Efeito da combinação de diferentes estruturas de prática na aquisição de habilidades motoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/KMCG-8KURNQ |
Resumo: | A prática tem sido estruturada de forma constante, em blocos, seriada e aleatória (SCHMIDT; WRISBERG, 2001). Tem sido proposta a Superioridade da prática variada sobre a prática constante bem como da prática aleatória e seriada sobre a prática em blocos. Recentemente, observou-se a importância da prática constante na formação de uma estrutura do movimento, especialmente no início da aprendizagem. O presente estudo investigou a combinação dos diferentes regimes de prática (constante, blocos e aleatório) na aquisição de habilidades motoras. A amostra foi distribuída em seis grupos (n=13): CBA (constante-blocos-aleatório), CAB constante-aleatório-blocos), BCA (blocos-constante-aleatório), BAC (blocos-aleatório-constante), ACB (aleatório-constante-blocos) e ABC (aleatório-blocos-constante). O experimento foi dividido em aquisição e testes. Na fase de aquisição a tarefa foi pressionar teclas em uma sequência (2, 8, 6, 4) com o dedo indicador da mão direita, com tempo relativo (22,2%, 44,4% e 33,3%) e do tempo total (700, 900 e 1100 ms.) estabelecidos conforme o delineamento experimental. Os resultados sugeriram tendência de superioridade do grupo CBA nas medidas de erro relativo e variabilidade de erro relativo, uma vez que apenas este grupo apresentou redução nestas medidas do primeiro para o último bloco da fase de aquisição e manutenção deste desempenho nos testes |
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Rodolfo Novellino BendaCássio de Miranda Meira JuniorHerbert UgrinowitschMarcelo da Silva Januario2019-08-13T04:41:56Z2019-08-13T04:41:56Z2011-03-25http://hdl.handle.net/1843/KMCG-8KURNQA prática tem sido estruturada de forma constante, em blocos, seriada e aleatória (SCHMIDT; WRISBERG, 2001). Tem sido proposta a Superioridade da prática variada sobre a prática constante bem como da prática aleatória e seriada sobre a prática em blocos. Recentemente, observou-se a importância da prática constante na formação de uma estrutura do movimento, especialmente no início da aprendizagem. O presente estudo investigou a combinação dos diferentes regimes de prática (constante, blocos e aleatório) na aquisição de habilidades motoras. A amostra foi distribuída em seis grupos (n=13): CBA (constante-blocos-aleatório), CAB constante-aleatório-blocos), BCA (blocos-constante-aleatório), BAC (blocos-aleatório-constante), ACB (aleatório-constante-blocos) e ABC (aleatório-blocos-constante). O experimento foi dividido em aquisição e testes. Na fase de aquisição a tarefa foi pressionar teclas em uma sequência (2, 8, 6, 4) com o dedo indicador da mão direita, com tempo relativo (22,2%, 44,4% e 33,3%) e do tempo total (700, 900 e 1100 ms.) estabelecidos conforme o delineamento experimental. Os resultados sugeriram tendência de superioridade do grupo CBA nas medidas de erro relativo e variabilidade de erro relativo, uma vez que apenas este grupo apresentou redução nestas medidas do primeiro para o último bloco da fase de aquisição e manutenção deste desempenho nos testesPractice has been performed in constant, blocked, serial, and randomschedules (SCHMIDT; WRISBERG, 2001). A superiority of varied practice over constant practice has been suggested, as well as a superiority of random and serial practice over blocked practice. It has recently been observed the importance of constant practice on the formation of a movement structure, especially at the beginning of motor learning. The present study investigated the combination of different practice schedules (constant, blocked and random) on motor skills acquisition. The sample was distributed into six groups (n=13): CBA (constant-blocked-random), CAB (constant-random-blocked), BCA (blocked, constant, random), BAC (blocked-random-constant), ACB (random-constantblocked) and ABC (random-blocked-constant). The experiment was divided in acquisition and tests. The task in the acquisition phase was to press keys in agiven sequence (2, 8, 6, 4) with the index finger of the right hand, with relative timing (22,2%, 44,4% e 33,3%) and absolute timing (700, 900 e 1100 ms), that was set up according to the experimental design. The results suggested a tendency of superiority of the CBA group in the measures of relative error and variability of relative error, seeing that only this group showed a decrease in these measures from the first to the last block of the acquisition phase and the maintenance of this performance in the tests.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEsportes Treinamento técnicoAprendizagem motoraEducação físicaEstrutura de Prática Combinação de prática Estrutura demovimentoEfeito da combinação de diferentes estruturas de prática na aquisição de habilidades motorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarcelo_pdf.pdfapplication/pdf2297897https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-8KURNQ/1/marcelo_pdf.pdf539693b162b10655b3a96d613c7ea033MD51TEXTmarcelo_pdf.pdf.txtmarcelo_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain142243https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-8KURNQ/2/marcelo_pdf.pdf.txt2dcc1ef2fa907299ba9896f712771c22MD521843/KMCG-8KURNQ2019-11-14 21:12:55.19oai:repositorio.ufmg.br:1843/KMCG-8KURNQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:12:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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A prática tem sido estruturada de forma constante, em blocos, seriada e aleatória (SCHMIDT; WRISBERG, 2001). Tem sido proposta a Superioridade da prática variada sobre a prática constante bem como da prática aleatória e seriada sobre a prática em blocos. Recentemente, observou-se a importância da prática constante na formação de uma estrutura do movimento, especialmente no início da aprendizagem. O presente estudo investigou a combinação dos diferentes regimes de prática (constante, blocos e aleatório) na aquisição de habilidades motoras. A amostra foi distribuída em seis grupos (n=13): CBA (constante-blocos-aleatório), CAB constante-aleatório-blocos), BCA (blocos-constante-aleatório), BAC (blocos-aleatório-constante), ACB (aleatório-constante-blocos) e ABC (aleatório-blocos-constante). O experimento foi dividido em aquisição e testes. Na fase de aquisição a tarefa foi pressionar teclas em uma sequência (2, 8, 6, 4) com o dedo indicador da mão direita, com tempo relativo (22,2%, 44,4% e 33,3%) e do tempo total (700, 900 e 1100 ms.) estabelecidos conforme o delineamento experimental. Os resultados sugeriram tendência de superioridade do grupo CBA nas medidas de erro relativo e variabilidade de erro relativo, uma vez que apenas este grupo apresentou redução nestas medidas do primeiro para o último bloco da fase de aquisição e manutenção deste desempenho nos testes |
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