A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2BKZH |
Resumo: | Em busca de se investir na a formação de leitores literários no Ensino Fundamental, o presente trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica em que se propôs leitura e produção de poesias visuais. Com o objetivo de contribuir para a formação literária dos estudantes e de promover o desenvolvimento de capacidades e de competências necessárias para uma leitura proficiente de poesia visual, além de munir os alunos de conhecimentos, estratégias e instrumentos suficientes para a produção desse gênero, nossa proposta buscou oportunizar experiências literárias com foco na produção de poesia visual, a partir de ferramentas digitais. O estudo proposto, de natureza qualitativa, fundamenta-se na pesquisa-ação, desenvolvida com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Este trabalho envolveu a aplicação de uma sequência didática que visou à leitura de poesias visuais, oficinas com experimentações e, por fim, a produção de uma poesia visual experimental, por meio do uso de aplicativos de celular ou programas de computador. Foram valorizadas as experiências e as sensações despertadas pela recepção das poesias apresentadas e investiu-se no aprimoramento dos letramentos literário e digital dos alunos que finalizam o Ensino Fundamental. Por meio desta proposta de intervenção constatou-se que é possível capacitar os alunos para a leitura e a produção de poemas visuais e despertar o gosto e o interesse por esse gênero, em especial com o uso de ferramentas digitais. |
id |
UFMG_fc8b6d6f8533b91083894265f0ee8938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B2BKZH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Regina Lucia Peret Dell IsolaLuiz Antônio dos PrazeresJoão Alves Rocha NetoJulio Cesar VitorinoLiliane Francisca Batista2019-08-11T16:41:15Z2019-08-11T16:41:15Z2018-02-16http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2BKZHEm busca de se investir na a formação de leitores literários no Ensino Fundamental, o presente trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica em que se propôs leitura e produção de poesias visuais. Com o objetivo de contribuir para a formação literária dos estudantes e de promover o desenvolvimento de capacidades e de competências necessárias para uma leitura proficiente de poesia visual, além de munir os alunos de conhecimentos, estratégias e instrumentos suficientes para a produção desse gênero, nossa proposta buscou oportunizar experiências literárias com foco na produção de poesia visual, a partir de ferramentas digitais. O estudo proposto, de natureza qualitativa, fundamenta-se na pesquisa-ação, desenvolvida com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Este trabalho envolveu a aplicação de uma sequência didática que visou à leitura de poesias visuais, oficinas com experimentações e, por fim, a produção de uma poesia visual experimental, por meio do uso de aplicativos de celular ou programas de computador. Foram valorizadas as experiências e as sensações despertadas pela recepção das poesias apresentadas e investiu-se no aprimoramento dos letramentos literário e digital dos alunos que finalizam o Ensino Fundamental. Por meio desta proposta de intervenção constatou-se que é possível capacitar os alunos para a leitura e a produção de poemas visuais e despertar o gosto e o interesse por esse gênero, em especial com o uso de ferramentas digitais.Looking for investing in shaping literary readers in Elementary School, this work consists in a proposal of pedagogical intervention where it was suggested the reading and production of visual poetry. With the object of contributing to the students' literary formation and promote the development of their capabilities and expertise for a proficient visual poetry reading and supplying the students with enough knowledge, strategies, and instruments for a production of this kind, our proposal sought to provide literary experiences focusing in the production of visual poetry with digital assets. This qualitative study is based upon the research-action approach and was developed with 9th-grade elementary students in a school in Belo Horizonte, Brazil. This project consisted of the application of an educational sequence focused on the visual poetry reading, experimental workshops, and the production of a visual poetry piece through mobile applications and computer software. The experiences and feelings incited by the produced pieces were analyzed and valued during this project, as well as the improvement of the students' written and digital literacy who were about to finish the Elementary School. Through this project, it was verified that it is possible to successfully prepare students for visual poetry reading and production, and engage their interest in the genre, especially through the use of digital tools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraLinguagem poéticaLetramentoGêneros textuaisLetramento digitalLetramento Literário e DigitalPoesia VisuaLeitura LiteráriaA poesia visual pede ( espaço ) na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdfapplication/pdf3228868https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B2BKZH/1/disserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf257318e816405ad39059577e8f1549e9MD51TEXTdisserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf.txtdisserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf.txtExtracted texttext/plain217750https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B2BKZH/2/disserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf.txtb7c1e8a339116293e3c5baa0b7825515MD521843/LETR-B2BKZH2019-11-14 11:42:50.476oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B2BKZHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:42:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula |
title |
A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula |
spellingShingle |
A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula Liliane Francisca Batista Letramento Literário e Digital Poesia Visua Leitura Literária Leitura Linguagem poética Letramento Gêneros textuais Letramento digital |
title_short |
A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula |
title_full |
A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula |
title_fullStr |
A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula |
title_full_unstemmed |
A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula |
title_sort |
A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula |
author |
Liliane Francisca Batista |
author_facet |
Liliane Francisca Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Regina Lucia Peret Dell Isola |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luiz Antônio dos Prazeres |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
João Alves Rocha Neto |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Julio Cesar Vitorino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liliane Francisca Batista |
contributor_str_mv |
Regina Lucia Peret Dell Isola Luiz Antônio dos Prazeres João Alves Rocha Neto Julio Cesar Vitorino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Literário e Digital Poesia Visua Leitura Literária |
topic |
Letramento Literário e Digital Poesia Visua Leitura Literária Leitura Linguagem poética Letramento Gêneros textuais Letramento digital |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura Linguagem poética Letramento Gêneros textuais Letramento digital |
description |
Em busca de se investir na a formação de leitores literários no Ensino Fundamental, o presente trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica em que se propôs leitura e produção de poesias visuais. Com o objetivo de contribuir para a formação literária dos estudantes e de promover o desenvolvimento de capacidades e de competências necessárias para uma leitura proficiente de poesia visual, além de munir os alunos de conhecimentos, estratégias e instrumentos suficientes para a produção desse gênero, nossa proposta buscou oportunizar experiências literárias com foco na produção de poesia visual, a partir de ferramentas digitais. O estudo proposto, de natureza qualitativa, fundamenta-se na pesquisa-ação, desenvolvida com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Este trabalho envolveu a aplicação de uma sequência didática que visou à leitura de poesias visuais, oficinas com experimentações e, por fim, a produção de uma poesia visual experimental, por meio do uso de aplicativos de celular ou programas de computador. Foram valorizadas as experiências e as sensações despertadas pela recepção das poesias apresentadas e investiu-se no aprimoramento dos letramentos literário e digital dos alunos que finalizam o Ensino Fundamental. Por meio desta proposta de intervenção constatou-se que é possível capacitar os alunos para a leitura e a produção de poemas visuais e despertar o gosto e o interesse por esse gênero, em especial com o uso de ferramentas digitais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T16:41:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T16:41:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2BKZH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2BKZH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B2BKZH/1/disserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B2BKZH/2/disserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
257318e816405ad39059577e8f1549e9 b7c1e8a339116293e3c5baa0b7825515 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589478966624256 |