O particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiano Leite França
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/45021
Resumo: O propósito deste trabalho consiste em perscrutar as categorias de particular e universal no pensamento de Theodor Adorno, cotejando-o com o pensamento de Hegel. Fundamentalmente, pretende-se investigar as relações entre o particular e o universal na esteira da dialética sob três perspectivas de análise: a epistemológica, a sociológica e a estética; mas, enfatizando o primado do estético sobre o epistemológico e o sociológico, assente na hipótese de que, se na justaposição entre o particular e o universal, as relações objeto e conceito e indivíduo e sociedade a reconciliação está interditada; na relação entre a arte e mundo administrado, diferentemente, abre-se – ainda que como possibilidade - um espaço de reconciliação. A impossibilidade de reconciliação entre objeto e conceito e entre indivíduo e sociedade é inferida da interpretação adorniana segundo a qual o conceito e a sociedade tendem a subsumir e reduzir, respectivamente, o objeto e o indivíduo à universalidade ao obstar o caráter não idêntico de ambos, bem como ao destituir seus potenciais negativos e não idênticos latentes. Ao contrário, na esfera do estético, o nexo entre a arte e o mundo administrado afigura um estado de reconciliação possível, haja vista que a obra de arte se efetiva na realidade empírica sem oprimir e tampouco dirimir os seus elementos antagônicos constitutivos à identidade formal do construto estético, que, por sua vez, se estabelece como ente não idêntico em relação à realidade social empírica, transpondo a aspiração de redenção do não idêntico do seio da configuração da obra de arte para as relações extraestéticas. Portanto, o intuito desta tese é, doravante, examinar a sustentabilidade da hipótese segundo a qual a obra de arte pode ser tomada enquanto um modelo formal constelatório e não normativo, que se expressa como um protótipo para a efetivação de modos possíveis de conhecimento e de vida em sociedade, na medida em que tanto sua configuração interna quanto sua resposta à exterioridade manifesta a recusa das particularidades não idênticas de sucumbir às forças coercitivas do universal, cujo esforço é reduzir o particular e o não idêntico à universalidade e à identidade. Para a realização deste empreendimento, tomar-se-á como ponto de partida as categorias de mediação, individuação, mônada e utopia, formulados, sobretudo, nas duas principais obras da “maturidade filosófica” de Theodor Adorno: a Dialética negativa e a Teoria estética.
id UFMG_f9a070f8c17e3b34fe436e642c0a6361
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/45021
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Giorgia Checchinatohttp://lattes.cnpq.br/8233662719868870Rodrigo Antônio de Paiva DuarteVerlaine FreitasBruno Almeida GuimarãesUlisses Vaccarihttp://lattes.cnpq.br/1759176029941283Fabiano Leite França2022-09-08T21:30:34Z2022-09-08T21:30:34Z2021-12-13http://hdl.handle.net/1843/45021O propósito deste trabalho consiste em perscrutar as categorias de particular e universal no pensamento de Theodor Adorno, cotejando-o com o pensamento de Hegel. Fundamentalmente, pretende-se investigar as relações entre o particular e o universal na esteira da dialética sob três perspectivas de análise: a epistemológica, a sociológica e a estética; mas, enfatizando o primado do estético sobre o epistemológico e o sociológico, assente na hipótese de que, se na justaposição entre o particular e o universal, as relações objeto e conceito e indivíduo e sociedade a reconciliação está interditada; na relação entre a arte e mundo administrado, diferentemente, abre-se – ainda que como possibilidade - um espaço de reconciliação. A impossibilidade de reconciliação entre objeto e conceito e entre indivíduo e sociedade é inferida da interpretação adorniana segundo a qual o conceito e a sociedade tendem a subsumir e reduzir, respectivamente, o objeto e o indivíduo à universalidade ao obstar o caráter não idêntico de ambos, bem como ao destituir seus potenciais negativos e não idênticos latentes. Ao contrário, na esfera do estético, o nexo entre a arte e o mundo administrado afigura um estado de reconciliação possível, haja vista que a obra de arte se efetiva na realidade empírica sem oprimir e tampouco dirimir os seus elementos antagônicos constitutivos à identidade formal do construto estético, que, por sua vez, se estabelece como ente não idêntico em relação à realidade social empírica, transpondo a aspiração de redenção do não idêntico do seio da configuração da obra de arte para as relações extraestéticas. Portanto, o intuito desta tese é, doravante, examinar a sustentabilidade da hipótese segundo a qual a obra de arte pode ser tomada enquanto um modelo formal constelatório e não normativo, que se expressa como um protótipo para a efetivação de modos possíveis de conhecimento e de vida em sociedade, na medida em que tanto sua configuração interna quanto sua resposta à exterioridade manifesta a recusa das particularidades não idênticas de sucumbir às forças coercitivas do universal, cujo esforço é reduzir o particular e o não idêntico à universalidade e à identidade. Para a realização deste empreendimento, tomar-se-á como ponto de partida as categorias de mediação, individuação, mônada e utopia, formulados, sobretudo, nas duas principais obras da “maturidade filosófica” de Theodor Adorno: a Dialética negativa e a Teoria estética.The aim of this work is to analyze the categories of particular and universal in Theodor Adorno's thought in confrontation with Hegel's thought. More precisely, the purpose is to investigate the relationship between the particular and the universal in the context of dialectical thought, from three perspectives of analysis: i) the epistemological, ii) the sociological and iii) the aesthetic; but, emphasizing the primacy of the aesthetic over the epistemological and sociological, based on the hypothesis that, if in the juxtaposition between the particular and the universal, the object and concept and individual and society relations, reconciliation is blocked; in the relationship between art and the administered world, differently, a space for reconciliation is opened – even as a possibility. The impossibility of reconciliation between object and concept and between individual and society is inferred from the Adornian interpretation according to which concept and society tend to subsume and reduce, respectively, object and individual to universality by preventing the non-identical character of both, as well as depriving their latent negative and non-identical potentials. On the contrary, in the sphere of the aesthetic, the nexus between art and the administered world represent a possible reconciliation’s state, considering that the work of art is carried out in empirical reality without oppressing or reducing its antagonistic elements that