A questão da norma culta e o ensino de língua padrão no curso de Letras: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemeson Campos da Cunha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7LTQKU
Resumo: Neste trabalho, objetivamos descrever e analisar o processo de formação de professores de Língua Portuguesa na atualidade, tomando como base informações fornecidas por professores de instituições com licenciatura em Letras e graduandos em processo de conclusão do curso. Nessa perspectiva, procuramos investigar os aspectos que envolvem o ensino-aprendizagem de língua materna no curso de Letras, sobretudo a norma culta e a língua padrão, bem como suas implicações no processo de ensino pós-universitário. Apresentamos um panorama geral sobre a formação docente, os objetivos pretendidos neste trabalho e a fundamentação teórica, tendo como base os pressupostos dointeracionismo sócio-discursivo de Bronckart (1999) e as concepções sociocognitivointeracionais de Bakhtin (1995). Ao traçar o perfil e o papel do professor de Língua Portuguesa enquanto mediador nos processos de ensino-aprendizagem, apresentamos a metodologia utilizada e a análise dos dados. Os resultados da análise empreendidaretomam o escopo do processo de formação docente e comprovam a hipótese de que não tem sido dada uma efetiva atenção aos aspectos que dizem respeito ao ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa no curso de Letras, sobretudo a língua padrão, fator que vem interferindo no fazer docente do profissional recém-formado.
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