A questão da norma culta e o ensino de língua padrão no curso de Letras: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7LTQKU |
Resumo: | Neste trabalho, objetivamos descrever e analisar o processo de formação de professores de Língua Portuguesa na atualidade, tomando como base informações fornecidas por professores de instituições com licenciatura em Letras e graduandos em processo de conclusão do curso. Nessa perspectiva, procuramos investigar os aspectos que envolvem o ensino-aprendizagem de língua materna no curso de Letras, sobretudo a norma culta e a língua padrão, bem como suas implicações no processo de ensino pós-universitário. Apresentamos um panorama geral sobre a formação docente, os objetivos pretendidos neste trabalho e a fundamentação teórica, tendo como base os pressupostos dointeracionismo sócio-discursivo de Bronckart (1999) e as concepções sociocognitivointeracionais de Bakhtin (1995). Ao traçar o perfil e o papel do professor de Língua Portuguesa enquanto mediador nos processos de ensino-aprendizagem, apresentamos a metodologia utilizada e a análise dos dados. Os resultados da análise empreendidaretomam o escopo do processo de formação docente e comprovam a hipótese de que não tem sido dada uma efetiva atenção aos aspectos que dizem respeito ao ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa no curso de Letras, sobretudo a língua padrão, fator que vem interferindo no fazer docente do profissional recém-formado. |
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Luiz Carlos de Assis RochaJuliana Alves AssisMaria Beatriz Nascimento DecatClemeson Campos da Cunha2019-08-12T05:16:06Z2019-08-12T05:16:06Z2008-09-10http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7LTQKUNeste trabalho, objetivamos descrever e analisar o processo de formação de professores de Língua Portuguesa na atualidade, tomando como base informações fornecidas por professores de instituições com licenciatura em Letras e graduandos em processo de conclusão do curso. Nessa perspectiva, procuramos investigar os aspectos que envolvem o ensino-aprendizagem de língua materna no curso de Letras, sobretudo a norma culta e a língua padrão, bem como suas implicações no processo de ensino pós-universitário. Apresentamos um panorama geral sobre a formação docente, os objetivos pretendidos neste trabalho e a fundamentação teórica, tendo como base os pressupostos dointeracionismo sócio-discursivo de Bronckart (1999) e as concepções sociocognitivointeracionais de Bakhtin (1995). Ao traçar o perfil e o papel do professor de Língua Portuguesa enquanto mediador nos processos de ensino-aprendizagem, apresentamos a metodologia utilizada e a análise dos dados. Os resultados da análise empreendidaretomam o escopo do processo de formação docente e comprovam a hipótese de que não tem sido dada uma efetiva atenção aos aspectos que dizem respeito ao ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa no curso de Letras, sobretudo a língua padrão, fator que vem interferindo no fazer docente do profissional recém-formado.In this paper, we aim to describe and to analyze the Portuguese Language teachers formation process, nowadays, taking as base information supplied by teachers of institutions with degree in Letters course and graduates in process of conclusion of this course. In this perspective, we investigate the aspects that involve the teaching-learning of mother language in the Letters course, specially the standard language and standard grammar, as well as their implications in the teaching process after university. Initially, we present a general view about the educational formation, and the objectives intended inthis paper. Afterwards, we present the theoretical bases that have as base the presuppositions of the socio-discursive interaction of Bronckart (1999) and the sociocognitive-interactional conceptions of Bakhtin (1995). After we trace the teachers profile and the Portuguese Language teachers function while mediator in the teachinglearningprocesses, we present the used methodology and the analysis of the data. The results retake the scope of the process of educational formation, proving the hypothesis that an effective attention has not been given in the aspects that concern the teachinglearning of the Portuguese Language in the Letter course, specially the standard grammar,factor that is interfering in the educational construction of the recently-formed professional.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaLíngua portuguesa Estudo e ensinoProfessores de português FormaçãoLingua materna Estudo e ensinoLingüísticaFormação docenteEnsino-aprendizagemLínguaA questão da norma culta e o ensino de língua padrão no curso de Letras: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1149m.pdfapplication/pdf1941328https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-7LTQKU/1/1149m.pdf6684ad8a69a384891ca91e05ba0da44cMD51TEXT1149m.pdf.txt1149m.pdf.txtExtracted texttext/plain514680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-7LTQKU/2/1149m.pdf.txtcc86223f4a20f9cce74dadf6a1a18b32MD521843/ALDR-7LTQKU2019-11-14 08:13:20.176oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-7LTQKURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:13:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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