Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6646 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
id |
UNIL_2b754435026ccb9f5896ea557d781e91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6646 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de históriaEstágio Obrigatório; Formação docente; Educação Histórica; Didática da História; Professor Pesquisador.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História (RUSEN, 2001,2012), nas pesquisas da Educação Histórica (CAINELLI, RAMOS, CUNHA, 2016; SCHMIDT 2006) e nas reflexões sobre a teoria e prática na formação docente (PIMENTA, LIMA 2005/2006) este trabalho desenvolve um debate sobre o papel do estágio obrigatório no processo de formação de professores de história e suas contribuições para a prática docente. Para isso, foram analisados os documentos normativos, referentes ao tema, do curso de história licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), analisados os relatórios de estágio de alunos ingressos no curso nos anos de 2015 e 2016. Por fim, a partir de um questionário aplicado aos mesmos alunos egressos, foram consideradas as respostas sobre a contribuição do estágio obrigatório na sua prática profissional docente. Com uma análise qualitativa dos dados (GODOY, 1995) foi possível verificar a relevância do estágio na formação destes professores pesquisados e como esta etapa da formação pode contribuir para uma postura investigativa dos docentes em suas práticas em sala de aula.OrientaçãoSilva, Rogério AndersonSanches, Tiago Costa2022-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2674-7618https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6646Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história |
title |
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história |
spellingShingle |
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história Silva, Rogério Anderson Estágio Obrigatório; Formação docente; Educação Histórica; Didática da História; Professor Pesquisador. |
title_short |
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história |
title_full |
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história |
title_fullStr |
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história |
title_full_unstemmed |
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história |
title_sort |
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história |
author |
Silva, Rogério Anderson |
author_facet |
Silva, Rogério Anderson Sanches, Tiago Costa |
author_role |
author |
author2 |
Sanches, Tiago Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rogério Anderson Sanches, Tiago Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Obrigatório; Formação docente; Educação Histórica; Didática da História; Professor Pesquisador. |
topic |
Estágio Obrigatório; Formação docente; Educação Histórica; Didática da História; Professor Pesquisador. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2674-7618 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6646 |
identifier_str_mv |
2674-7618 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285237316386816 |