A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9JMKC
Resumo: A escrita inventada é uma ação que gera transformações no pensamento da criança na medida em que mobiliza a sua atenção para as pautas sonoras das palavras e para a forma como se pode registrá-las. A mediação do adulto no momento que a criança realiza a escrita inventada de palavras, ou seja, quando ela produz representações gráficas para palavras orais, usando letras conhecidas, potencializa os efeitos dessa ação no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O objetivo da presente investigação é caracterizar e analisar as estratégias de mediação pedagógica, nas produções escritas de crianças de cinco anos, que podem favorecer o processo de reflexão metalinguística implicado na aprendizagem inicial da língua escrita. Desenvolveuse o Programa Escrita Inventada, o qual é baseado em situações de produção colaborativa de escritas de palavras, nas quais as crianças são mobilizadas a explicar, argumentar, descrever suas ideias a respeito do sistema de escrita alfabética para chegar a um consenso sobre como se escrevem determinadas palavras. Para tal investigação, adotou-se a perspectiva da pesquisa deintervenção com análise qualitativa dos processos de interação ocorridos ao longo do programa de intervenção na escrita inventada das crianças. Estabeleceu-se diálogo com Alves Martins (1994), Alves Martins e Silva (1999), Ferreiro e Teberosky (1985), Morais (2004, 2012),Monteiro (2013, 2014a, 2014b), Soares (2016) e Vygotsky (1989, 2007), com o intuito de refletir sobre o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. O exame das interações ocorridas no grupo de trabalho com as crianças permitiu identificar dez categorias deintervenções, que se caracterizam a partir de funções específicas junto à elaboração das crianças. A análise dos comportamentos das crianças ao longo dos encontros do grupo e de suas produções escritas nas avaliações inicial e final sugerem que o Programa Escrita Inventada pode ter tido forte influência no processo de conceitualização das crianças
id UFMG_fe050abef1c1c6a8642470d2726d783a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B9JMKC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sara Mourao MonteiroLuciane Manera MagalhãesFrancisca Izabel Pereira MacielPaula Moreira Martins de Oliveira Lanza2019-08-14T15:26:04Z2019-08-14T15:26:04Z2018-10-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9JMKCA escrita inventada é uma ação que gera transformações no pensamento da criança na medida em que mobiliza a sua atenção para as pautas sonoras das palavras e para a forma como se pode registrá-las. A mediação do adulto no momento que a criança realiza a escrita inventada de palavras, ou seja, quando ela produz representações gráficas para palavras orais, usando letras conhecidas, potencializa os efeitos dessa ação no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O objetivo da presente investigação é caracterizar e analisar as estratégias de mediação pedagógica, nas produções escritas de crianças de cinco anos, que podem favorecer o processo de reflexão metalinguística implicado na aprendizagem inicial da língua escrita. Desenvolveuse o Programa Escrita Inventada, o qual é baseado em situações de produção colaborativa de escritas de palavras, nas quais as crianças são mobilizadas a explicar, argumentar, descrever suas ideias a respeito do sistema de escrita alfabética para chegar a um consenso sobre como se escrevem determinadas palavras. Para tal investigação, adotou-se a perspectiva da pesquisa deintervenção com análise qualitativa dos processos de interação ocorridos ao longo do programa de intervenção na escrita inventada das crianças. Estabeleceu-se diálogo com Alves Martins (1994), Alves Martins e Silva (1999), Ferreiro e Teberosky (1985), Morais (2004, 2012),Monteiro (2013, 2014a, 2014b), Soares (2016) e Vygotsky (1989, 2007), com o intuito de refletir sobre o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. O exame das interações ocorridas no grupo de trabalho com as crianças permitiu identificar dez categorias deintervenções, que se caracterizam a partir de funções específicas junto à elaboração das crianças. A análise dos comportamentos das crianças ao longo dos encontros do grupo e de suas produções escritas nas avaliações inicial e final sugerem que o Programa Escrita Inventada pode ter tido forte influência no processo de conceitualização das criançasInvented writing is an action that generates transformations in the childs thinking insofar as it draws attention to the sound patterns of words and the way in which they can be recorded. The mediation of the adult when the child performs the invented writing of words, that is, when he/she produces graphical representations for oral words, using known letters, potentiates the effects of this action in the development and learning of the children. The aim of the present investigation is to characterize and analyze pedagogical mediation strategies in the writtenproductions of five-year-old children, which may favor the process of metalinguistic reflection implied in the initial learning of the written language. The Invented Writing Program was developed based on situations of collaborative word-writing production, in which children aremobilized to explain, argue, describe their ideas about the alphabetical writing system to reach a consensus on how to write certain words. For this investigation, the perspective of intervention research with a qualitative analysis of the interaction processes that occurredduring the intervention program in the invented writing of the children was adopted. It was established a dialogue with Alves Martins (1994), Alves Martins and Silva (1999), Ferreiro and Teberosky (1985), Morais (2004, 2012), Monteiro (2013, 2014a, 2014b), Soares (2016) and Vygotsky (1989, 2007), in order to reflect on the process of acquisition of the alphabetical writing system. The analysis of the interactions that took place