Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio Cesar Virginio da Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA
Resumo: As experiências do Estágio Supervisionado, realizado por alunos do curso de História, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, constituem o objeto central desta pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário semi-estruturado, entrevistas semi-estruturadas, observação participante de aulas de Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, e análise de relatórios finais do estágio. O objetivo foi identificar, compreender e analisar os acontecimentos e as experiências dos futuros professores de História, quando realizaram o Estágio Supervisionado. Como os estagiários de História referem-se às suas experiências formativas, durante o período do Estágio Supervisionado? Quais relações eles estabelecem entre teoria (saber histórico, pedagógico) e a prática (experiência pedagógica) durante os Estágios? Qual é o significado desta experiência em sua formação acadêmica? Estas são algumas das questões que guiaram esta pesquisa.
id UFMG_fb81ba8824644571ece30bc87c08bfaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85JKCA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Claudia Regina Fonseca Miguel S RicciLana Mara de Castro SimanElizeu Clementino de SouzaJulio Emilio Diniz PereiraJulio Cesar Virginio da Costa2019-08-10T05:56:19Z2019-08-10T05:56:19Z2007-09-24http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCAAs experiências do Estágio Supervisionado, realizado por alunos do curso de História, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, constituem o objeto central desta pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário semi-estruturado, entrevistas semi-estruturadas, observação participante de aulas de Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, e análise de relatórios finais do estágio. O objetivo foi identificar, compreender e analisar os acontecimentos e as experiências dos futuros professores de História, quando realizaram o Estágio Supervisionado. Como os estagiários de História referem-se às suas experiências formativas, durante o período do Estágio Supervisionado? Quais relações eles estabelecem entre teoria (saber histórico, pedagógico) e a prática (experiência pedagógica) durante os Estágios? Qual é o significado desta experiência em sua formação acadêmica? Estas são algumas das questões que guiaram esta pesquisa.History teacher students` supervised work (second semester of 2005/first semester of 2006) at Federal University of Minas Gerais (UFMG) is shown here and this research aimed to identify, understand and analyze the future History teachers` experiences: how did they perform? Which relationships did they establish between theory (historical, pedagogic knowledge) and practice (pedagogic experience)? These were some of the questions that guided this study. The data collection tools were: closed and opened questionaires; semi-structured interviews; attendance at the Teaching Practice classes as participants and observers; supervised work at teaching proficiency; analysis of the final reports on teaching proficiency.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoEnsino de históriaFormação docenteEstágioOs estágios na formação do professor de história: significados e reflexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000655.pdfapplication/pdf1779976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JKCA/1/1000000655.pdf79db090532344a2ee1507a4772139ba3MD51TEXT1000000655.pdf.txt1000000655.pdf.txtExtracted texttext/plain287322https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JKCA/2/1000000655.pdf.txtfb895ecc06c43c60824a3a7e6b31e04eMD521843/FAEC-85JKCA2019-11-14 10:18:47.2oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85JKCARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:18:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões
title Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões
spellingShingle Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões
Julio Cesar Virginio da Costa
Ensino de história
Formação docente
Estágio
Educação
Professores Formação
title_short Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões
title_full Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões
title_fullStr Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões
title_full_unstemmed Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões
title_sort Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões
author Julio Cesar Virginio da Costa
author_facet Julio Cesar Virginio da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudia Regina Fonseca Miguel S Ricci
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lana Mara de Castro Siman
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elizeu Clementino de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Julio Emilio Diniz Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio Cesar Virginio da Costa
contributor_str_mv Claudia Regina Fonseca Miguel S Ricci
Lana Mara de Castro Siman
Elizeu Clementino de Souza
Julio Emilio Diniz Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Formação docente
Estágio
topic Ensino de história
Formação docente
Estágio
Educação
Professores Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores Formação
description As experiências do Estágio Supervisionado, realizado por alunos do curso de História, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, constituem o objeto central desta pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário semi-estruturado, entrevistas semi-estruturadas, observação participante de aulas de Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, e análise de relatórios finais do estágio. O objetivo foi identificar, compreender e analisar os acontecimentos e as experiências dos futuros professores de História, quando realizaram o Estágio Supervisionado. Como os estagiários de História referem-se às suas experiências formativas, durante o período do Estágio Supervisionado? Quais relações eles estabelecem entre teoria (saber histórico, pedagógico) e a prática (experiência pedagógica) durante os Estágios? Qual é o significado desta experiência em sua formação acadêmica? Estas são algumas das questões que guiaram esta pesquisa.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T05:56:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T05:56:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JKCA/1/1000000655.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JKCA/2/1000000655.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 79db090532344a2ee1507a4772139ba3
fb895ecc06c43c60824a3a7e6b31e04e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589408361807872