Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rogério Anderson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sanches, Tiago Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6646
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
id UNIL_2b754435026ccb9f5896ea557d781e91
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6646
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de históriaEstágio Obrigatório; Formação docente; Educação Histórica; Didática da História; Professor Pesquisador.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História (RUSEN, 2001,2012), nas pesquisas da Educação Histórica (CAINELLI, RAMOS, CUNHA, 2016; SCHMIDT 2006) e nas reflexões sobre a teoria e prática na formação docente (PIMENTA, LIMA 2005/2006) este trabalho desenvolve um debate sobre o papel do estágio obrigatório no processo de formação de professores de história e suas contribuições para a prática docente. Para isso, foram analisados os documentos normativos, referentes ao tema, do curso de história licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), analisados os relatórios de estágio de alunos ingressos no curso nos anos de 2015 e 2016. Por fim, a partir de um questionário aplicado aos mesmos alunos egressos, foram consideradas as respostas sobre a contribuição do estágio obrigatório na sua prática profissional docente. Com uma análise qualitativa dos dados (GODOY, 1995) foi possível verificar a relevância do estágio na formação destes professores pesquisados e como esta etapa da formação pode contribuir para uma postura investigativa dos docentes em suas práticas em sala de aula.OrientaçãoSilva, Rogério AndersonSanches, Tiago Costa2022-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2674-7618https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6646Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
title Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
spellingShingle Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
Silva, Rogério Anderson
Estágio Obrigatório; Formação docente; Educação Histórica; Didática da História; Professor Pesquisador.
title_short Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
title_full Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
title_fullStr Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
title_full_unstemmed Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
title_sort Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
author Silva, Rogério Anderson
author_facet Silva, Rogério Anderson
Sanches, Tiago Costa
author_role author
author2 Sanches, Tiago Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rogério Anderson
Sanches, Tiago Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Obrigatório; Formação docente; Educação Histórica; Didática da História; Professor Pesquisador.
topic Estágio Obrigatório; Formação docente; Educação Histórica; Didática da História; Professor Pesquisador.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2674-7618
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6646
identifier_str_mv 2674-7618
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237316386816