Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA |
Resumo: | As experiências do Estágio Supervisionado, realizado por alunos do curso de História, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, constituem o objeto central desta pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário semi-estruturado, entrevistas semi-estruturadas, observação participante de aulas de Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, e análise de relatórios finais do estágio. O objetivo foi identificar, compreender e analisar os acontecimentos e as experiências dos futuros professores de História, quando realizaram o Estágio Supervisionado. Como os estagiários de História referem-se às suas experiências formativas, durante o período do Estágio Supervisionado? Quais relações eles estabelecem entre teoria (saber histórico, pedagógico) e a prática (experiência pedagógica) durante os Estágios? Qual é o significado desta experiência em sua formação acadêmica? Estas são algumas das questões que guiaram esta pesquisa. |
id |
UFMG_fb81ba8824644571ece30bc87c08bfaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85JKCA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Claudia Regina Fonseca Miguel S RicciLana Mara de Castro SimanElizeu Clementino de SouzaJulio Emilio Diniz PereiraJulio Cesar Virginio da Costa2019-08-10T05:56:19Z2019-08-10T05:56:19Z2007-09-24http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCAAs experiências do Estágio Supervisionado, realizado por alunos do curso de História, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, constituem o objeto central desta pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário semi-estruturado, entrevistas semi-estruturadas, observação participante de aulas de Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, e análise de relatórios finais do estágio. O objetivo foi identificar, compreender e analisar os acontecimentos e as experiências dos futuros professores de História, quando realizaram o Estágio Supervisionado. Como os estagiários de História referem-se às suas experiências formativas, durante o período do Estágio Supervisionado? Quais relações eles estabelecem entre teoria (saber histórico, pedagógico) e a prática (experiência pedagógica) durante os Estágios? Qual é o significado desta experiência em sua formação acadêmica? Estas são algumas das questões que guiaram esta pesquisa.History teacher students` supervised work (second semester of 2005/first semester of 2006) at Federal University of Minas Gerais (UFMG) is shown here and this research aimed to identify, understand and analyze the future History teachers` experiences: how did they perform? Which relationships did they establish between theory (historical, pedagogic knowledge) and practice (pedagogic experience)? These were some of the questions that guided this study. The data collection tools were: closed and opened questionaires; semi-structured interviews; attendance at the Teaching Practice classes as participants and observers; supervised work at teaching proficiency; analysis of the final reports on teaching proficiency.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoEnsino de históriaFormação docenteEstágioOs estágios na formação do professor de história: significados e reflexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000655.pdfapplication/pdf1779976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JKCA/1/1000000655.pdf79db090532344a2ee1507a4772139ba3MD51TEXT1000000655.pdf.txt1000000655.pdf.txtExtracted texttext/plain287322https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JKCA/2/1000000655.pdf.txtfb895ecc06c43c60824a3a7e6b31e04eMD521843/FAEC-85JKCA2019-11-14 10:18:47.2oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85JKCARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:18:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões |
title |
Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões |
spellingShingle |
Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões Julio Cesar Virginio da Costa Ensino de história Formação docente Estágio Educação Professores Formação |
title_short |
Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões |
title_full |
Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões |
title_fullStr |
Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões |
title_full_unstemmed |
Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões |
title_sort |
Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões |
author |
Julio Cesar Virginio da Costa |
author_facet |
Julio Cesar Virginio da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudia Regina Fonseca Miguel S Ricci |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lana Mara de Castro Siman |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Elizeu Clementino de Souza |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Julio Emilio Diniz Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Julio Cesar Virginio da Costa |
contributor_str_mv |
Claudia Regina Fonseca Miguel S Ricci Lana Mara de Castro Siman Elizeu Clementino de Souza Julio Emilio Diniz Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Formação docente Estágio |
topic |
Ensino de história Formação docente Estágio Educação Professores Formação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Professores Formação |
description |
As experiências do Estágio Supervisionado, realizado por alunos do curso de História, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, constituem o objeto central desta pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário semi-estruturado, entrevistas semi-estruturadas, observação participante de aulas de Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, e análise de relatórios finais do estágio. O objetivo foi identificar, compreender e analisar os acontecimentos e as experiências dos futuros professores de História, quando realizaram o Estágio Supervisionado. Como os estagiários de História referem-se às suas experiências formativas, durante o período do Estágio Supervisionado? Quais relações eles estabelecem entre teoria (saber histórico, pedagógico) e a prática (experiência pedagógica) durante os Estágios? Qual é o significado desta experiência em sua formação acadêmica? Estas são algumas das questões que guiaram esta pesquisa. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T05:56:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T05:56:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JKCA/1/1000000655.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JKCA/2/1000000655.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79db090532344a2ee1507a4772139ba3 fb895ecc06c43c60824a3a7e6b31e04e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589408361807872 |