constitute the formal identity of the aesthetic construct, which, in turn, establishes itself as a non-identical entity in relation to the empirical social reality, transposing the aspiration to redeem the non-identical from the heart of the configuration of the work of art to extra-aesthetic relationships. Therefore, the purpose of this thesis is, henceforth, to examine the sustainability of the hypothesis according to which the work of art can be taken as a constellation and non-normative formal model, which expresses itself as a prototype for the realization of possible ways of knowledge and of life in society, insofar as both its internal configuration and its response to externality manifest the refusal of non-identical particularities to succumb to the coercive forces of the universal, whose effort is to reduce the particular and the non-identical to universality and identity. For the realization of this undertaking, the categories of mediation, individuation, monad and utopia will be taken as a starting point, formulated, above all, in the two main works of Theodor Adorno's “philosophical maturity”: Negative Dialectics and Aesthetic Theory.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAdornoObra de arteParticularReconciliaçãoUniversalO particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor AdornoThe particular and the universal from the perspective of the possibility of reconciliation in Theodor Adornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno.pdfO particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno.pdfapplication/pdf1939430https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45021/1/O%20particular%20e%20o%20universal%20sob%20a%20perspectiva%20da%20possibilidade%20de%20reconcilia%c3%a7%c3%a3o%20em%20Theodor%20Adorno.pdf0020e039a244ed5a56328b3cc9d1362dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45021/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45021/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/450212022-12-05 14:39:06.036oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-05T17:39:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The particular and the universal from the perspective of the possibility of reconciliation in Theodor Adorno
title O particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno
spellingShingle O particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno
Fabiano Leite França
Adorno
Obra de arte
Particular
Reconciliação
Universal
title_short O particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno
title_full O particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno
title_fullStr O particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno
title_full_unstemmed O particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno
title_sort O particular e o universal sob a perspectiva da possibilidade de reconciliação em Theodor Adorno
author Fabiano Leite França
author_facet Fabiano Leite França
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giorgia Checchinato
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8233662719868870
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigo Antônio de Paiva Duarte
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Verlaine Freitas
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bruno Almeida Guimarães
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ulisses Vaccari
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1759176029941283
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiano Leite França
contributor_str_mv Giorgia Checchinato
Rodrigo Antônio de Paiva Duarte
Verlaine Freitas
Bruno Almeida Guimarães
Ulisses Vaccari
dc.subject.por.fl_str_mv Adorno
Obra de arte
Particular
Reconciliação
Universal
topic Adorno
Obra de arte
Particular
Reconciliação
Universal
description O propósito deste trabalho consiste em perscrutar as categorias de particular e universal no pensamento de Theodor Adorno, cotejando-o com o pensamento de Hegel. Fundamentalmente, pretende-se investigar as relações entre o particular e o universal na esteira da dialética sob três perspectivas de análise: a epistemológica, a sociológica e a estética; mas, enfatizando o primado do estético sobre o epistemológico e o sociológico, assente na hipótese de que, se na justaposição entre o particular e o universal, as relações objeto e conceito e indivíduo e sociedade a reconciliação está interditada; na relação entre a arte e mundo administrado, diferentemente, abre-se – ainda que como possibilidade - um espaço de reconciliação. A impossibilidade de reconciliação entre objeto e conceito e entre indivíduo e sociedade é inferida da interpretação adorniana segundo a qual o conceito e a sociedade tendem a subsumir e reduzir, respectivamente, o objeto e o indivíduo à universalidade ao obstar o caráter não idêntico de ambos, bem como ao destituir seus potenciais negativos e não idênticos latentes. Ao contrário, na esfera do estético, o nexo entre a arte e o mundo administrado afigura um estado de reconciliação possível, haja vista que a obra de arte se efetiva na realidade empírica sem oprimir e tampouco dirimir os seus elementos antagônicos constitutivos à identidade formal do construto estético, que, por sua vez, se estabelece como ente não idêntico em relação à realidade social empírica, transpondo a aspiração de redenção do não idêntico do seio da configuração da obra de arte para as relações extraestéticas. Portanto, o intuito desta tese é, doravante, examinar a sustentabilidade da hipótese segundo a qual a obra de arte pode ser tomada enquanto um modelo formal constelatório e não normativo, que se expressa como um protótipo para a efetivação de modos possíveis de conhecimento e de vida em sociedade, na medida em que tanto sua configuração interna quanto sua resposta à exterioridade manifesta a recusa das particularidades não idênticas de sucumbir às forças coercitivas do universal, cujo esforço é reduzir o particular e o não idêntico à universalidade e à identidade. Para a realização deste empreendimento, tomar-se-á como ponto de partida as categorias de mediação, individuação, mônada e utopia, formulados, sobretudo, nas duas principais obras da “maturidade filosófica” de Theodor Adorno: a Dialética negativa e a Teoria estética.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-08T21:30:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-08T21:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/45021
url http://hdl.handle.net/1843/45021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45021/1/O%20particular%20e%20o%20universal%20sob%20a%20perspectiva%20da%20possibilidade%20de%20reconcilia%c3%a7%c3%a3o%20em%20Theodor%20Adorno.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45021/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45021/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0020e039a244ed5a56328b3cc9d1362d
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589184525434880