A influência dos fatores organizacionais nos acidentes do trabalho: estudo de caso de uma mineradora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKRCN |
Resumo: | Os acidentes do trabalho representam uma disfunção do processo produtivo. Tradicionalmente, têm sido tratados dentro das organizações como resultantes de falhas dos trabalhadores ao interagirem comseus instrumentos de trabalho. Essa visão microscópica favoreceu o aparecimento de teorias e sistemas de gestão de segurança focados na compreensão e controle do comportamento do empregado. Ainocuidade dessa tentativa ficou evidente quando as taxas de redução dos acidentes não se aproximaram do patamar desejado. Apesar disso, vários estudiosos continuaram a insistir que o comportamento e a falta de percepção dos riscos presentes no ambiente de trabalho pelo trabalhador seriam os principais fatores contributivos para os acidentes.O resultado desse trabalho constitui-se em uma inversão conceitual desses modelos. Representa uma mudança de paradigma da visão tradicional de responsabilizar os trabalhadores pelos acidentes para a compreensão da estrutura organizacional como principal fator contributivo para a ocorrência dos acidentes. O objetivo dessa pesquisa foi mostrar como as falhas latentes nos diversos estratos organizacionais, se entrelaçam para em determinado momento acionar o gatilho do acidente. Para compreensão de como esses fatoresorganizacionais se apresentam foram analisados os acidentes fatais ocorridos em uma importante mineradora no estado de Minas Gerais mediante uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Foram pesquisadas as percepções dos gestores nos níveis hierárquicos mediante a aplicação de entrevistas em profundidade e da utilização de questionários. Os resultados mostraram que os acidentes ocorridosforam conseqüência de fatores organizacionais latentes, tais como: conflitos entre segurança e produção, negligência de treinamento, processos de tomada de decisão inadequados, sistemas técnicosinoperantes, dentre outros. Para consolidação desses achados, a teoria conduziu à especificação de uma rede de relações causais (cadeia nomológica) que, por sua vez, juntamente com a pesquisaqualitativa, orientou a elaboração do questionário utilizado na pesquisa quantitativa. Construiu-se um modelo causal de acidentes que foi submetido a técnicas estatísticas, principalmente modelagem porequações estruturais, que permite estimar os parâmetros das relações causais entre os construtos estudados. O resultado foi a criação de um modelo causal que explicou as relações entre a cultura de segurança, o comportamento gerencial, a atitude do empregado e a incompatibilidade de objetivos conflitantes entre segurança e produção. Esse modelo causal de acidentes, pioneiro no Brasil, será no futuro complementado e aprimorado por novos estudos |
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Antonio Luiz MarquesJoao Jorge Gandra2019-08-14T08:29:34Z2019-08-14T08:29:34Z2004-07-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKRCNOs acidentes do trabalho representam uma disfunção do processo produtivo. Tradicionalmente, têm sido tratados dentro das organizações como resultantes de falhas dos trabalhadores ao interagirem comseus instrumentos de trabalho. Essa visão microscópica favoreceu o aparecimento de teorias e sistemas de gestão de segurança focados na compreensão e controle do comportamento do empregado. Ainocuidade dessa tentativa ficou evidente quando as taxas de redução dos acidentes não se aproximaram do patamar desejado. Apesar disso, vários estudiosos continuaram a insistir que o comportamento e a falta de percepção dos riscos presentes no ambiente de trabalho pelo trabalhador seriam os principais fatores contributivos para os acidentes.O resultado desse trabalho constitui-se em uma inversão conceitual desses modelos. Representa uma mudança de paradigma da visão tradicional de responsabilizar os trabalhadores pelos acidentes para a compreensão da estrutura organizacional como principal fator contributivo para a ocorrência dos acidentes. O objetivo dessa pesquisa foi mostrar como as falhas latentes nos diversos estratos organizacionais, se entrelaçam para em determinado momento acionar o gatilho do acidente. Para compreensão de como esses fatoresorganizacionais se apresentam foram analisados os acidentes fatais ocorridos em uma importante mineradora no estado de Minas Gerais mediante uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Foram pesquisadas as percepções dos gestores nos níveis hierárquicos mediante a aplicação de entrevistas em profundidade e da utilização de questionários. Os resultados mostraram que os acidentes ocorridosforam conseqüência de fatores organizacionais latentes, tais como: conflitos entre segurança e produção, negligência de treinamento, processos de tomada de decisão inadequados, sistemas técnicosinoperantes, dentre outros. Para consolidação desses achados, a teoria conduziu à especificação de uma rede de relações causais (cadeia nomológica) que, por sua vez, juntamente com a pesquisaqualitativa, orientou a elaboração do questionário utilizado na pesquisa quantitativa. Construiu-se um modelo causal de acidentes que foi submetido a técnicas estatísticas, principalmente modelagem porequações estruturais, que permite estimar os parâmetros das relações causais entre os construtos estudados. O resultado foi a criação de um modelo causal que explicou as relações entre a cultura de segurança, o comportamento gerencial, a atitude do empregado e a incompatibilidade de objetivos conflitantes entre segurança e produção. Esse modelo causal de acidentes, pioneiro no Brasil, será no futuro complementado e aprimorado por novos estudosWorkplace accidents represent a dysfunction of the production process. Traditionally, accidents have been treated by organizations as failures of employees to interact safely with the work environment and equipment. This micro approach favored the surfacing of theories and safety systems that focused understanding and controlling employee behavior. Theinadequacy of this approach became evident when incident rates did not reduce according to expectations. In spite of this, several safety professionals continued to insist that employee behavior and the failure of perception of risks present in the work environment were theprinciple contributing factors towards the occurrence of accidents. The result of this research resulted in a conceptual inversion of those traditional models. This represents a paradigm shift in the traditional approach of blaming workers for the occurrence of accidents tounderstanding the influence of organizational structures as a major contributing factor to the occurrence of accidents. The objective of this research was to show how latent failures in the strata of the rganizational hierarchy can trigger the occurrence of accidents. The research to support these data was done in an important mining company in the state of Minas Gerais, Brasil. To obtain the managers perceptions of the hierarchical structure; in depth interviews and questionnaires were used. The results indicated the fatal accidents occurred as a result oflatent failures in the organizational structure such as a conflict between safety and production objectives, lack of training, inadequate decision making processes and inadequate technical systems amongst others. To support the findings of this study a questionnaire based onvarious safety management theories was used to quantify the findings of research that was conducted. A causal accident model was suggested which was submitted to statistical techniques, mainly structural equations modeling, that allowed reasonable accuracy of theparameters of the causal relationships among the studied constructs. The result was the creation of a causal model explaining the relation between safety culture management behavior, employee attitude and the conflict between incompatible goals of safety and production. This accident causal model, pioneered in Brazil, will in the future be built upon and improved by new studies.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalhoAdministraçãoAcidentes do trabalhoFatores organizacionaisAcidente do trabalhoSegurança do trabalhoModelo causal de acidentesA influência dos fatores organizacionais nos acidentes do trabalho: estudo de caso de uma mineradorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_jo_o_jorge_gandra.pdfapplication/pdf1974271https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AKRCN/1/disserta__o_jo_o_jorge_gandra.pdf29be3557e47b659c1d0f56cc327b1a5fMD511843/BUBD-9AKRCN2019-08-14 05:29:34.631oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AKRCNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-14T08:29:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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