A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liliane Francisca Batista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2BKZH
Resumo: Em busca de se investir na a formação de leitores literários no Ensino Fundamental, o presente trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica em que se propôs leitura e produção de poesias visuais. Com o objetivo de contribuir para a formação literária dos estudantes e de promover o desenvolvimento de capacidades e de competências necessárias para uma leitura proficiente de poesia visual, além de munir os alunos de conhecimentos, estratégias e instrumentos suficientes para a produção desse gênero, nossa proposta buscou oportunizar experiências literárias com foco na produção de poesia visual, a partir de ferramentas digitais. O estudo proposto, de natureza qualitativa, fundamenta-se na pesquisa-ação, desenvolvida com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Este trabalho envolveu a aplicação de uma sequência didática que visou à leitura de poesias visuais, oficinas com experimentações e, por fim, a produção de uma poesia visual experimental, por meio do uso de aplicativos de celular ou programas de computador. Foram valorizadas as experiências e as sensações despertadas pela recepção das poesias apresentadas e investiu-se no aprimoramento dos letramentos literário e digital dos alunos que finalizam o Ensino Fundamental. Por meio desta proposta de intervenção constatou-se que é possível capacitar os alunos para a leitura e a produção de poemas visuais e despertar o gosto e o interesse por esse gênero, em especial com o uso de ferramentas digitais.
id UFMG_fc8b6d6f8533b91083894265f0ee8938
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B2BKZH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Regina Lucia Peret Dell IsolaLuiz Antônio dos PrazeresJoão Alves Rocha NetoJulio Cesar VitorinoLiliane Francisca Batista2019-08-11T16:41:15Z2019-08-11T16:41:15Z2018-02-16http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2BKZHEm busca de se investir na a formação de leitores literários no Ensino Fundamental, o presente trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica em que se propôs leitura e produção de poesias visuais. Com o objetivo de contribuir para a formação literária dos estudantes e de promover o desenvolvimento de capacidades e de competências necessárias para uma leitura proficiente de poesia visual, além de munir os alunos de conhecimentos, estratégias e instrumentos suficientes para a produção desse gênero, nossa proposta buscou oportunizar experiências literárias com foco na produção de poesia visual, a partir de ferramentas digitais. O estudo proposto, de natureza qualitativa, fundamenta-se na pesquisa-ação, desenvolvida com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Este trabalho envolveu a aplicação de uma sequência didática que visou à leitura de poesias visuais, oficinas com experimentações e, por fim, a produção de uma poesia visual experimental, por meio do uso de aplicativos de celular ou programas de computador. Foram valorizadas as experiências e as sensações despertadas pela recepção das poesias apresentadas e investiu-se no aprimoramento dos letramentos literário e digital dos alunos que finalizam o Ensino Fundamental. Por meio desta proposta de intervenção constatou-se que é possível capacitar os alunos para a leitura e a produção de poemas visuais e despertar o gosto e o interesse por esse gênero, em especial com o uso de ferramentas digitais.Looking for investing in shaping literary readers in Elementary School, this work consists in a proposal of pedagogical intervention where it was suggested the reading and production of visual poetry. With the object of contributing to the students' literary formation and promote the development of their capabilities and expertise for a proficient visual poetry reading and supplying the students with enough knowledge, strategies, and instruments for a production of this kind, our proposal sought to provide literary experiences focusing in the production of visual poetry with digital assets. This qualitative study is based upon the research-action approach and was developed with 9th-grade elementary students in a school in Belo Horizonte, Brazil. This project consisted of the application of an educational sequence focused on the visual poetry reading, experimental workshops, and the production of a visual poetry piece through mobile applications and computer software. The experiences and feelings incited by the produced pieces were analyzed and valued during this project, as well as the improvement of the students' written and digital literacy who were about to finish the Elementary School. Through this project, it was verified that it is possible to successfully prepare students for visual poetry reading and production, and engage their interest in the genre, especially through the use of digital tools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraLinguagem poéticaLetramentoGêneros textuaisLetramento digitalLetramento Literário e DigitalPoesia VisuaLeitura LiteráriaA poesia visual pede ( espaço ) na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdfapplication/pdf3228868https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B2BKZH/1/disserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf257318e816405ad39059577e8f1549e9MD51TEXTdisserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf.txtdisserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf.txtExtracted texttext/plain217750https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B2BKZH/2/disserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf.txtb7c1e8a339116293e3c5baa0b7825515MD521843/LETR-B2BKZH2019-11-14 11:42:50.476oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B2BKZHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:42:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
title A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
spellingShingle A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
Liliane Francisca Batista
Letramento Literário e Digital
Poesia Visua
Leitura Literária
Leitura
Linguagem poética
Letramento
Gêneros textuais
Letramento digital
title_short A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
title_full A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
title_fullStr A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
title_full_unstemmed A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
title_sort A poesia visual pede ( espaço ) na sala de aula
author Liliane Francisca Batista
author_facet Liliane Francisca Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Lucia Peret Dell Isola
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Antônio dos Prazeres
dc.contributor.referee2.fl_str_mv João Alves Rocha Neto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Julio Cesar Vitorino
dc.contributor.author.fl_str_mv Liliane Francisca Batista
contributor_str_mv Regina Lucia Peret Dell Isola
Luiz Antônio dos Prazeres
João Alves Rocha Neto
Julio Cesar Vitorino
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Literário e Digital
Poesia Visua
Leitura Literária
topic Letramento Literário e Digital
Poesia Visua
Leitura Literária
Leitura
Linguagem poética
Letramento
Gêneros textuais
Letramento digital
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Linguagem poética
Letramento
Gêneros textuais
Letramento digital
description Em busca de se investir na a formação de leitores literários no Ensino Fundamental, o presente trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica em que se propôs leitura e produção de poesias visuais. Com o objetivo de contribuir para a formação literária dos estudantes e de promover o desenvolvimento de capacidades e de competências necessárias para uma leitura proficiente de poesia visual, além de munir os alunos de conhecimentos, estratégias e instrumentos suficientes para a produção desse gênero, nossa proposta buscou oportunizar experiências literárias com foco na produção de poesia visual, a partir de ferramentas digitais. O estudo proposto, de natureza qualitativa, fundamenta-se na pesquisa-ação, desenvolvida com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Este trabalho envolveu a aplicação de uma sequência didática que visou à leitura de poesias visuais, oficinas com experimentações e, por fim, a produção de uma poesia visual experimental, por meio do uso de aplicativos de celular ou programas de computador. Foram valorizadas as experiências e as sensações despertadas pela recepção das poesias apresentadas e investiu-se no aprimoramento dos letramentos literário e digital dos alunos que finalizam o Ensino Fundamental. Por meio desta proposta de intervenção constatou-se que é possível capacitar os alunos para a leitura e a produção de poemas visuais e despertar o gosto e o interesse por esse gênero, em especial com o uso de ferramentas digitais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T16:41:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T16:41:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2BKZH
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2BKZH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B2BKZH/1/disserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B2BKZH/2/disserta__o_a_poesia_visual_pede_espa_o_na_sala_de_aula.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 257318e816405ad39059577e8f1549e9
b7c1e8a339116293e3c5baa0b7825515
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589478966624256