des politiques éducatives pour le grand public ainsi que la recherche sur le terrain, nous nous concentrons sur les services d'éducation spécialisée pour les étudiants ayant une déficience visuelle, le Center for Special Education COM TATO, créé en 2001 à Ipatinga (MG), où l'on voit comment il poursuit l'intégration scolaire des élèves ayant une déficience visuelle, ainsi que de décrire les limites, les possibilités et les conflits vécus dans ce processus. procédures méthodologiques, nous avons opté pour la recherche qualitative, impliquant l'analyse de documents officiels, d'observation et d'entrevues individuelles avec huit étudiants ayant une basse vision et les aveugles qui sont inscrits dans des classes régulières et sont assistés dans le noyau avec tact et huit professionnels de ce service spécialisé. Ces instruments ont permis de recueillir des données sur la vie sociale, culturelle et les élèves qui sont assistés dans tact, ainsi que les aspects liés à l'intégration scolaire des élèves dans le district de l'enquête. L'analyse a montré que le développement des politiques municipales de l'éducation a été en mesure d'étendre les soins spécialisés, d'augmenter le nombre d'étudiants ayant une déficience visuelle, ainsi que d'accroître le nombre d'étudiants inscrits dans des classes régulières dans les écoles publique l'éducation. Nous avons également vérifié que les soins spécialisés, malgré les difficultés, est destiné aux étudiants inscrits dans des classes ordinaires le principal soutien pour ceux qui restent à l'école. Grâce à la recherche, nous pouvons dire que les idées qui guident les politiques d'inclusion scolaire des élèves ayant une déficience visuelle n'a pas à surmonter la dichotomie entre l'éducation spéciale et de politique de l'éducation, qui se traduit par l'idée fausse que de déployer des soins spécialisés, sont nécessaires mais il sont insuffisante.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino fundamental e médioDeficientes visuais EducaçãoPolíticas públicasCrianças com deficiênciaCegueiraRelações interpessoaisEducação especialEducação inclusivaAprendizagemPesquisa qualitativaBaixa visãoSocializaçãoEducaçãoReabilitaçãoEducação e EstadoPoliticas públicasDeficiência visualInclusão escolarPolíticas educacionaisInclusão escolar de pessoas com deficiência visual no município de Ipatinga (MG): a perspectiva dos alunos e professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeline.disserta__ocompleta.pdfapplication/pdf961011https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8GZPCG/1/eline.disserta__ocompleta.pdf96c109ea6c54cbfd260d17043e214422MD51TEXTeline.disserta__ocompleta.pdf.txteline.disserta__ocompleta.pdf.txtExtracted texttext/plain391238https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8GZPCG/2/eline.disserta__ocompleta.pdf.txt8bff23812290c47d91d97d738af1ccbcMD521843/BUOS-8GZPCG2019-11-14 18:33:49.249oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8GZPCGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:33:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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