Práticas de numeramento como práticas discursivas: desdobramentos dos estudos do letramento na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi, Ruana Priscila da Silva Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.47249/rba2023765
http://hdl.handle.net/1843/76948
https://orcid.org/0000-0002-5702-7189
https://orcid.org/0000-0001-5340-1308
https://orcid.org/0000-0002-1110-1662
Resumo: The purpose of this text is to discuss how Brazilian studies operating with the concept of numeracy assume themselves as developments of the analytical and pedagogical perspective that Magda Soares confers on the concept of literacy. These studies focus on people with little or no schooling or social groups that have recently entered the Brazilian educational project appropriating discursive practices of hegemonic mathematics and, in this appropriation, showing their estrangement from school knowledge and rites. The studies’ theoretical basis, their methodological options, their analytical paths and indications for the pedagogical practices highlight the contributions of Magda’s conceptual elaborations and didactic proposals and the marks of her political commitment with the democratization and the quality of Education. Also reflecting the methodological contributions of the researcher Magda Soares, the discussion proposed here is confronted with three numeracy events, in which elderly literacy students, a child in a non-school context and indigenous teachers in training, leading mathematical practices, appropriate literacy practices.
id UFMG_fc7969d816ae0513785840ed850a339c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/76948
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Práticas de numeramento como práticas discursivas: desdobramentos dos estudos do letramento na educação matemáticaNumeracy practices as discursive practices: developments of literacy studies in mathematics educationConceito de letramentoApropriação de práticas de numeramentoPráticas matemáticas como práticas discursivasMagda SoaresLetramentoMatemática - Estudo e ensinoEducaçãoThe purpose of this text is to discuss how Brazilian studies operating with the concept of numeracy assume themselves as developments of the analytical and pedagogical perspective that Magda Soares confers on the concept of literacy. These studies focus on people with little or no schooling or social groups that have recently entered the Brazilian educational project appropriating discursive practices of hegemonic mathematics and, in this appropriation, showing their estrangement from school knowledge and rites. The studies’ theoretical basis, their methodological options, their analytical paths and indications for the pedagogical practices highlight the contributions of Magda’s conceptual elaborations and didactic proposals and the marks of her political commitment with the democratization and the quality of Education. Also reflecting the methodological contributions of the researcher Magda Soares, the discussion proposed here is confronted with three numeracy events, in which elderly literacy students, a child in a non-school context and indigenous teachers in training, leading mathematical practices, appropriate literacy practices.Este texto tem como objetivo discutir como os estudos que operam com o conceito de numeramento no Brasil se assumem como desdobramentos da perspectiva analítica e pedagógica que Magda Soares confere ao conceito de letramento. Esses estudos focalizam pessoas pouco ou não escolarizadas ou grupos sociais de inserção recente no projeto educacional brasileiro apropriando-se de práticas discursivas da matemática hegemônica e, nessa apropriação, demarcando seu estranhamento com conhecimentos e ritos escolares. Destacam-se na base teórica dos estudos, nas opções metodológicas, nos caminhos analíticos e nas indicações para as práticas pedagógicas, as contribuições das elaborações conceituais e das propostas didáticas de Magda e a marca de seu compromisso político com a democratização e a qualidade da Educação. Refletindo também as contribuições metodológicas da pesquisadora Magda Soares, a discussão aqui proposta é confrontada com três eventos de numeramento, em que mulheres idosas alfabetizandas na EJA, uma criança num contexto não escolar e professores indígenas em formação, protagonizando práticas matemáticas, apropriam-se de práticas de letramento.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUUFMG2024-09-26T23:47:21Z2024-09-26T23:47:21Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.47249/rba20237652446-8584http://hdl.handle.net/1843/76948https://orcid.org/0000-0002-5702-7189https://orcid.org/0000-0001-5340-1308https://orcid.org/0000-0002-1110-1662porRevista Brasileira De AlfabetizaçãoMaria da Conceição Ferreira Reis FonsecaFlávia Cristina Duarte Pôssas GrossiRuana Priscila da Silva Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-09-27T00:33:16Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/76948Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-09-27T00:33:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de numeramento como práticas discursivas: desdobramentos dos estudos do letramento na educação matemática
Numeracy practices as discursive practices: developments of literacy studies in mathematics education
title Práticas de numeramento como práticas discursivas: desdobramentos dos estudos do letramento na educação matemática
spellingShingle Práticas de numeramento como práticas discursivas: desdobramentos dos estudos do letramento na educação matemática
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Conceito de letramento
Apropriação de práticas de numeramento
Práticas matemáticas como práticas discursivas
Magda Soares
Letramento
Matemática - Estudo e ensino
Educação
title_short Práticas de numeramento como práticas discursivas: desdobramentos dos estudos do letramento na educação matemática
title_full Práticas de numeramento como práticas discursivas: desdobramentos dos estudos do letramento na educação matemática
title_fullStr Práticas de numeramento como práticas discursivas: desdobramentos dos estudos do letramento na educação matemática
title_full_unstemmed Práticas de numeramento como práticas discursivas: desdobramentos dos estudos do letramento na educação matemática
title_sort Práticas de numeramento como práticas discursivas: desdobramentos dos estudos do letramento na educação matemática
author Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
author_facet Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi
Ruana Priscila da Silva Brito
author_role author
author2 Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi
Ruana Priscila da Silva Brito
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi
Ruana Priscila da Silva Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito de letramento
Apropriação de práticas de numeramento
Práticas matemáticas como práticas discursivas
Magda Soares
Letramento
Matemática - Estudo e ensino
Educação
topic Conceito de letramento
Apropriação de práticas de numeramento
Práticas matemáticas como práticas discursivas
Magda Soares
Letramento
Matemática - Estudo e ensino
Educação
description The purpose of this text is to discuss how Brazilian studies operating with the concept of numeracy assume themselves as developments of the analytical and pedagogical perspective that Magda Soares confers on the concept of literacy. These studies focus on people with little or no schooling or social groups that have recently entered the Brazilian educational project appropriating discursive practices of hegemonic mathematics and, in this appropriation, showing their estrangement from school knowledge and rites. The studies’ theoretical basis, their methodological options, their analytical paths and indications for the pedagogical practices highlight the contributions of Magda’s conceptual elaborations and didactic proposals and the marks of her political commitment with the democratization and the quality of Education. Also reflecting the methodological contributions of the researcher Magda Soares, the discussion proposed here is confronted with three numeracy events, in which elderly literacy students, a child in a non-school context and indigenous teachers in training, leading mathematical practices, appropriate literacy practices.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-09-26T23:47:21Z
2024-09-26T23:47:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.47249/rba2023765
2446-8584
http://hdl.handle.net/1843/76948
https://orcid.org/0000-0002-5702-7189
https://orcid.org/0000-0001-5340-1308
https://orcid.org/0000-0002-1110-1662
url https://doi.org/10.47249/rba2023765
http://hdl.handle.net/1843/76948
https://orcid.org/0000-0002-5702-7189
https://orcid.org/0000-0001-5340-1308
https://orcid.org/0000-0002-1110-1662
identifier_str_mv 2446-8584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira De Alfabetização
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829669091049472