in the working group with the children allowed to identify ten categories of interventions, which are characterized from specific functions with the elaboration of the children. The analysis of childrens behaviors throughout the group meetings and their written productions in the initial and final evaluations suggest that the Invented Writing Program may have had a strong influence on conceptualization process of the childrenUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCrianças LinguagemEscrita Estudo e ensinoMediaçãoMetalinguagemEducaçãoAlfabetizaçãoCrianças EscritaEducação de criançasConscientização da linguagem nas criançasCrianças Escrita MetalinguagemEscrita inventadaMediaçãoReflexão metalinguísticaA mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpaula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdfapplication/pdf1376968https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9JMKC/1/paula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdfa9eb5c522437404c3c7de56a8c92a114MD51TEXTpaula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdf.txtpaula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdf.txtExtracted texttext/plain259632https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9JMKC/2/paula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdf.txt98c88bfec2d9d89f96ad4e877b3fe446MD521843/BUOS-B9JMKC2019-11-14 13:54:49.412oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B9JMKCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:54:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos
title A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos
spellingShingle A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos
Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza
Escrita inventada
Mediação
Reflexão metalinguística
Crianças Linguagem
Escrita Estudo e ensino
Mediação
Metalinguagem
Educação
Alfabetização
Crianças Escrita
Educação de crianças
Conscientização da linguagem nas crianças
Crianças Escrita Metalinguagem
title_short A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos
title_full A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos
title_fullStr A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos
title_full_unstemmed A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos
title_sort A mediação pedagógica na escrita inventada com crianças de cinco anos
author Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza
author_facet Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sara Mourao Monteiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luciane Manera Magalhães
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Moreira Martins de Oliveira Lanza
contributor_str_mv Sara Mourao Monteiro
Luciane Manera Magalhães
Francisca Izabel Pereira Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita inventada
Mediação
Reflexão metalinguística
topic Escrita inventada
Mediação
Reflexão metalinguística
Crianças Linguagem
Escrita Estudo e ensino
Mediação
Metalinguagem
Educação
Alfabetização
Crianças Escrita
Educação de crianças
Conscientização da linguagem nas crianças
Crianças Escrita Metalinguagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Crianças Linguagem
Escrita Estudo e ensino
Mediação
Metalinguagem
Educação
Alfabetização
Crianças Escrita
Educação de crianças
Conscientização da linguagem nas crianças
Crianças Escrita Metalinguagem
description A escrita inventada é uma ação que gera transformações no pensamento da criança na medida em que mobiliza a sua atenção para as pautas sonoras das palavras e para a forma como se pode registrá-las. A mediação do adulto no momento que a criança realiza a escrita inventada de palavras, ou seja, quando ela produz representações gráficas para palavras orais, usando letras conhecidas, potencializa os efeitos dessa ação no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. O objetivo da presente investigação é caracterizar e analisar as estratégias de mediação pedagógica, nas produções escritas de crianças de cinco anos, que podem favorecer o processo de reflexão metalinguística implicado na aprendizagem inicial da língua escrita. Desenvolveuse o Programa Escrita Inventada, o qual é baseado em situações de produção colaborativa de escritas de palavras, nas quais as crianças são mobilizadas a explicar, argumentar, descrever suas ideias a respeito do sistema de escrita alfabética para chegar a um consenso sobre como se escrevem determinadas palavras. Para tal investigação, adotou-se a perspectiva da pesquisa deintervenção com análise qualitativa dos processos de interação ocorridos ao longo do programa de intervenção na escrita inventada das crianças. Estabeleceu-se diálogo com Alves Martins (1994), Alves Martins e Silva (1999), Ferreiro e Teberosky (1985), Morais (2004, 2012),Monteiro (2013, 2014a, 2014b), Soares (2016) e Vygotsky (1989, 2007), com o intuito de refletir sobre o processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. O exame das interações ocorridas no grupo de trabalho com as crianças permitiu identificar dez categorias deintervenções, que se caracterizam a partir de funções específicas junto à elaboração das crianças. A análise dos comportamentos das crianças ao longo dos encontros do grupo e de suas produções escritas nas avaliações inicial e final sugerem que o Programa Escrita Inventada pode ter tido forte influência no processo de conceitualização das crianças
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T15:26:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T15:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9JMKC
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9JMKC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9JMKC/1/paula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9JMKC/2/paula___disserta__o___ufmg____final_8___7_12.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a9eb5c522437404c3c7de56a8c92a114
98c88bfec2d9d89f96ad4e877b3fe446
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589473883127808